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Nova Crossover da MV Agusta: Stradale 800
#1
Fonte:
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo...82883.html

Stradale 800: a nova crossover da MV Agusta
06 de Janeiro de 2015

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Roberto Brandão Filho

Apresentada durante o EICMA 2015, a nova MV Agusta Stradale 800 incorpora características de motos naked e touring em um só modelo, ou seja, mais um lançamento de duas rodas com o conceito crossover. Equipada com o mesmo motor de três cilindros das outras máquinas da família 800 da marca italiana – lê-se Brutale 800, Brutale Dragster 800, F3 e Rivale – o modelo traz, de fábrica, controle de tração, “quickshifter” eletrônico, freios ABS e múltiplos mapas de motor.

De acordo com a fábrica, a Stradale é uma releitura “estradeira” da Rivale 800, construída e projetada para viagens. Por isso, traz quadro especialmente projetado para ela, malas laterais de série com farol e setas integrado, curso de suspensão mais longo e tanque de combustível com 16 litros de capacidade. Tudo pensando para proporcionar uma pilotagem esportiva, com uma “pitada” de touring. Já disponível na Europa e custando 13.990 euros (cerca de R$ 45.500), a Stradale 800 é o primeiro modelo revelado após o anúncio de venda de 25% da MV Agusta para a Daimler AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz.

Muita eletrônica
Pesando apenas 52 kg, o motor de três cilindros em linha e 798 cm³ de capacidade é utilizado em todos os modelos da linha 800 da MV Agusta. No entanto, segundo a própria fabricante, para equipar a Stradale e se encaixar em sua proposta mais estradeira, recebeu alguns retoques. No novo modelo, o propulsor tem mais torque em baixos e médios regimes, é mais elástico, mas sem perder o poder de aceleração e a velocidade final.

Por falar em entrega de potência, a Stradale 800 conta com quatro mapas de motor: Sport, Normal, Rain e Custom. O modo esportivo (“Sport”) libera os 115 cavalos de potência da motocicleta as 11.000 rpm com uma resposta imediata do acelerador eletrônico. Os modos “Normal” e “Rain” despejam 90 cavalos de potência, com a curva de torque que favorece baixos e médios regimes. Já o “Custom”, permite que o usuário personalize os controles eletrônicos de auxílio ao piloto: curva de torque (dois níveis); limite de rotações (“hard” ou “soft”); sensibilidade do acelerador (três níveis); freio motor (dois níveis); resposta do motor (dois níveis); e controle de tração (oito níveis e desligável).

Conta ainda com embreagem hidráulica, que facilita o acionamento do manete esquerdo e o engate do câmbio de seis marchas. Isso, quando necessário, já que a MV Agusta Stradale traz de série o “EAS quickshifter” (Eletronically Assisted Shift) , que permite que o piloto suba ou reduza a marcha sem utilizar a embreagem.

Assim como todas as suas máquinas de ponta, a MV Agusta equipou a Stradale 800 com o MVCIS (Motor&Vehicle Integrated Control System), que inclui, mapas de motor, freios ABS, acelerador eletrônico e quickshifter, e também o controle de tração desligável, de oito níveis.

Ciclística
Pensada para oferecer um melhor desempenho em viagens, a Stradale 800 traz quadro tubular de aço ALS com uma seção central com placas de alumínio fundido nas laterais. Baseada na Rivale 800, a Stradale recebeu “upgrades” no conjunto de suspensão. Um link especial liga o monoamortecedor traseiro totalmente ajustável, com 150 mm de curso, à balança, garantindo conforto em qualquer condição da estrada.
Na dianteira, também são 150 mm de curso do garfo dianteiro invertido Marzocchi com ajustes de compressão, retorno e pré-carga de mola. O sistema de freios, constituído por disco duplo dianteiro de 320 mm com pinça radial Brembo de quatro pistões e disco simples de 220 mm com pinça Brembo de dois pistões na traseira, é auxiliado pelo ABS com RLM (Rear Wheel Lift-Up Mitigation). Esta última função não permite que a roda traseira levante durante a frenagem.

