14-01-2021, 08:22
Gnegraes Escreveu:Corretíssimo.
E a razão é simples: o nível de óleo deve ser medido na temperatura de trabalho e não na temperatura ambiente.
O coeficiente de dilatação térmica volumétrica de óleos é grande e com uma diferença de temperatura de 25 graus C para 180 graus C há uma variação de volume considerável. Me lembro de ter publicado aqui o cálculo há uns tempos atrás, algo em torno de 20%, bastante significativo.
Tanto é que há esta recomendação explícita no manual do proprietário.
O manual manda fazer exatamente como o Reiner relatou.
Sigam o manual de fábrica, é tão simples.....
Quando respondí a esta mensagem, citei alguns dados de memória e que quero corrigir agora, já que resgatei a mensagem original.
- Os conceitos que citei estão corretos.
- A temperatura média do óleo no cárter é de cerca 120 graus C
- A variação de volume com um intervalo de 100 graus C é de 10% e que ainda assim é muito significativa, se se quer saber com alguma precisão o quanto de óleo se tem no motor.
O trabalho de fazer uma leitura correta ou a errada é o mesmo.
Faça da maneira certa.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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