09-07-2015, 12:48
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-07-2015, 14:05 por marciomelo.)
Olá pessoal, boa tarde.
Esse é o meu primeiro post e cheguei neste fórum porque estou em busca de uma nova big trail. Tenho e sempre tive uma Scooters para pequenos trajetos, praia, padaria e etc.. Já tive Burgman, Lead e hoje tenho um PCX, que é só alegria (40 km/l). Mas não é sobre isso que quero falar.
Como o cerne do “debate” é sobre o custo benefício da nova VStrom 1000, vou postar minha experiência com uma VStrom 650 que tive. Talvez possa ajudar na decisão de quem tem dúvidas sobre a VS 1000. A 650 é muito boa, mas diferentemente dos fanboys, que não enxergam nada de negativo, tem uns pontos que deixam a desejar. Ao que pese ser confiável, o centro de gravidade é relativamente alto e, como um colega propriamente citou, com o tanque cheio é arriscado manobras de baixa. Se deixar tombar um pouquinho, esquece.. melhor tentar salvar a perna.. A VS 1000 é a mesma coisa. A questão da posição do guidão também me incomodava, mas instalei um riser e resolveu. A posição bem dobrada das pernas era outro incomodo. Na VS 1000 é a mesma coisa, já que não é uma moto alta. Com o tempo ficava com câimbras e tinha que esticas as pernas andando. Por fim, tinha sempre q lubrificar as correntes. Isso é um saco.. A 650 é bem econômica, mantendo 110 conseguia 22 km/l. Acima disso, o consumo vai aumentando proporcionalmente. Lembro que sempre pensava “essa moto seria perfeita se tivesse um pouquinho mais de motor”.. Bem, veio a 1000 e, em tese, esse problema estaria resolvido.. mas não é bem assim e refletindo um pouco ainda não estou totalmente convencido de que é a melhor, em comparação com as demais opções do mercado. Outro ponto delicado é o plano de manutenção. As revisões a cada 3000 mil kms servem pra te sugar. As primeiras, de 1000 e 3000 kms, tem mão de obra gratuitas. Mas a partir da de 6000 não. Ou seja, as duas primeiras se gasta em média R$ 400,00 e, a partir da de 6000, em torno de R$ 500,00 a R$ 650,00.. e não tem conversa... é só fazer conta e comparar coma as outras do mercado. Em contrapartida, é uma moto que você leva pra revisão e não tem surpresa, não quebra nada, não tem problema de luz acesa, de lanterna quebrada, de vazamento, de baixar liquido de arrefecimento, óleo do motor e etc.. e ainda tem a benesse do seguro e da liquidez. Com o meu perfil cotei na mesma seguradora as seguintes motos e tive os seguintes preços de seguro, dentro do parênteses: Versys 1000 (R$ 7.000,00), Tiger 1200 Abs (R$ 5.000,00), GS 1200 (R$ 2.300,00, perguntei 3 vezes se o preço estava correto e confirmaram. Ponto para a GS, mesmo custando bem mais), Teneré 1200 (R$ 6.000,00) e VS 1000 (R$ 2.400,00). A minha VS 650 anunciei na internet e vendi em uma semana. É claro que perdi dinheiro, mas não foi difícil vender, ao contrário. Pensar em liquidez em moto é complicado e se levar para o lado da razão nem de moto andamos. Mas também não dá pra ignorar isso.. as concessionárias querem te esfolar na troca e revendedores pensam que estão te fazendo um favor ao comprar sua motocicleta. Então, ter uma moto com boa liquidez é essencial, em especial para aqueles que não ficam muito tempo com o bem.. Enfim, tem que pensar bem. Espero ter ajudado. P.s. desculpem-me a longa mensagem.. fui escrevendo, escrevendo e quando vi já estava esse testamento..