O assento fica a 870 mm do solo, facilitando as manobras em baixa velocidade. Mais alto que no modelo Rivale, o guidão reduz o esforço dos braços do piloto, melhorando o conforto em longas viagens. Além disso, a Stradale conta com um para-brisa, que segundo a MV Agusta, pode ser ajustado sem a utilização de ferramentas.

Estradeira
Comparada a Rivale, modelo do qual é derivada, a Stradale recebeu alterações em sua geometria para oferecer maior conforto. Com um assento 10 mm mais baixo, a posição de pilotagem ficou menos esportiva. Ao ser equipada com “bolha” dianteira, aumentou o efeito aerodinâmico, melhorando a proteção do motociclista.

Por enquanto, a Stradale só pode ser encontrada nos mercados da Europa e América do Norte. Para o Brasil, não há previsões. No entanto, há esperanças, já que a Brutale 800, a F3 800 e a Rivale 800 já estão nas lojas da marca de todo o país.


Arquivo(s) anexado(s)
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Marcos Gnecchi
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#2
Podem me chamar de "do contra" mas não me apeteceu...:p

Talvez seja aquela questão "o que você espera da moto?". Eu espero que ela me leve onde eu quiser, e não me parece que essa chiquetona aí em cima vá fazer isso.

Não vejo essa "dondoca" chegando onde chegou com a minha criança abaixo...

.jpg   1.JPG (Tamanho: 607.8 KB / Downloads: 63)
(Caloi 10 > NX 350 Sahara > XT 660R> F800GS Adv. "...Sem saber que era impossível ele foi lá e fez..."Cool)
The world ain't all sunshine and rainbows. It's a very mean and nasty place and I don't care how tough you are it will beat you to your knees and keep you there permanently if you let it. You, me, or nobody is gonna hit as hard as life. But it ain't about how hard you hit. It's about how hard you can get hit and keep moving forward. How much you can take and keep moving forward. That's how winning is done! – “Rocky Balboa”
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#3
Quando li na matéria moto "crossover" .... me lembrou logo um EcoSport :p
Marcos Gnecchi
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#4
Do alto da minha ignorância eu definiria como "uma naked chique com bolha e alforjes caros". Acho que vou ser esculachado hehehe...Cool
(Caloi 10 > NX 350 Sahara > XT 660R> F800GS Adv. "...Sem saber que era impossível ele foi lá e fez..."Cool)
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#5
Regis Escreveu:Do alto da minha ignorância eu definiria como "uma naked chique com bolha e alforjes caros". Acho que vou ser esculachado hehehe...Cool

Naked chique com lift de suspensão .......
Marcos Gnecchi
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#6
li no face que as MVs estão dando problemas demais...pior que bm
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#7
Acho que a proposta está no nome: 100% estrada. Achei a moto linda e, pelas fotos e características, apta ao que se propõe. Lógico que não ameaça a polivalência das GS - só a de alguns que compraram Adventure para ficar na garagem e lavar no final de semana kkkk
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#8
Seria uma concorrente da nova BMW S1000 XR, mas é mais barata, leve e tem o acabamento um pouco melhor. Os controles eletrônicos são com botões de pressão robustos, que inspiram mais confiança. Não conheço o comportamente desse tricilíndrico 800, mas essa linha foi idealizada pelo filho do falecido fundador para ser uma opção mais barata e vender em grande quantidade, mantendo a alta tecnologia da linha 1090. Estratégia tomada em conjunto com a Mercedes quer comprou parte da MV Agusta.

Desculpe, ,mas não é moto de off road, apesar de que se pilotar bem com pneu biscoito na terra, deve ficar bem agressiva. Só não sei se aguentaria o tranco.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
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