Pessoal, gostaria de saber se o barulho de válvula batendo é característico dos motores boxer LC. Notei que quando o motor esta frio, o barulho é bem menor, mas depois de quente e muitos quilômetros, cheguei a ficar preocupado. Em algumas subidas íngremes o motor grilava(como minha antiga XL 250 r ). Na revisão dos 10 mil na Argentina questionei o mecânico sobre o barulho, o mesmo me disse que não podia fazer nada, e que a regulagem de válvulas seria na revisão do 20 mil. De resto a moto se portou muito bem, sem problema algum, vou ficar de olho. Na primeira parte da viagem estava acompanhado de duas 1200 com boxer ar, e seus motores eram muito mais silenciosos. Obrigado.
Sal, já houve realtos, aqui neste fórum, de casos em que as válvulas estavam desreguladas sim.
Levaram na cc, e os caras colocaram o padrão de calibração e constataram a desregulagem.
O processo todo é bem simples. Duro é convencer o mecanico da CC a fazer o procedimento.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Iceman Escreveu:Sal, já houve realtos, aqui neste fórum, de casos em que as válvulas estavam desreguladas sim.
Levaram na cc, e os caras colocaram o padrão de calibração e constataram a desregulagem.
O processo todo é bem simples. Duro é convencer o mecanico da CC a fazer o procedimento. 
Legal Ice, já estive na CC recentemente, fui mandar dar uma lavada na Mamute e aproveitei e reclamei da borracha da pedaleira traseira que se rompeu nesta ultima viagem. Resultado: me enrolaram e inventaram aquelas coisas absurdas, mal uso etc. Estou vendo que a BMW voltou a ficar ruim de novo. Então voltei lá e acertei com eles de mandar um e-mail com fotos para a BMW Brasil.
Quanto ao barulho de válvula, ainda não falei nada aqui no Brasil, pois a moto tem que estar bem quente para apresentar o "problema". Você acha que devo levar e insistir? A revisão das válvulas é com 20 mil, minha moto esta quase com 16 mil quilômetros.
Sal, ai depende de vc.
O quanto o barulho te incomoda e quanto tempo acha que vai levar para rodar os 4k que faltam.
Pela experiencia que temos com ccs, eu diria que é melhor evitar o stress e esperar a revisão dos 20k.
Mas ai fica de olho e deixe claro que TEM que fazer a regulagem, do contrário os caras relaxam...
PS: KARAIU Sal, vc pegou sua Mamutinho bem depois de mim, e a minha só completou 15k agora
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Iceman Escreveu:Sal, ai depende de vc.
O quanto o barulho te incomoda e quanto tempo acha que vai levar para rodar os 4k que faltam.
Pela experiencia que temos com ccs, eu diria que é melhor evitar o stress e esperar a revisão dos 20k.
Mas ai fica de olho e deixe claro que TEM que fazer a regulagem, do contrário os caras relaxam...
PS: KARAIU Sal, vc pegou sua Mamutinho bem depois de mim, e a minha só completou 15k agora 
kkkkk,são estas viagens longas, faz umas duas semanas que não quero ver motos, agora estou focando na recuperação do forevis rs .
Bem, voltando ao assunto, a única coisa que tenho receio é que essa desregulagem de válvula possa causar outro dano ao motor. Aqui no Brasil rodo pouco, e algumas vezes alterno viagens com a velha Sahara.Pra mim, que gosto de sossego, esperaria até a revisão dos 20 mil, mas sabe como é, esse não foi um brinquedo baratinho. Valeu.
Não creio que possa danificar o motor.
Se de tudo isso ocorrer e for constatado que o problema foi a desregulagem das válvulas, então estará coberto pela garantia.
Se estiver "encucado" vai na cc, pede para verificar e documenta o pedido.
Assim, se eles se negarem a fazer a verificação e der m... mais para frente, estará calçado com documentos, provando que você alertou para o problema.
Não é muito, mas melhor que nada.
Iceman Escreveu:Não creio que possa danificar o motor.
Se de tudo isso ocorrer e for constatado que o problema foi a desregulagem das válvulas, então estará coberto pela garantia.
Se estiver "encucado" vai na cc, pede para verificar e documenta o pedido.
Assim, se eles se negarem a fazer a verificação e der m... mais para frente, estará calçado com documentos, provando que você alertou para o problema.
Não é muito, mas melhor que nada. 
Legal Ice,acho que é melhor fazer isso,o seguro morreu de velho.
Sal, minha opinião: leva na CC, diz qual o sintoma e problema, com isso eles abrem uma OS. Se verificarem efetivamente e corrigiram, OK, resolvido. Se não, mesmo que digam que é " normal", pelo menos ficou um registro oficial, para a hipótese de no futuro ser algo grave. E quando fizer a revisao dos 20mil, fala novamente. Guarde esses documentos de OS e resposta deles. Bem, até onde eu sei (informação de mecânico Honda), a desregulagem de válvula não afeta o motor (exceto se houver estrangulamento), apenas incomoda e perde potência.
Luis Plein Escreveu:Sal, minha opinião: leva na CC, diz qual o sintoma e problema, com isso eles abrem uma OS. Se verificarem efetivamente e corrigiram, OK, resolvido. Se não, mesmo que digam que é " normal", pelo menos ficou um registro oficial, para a hipótese de no futuro ser algo grave. E quando fizer a revisao dos 20mil, fala novamente. Guarde esses documentos de OS e resposta deles. Bem, até onde eu sei (informação de mecânico Honda), a desregulagem de válvula não afeta o motor (exceto se houver estrangulamento), apenas incomoda e perde potência.
Perfeito Plein,acho que esse é o procedimento correto.Obrigado
Olá Sal...
As LC tem uma característica de dar uns estalos quando muito quente e um barulho característico da embreagem quando quente. Além disso, não possuem barulho algum como válvula batendo. Se a tua possuir algo, faça-os abrir e verificar os ajustes.
Estou saindo agora cedo para fazer a revisão dos 20 mil km em Cascavel-PR e farei abrir para ver as folgas das válvulas. Com 20 mil elas já devem apresentar alguma folga, mas nada de ocasionar barulhos.
Saudações
Marco
|