• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Parafusos do motor oxidados
#1
Amigos,

Preciso encontrar uma solução para isso... os parafusos externos do motor da minha GSA 2011 estão apresentando uma certa oxidação, conforme foto abaixo.

O que fazer???

[ATTACH=CONFIG]10764[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   IMG_20210105_081653243.jpg (Tamanho: 62.55 KB / Downloads: 62)
  Responder
#2
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,

Preciso encontrar uma solução para isso... os parafusos externos do motor da minha GSA 2011 estão apresentando uma certa oxidação, conforme foto abaixo.

O que fazer???

[ATTACH=CONFIG]10764[/ATTACH]

De bate pronto, te diria para fazer uma galvanização eletrolítica.
Mas vou falar com um amigo que restaura motos antigas e depois te retorno.

Mas você pode comprar novos na CC, talvez seja mais rápido e resolve no mesmo dia, basta remover os parafusos um a um, sem retirar a tampa dos cabeçotes e trocá-los.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#3
Gnegraes Escreveu:De bate pronto, te diria para fazer uma galvanização eletrolítica.
Mas vou falar com um amigo que restaura motos antigas e depois te retorno.

Mas você pode comprar novos na CC, talvez seja mais rápido e resolve no mesmo dia, basta remover os parafusos um a um, sem retirar a tampa dos cabeçotes e trocá-los.

Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?
  Responder
#4
É comum a zincagem de parafusos. Ficam com bom aspecto e resiste bem a corrosão. Pintei das rodas da moto de preto e pedi a zincagem dos parafusos dos raios. Paguei 60 reais para as duas rodas. O Val que mexe com Bmw em Rio Claro/Sp que sujeriu já que estava pintando a roda que foi danifica numa montagem de pneus.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
  Responder
#5
FCRUZ17 Escreveu:Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?
Acredito que teria que fazer com muita frequencia. O Wd tem baixa adesão além de evaporar com o calor do motor. Acredito que não será muito eficaz.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
  Responder
#6
FCRUZ17 Escreveu:Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?

Felipe,

Os parafusos são especiais e é a peça 4 do esquema abaixo.
Isto para a minha, não acredito que tenha mudado esta peça.
Custa na Alemanha Euro 14,70 cada um, são 8 no total, significa Euro 118, não é barato.

[ATTACH=CONFIG]10765[/ATTACH]

Se mandar galvanizar eletrolítico ficam perfeitos.
Não precisa tirar a tampa, ela fica presa na vedação de borracha, mas você não poderá ligar o motor nesse período.
O torque de aperto é 10Nm, bem pequeno, precisa de torquímetro leve.


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   Parafuso cabeçote.JPG (Tamanho: 17.42 KB / Downloads: 46)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#7
Estava com a mesma dúvida há um tempo atrás. Me recomendaram pintar os parafusos, mas a ferrugem continuaria por baixo da tinta. Pensei em comprar parafusos novos, o que sairia muito caro e me daria muito trabalho.

Diante do dilema, resolvi comprar uma miniretífica para passar uma escovinha de aço em cada parafuso oxidado. Resultado: ficaram novinhos em folha.

Comprei uma Dremel à bateria, com a qual me foi possível fazer o serviço na garagem de casa sem me preocupar com tomadas. A maquininha é muito jeitosa para lixar, escovar ou polir peças pequenas. Não precisei sequer tirar os parafusos, que ela alcançou todos com muita facilidade.

Recomendo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
#8
Alessandro Escreveu:Estava com a mesma dúvida há um tempo atrás. Me recomendaram pintar os parafusos, mas a ferrugem continuaria por baixo da tinta. Pensei em comprar parafusos novos, o que sairia muito caro e me daria muito trabalho.

Diante do dilema, resolvi comprar uma miniretífica para passar uma escovinha de aço em cada parafuso oxidado. Resultado: ficaram novinhos em folha.

Comprei uma Dremel à bateria, com a qual me foi possível fazer o serviço na garagem de casa sem me preocupar com tomadas. A maquininha é muito jeitosa para lixar, escovar ou polir peças pequenas. Não precisei sequer tirar os parafusos, que ela alcançou todos com muita facilidade.

Recomendo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ah, se forem usar, não esqueçam os óculos de proteção! [emoji165][emoji106]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
#9
Alessandro Escreveu:Ah, se forem usar, não esqueçam os óculos de proteção! [emoji165][emoji106]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alessandro, eu tenho uma Dremmel !!! Boa ideia... talvez resolva. Pode me passar o modelo da escovinha que utilizou para eu comprar?
  Responder
#10
FCRUZ17 Escreveu:Alessandro, eu tenho uma Dremmel !!! Boa ideia... talvez resolva. Pode me passar o modelo da escovinha que utilizou para eu comprar?

Opa, que joia! Eu usei a escova do kit 443, mas tem outras que devem funcionar bem, por exemplo, a 531.


Dremel 531, Escova de Aço Inox, Cinza, 1/2", 2 Peças https://www.amazon.com.br/dp/B07B7Q9C4G/....FbFY59WHR


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Som metálico no motor da GS 1250 premium sfximenes 58 39,308 06-08-2023, 12:49
Última Mensagem: Reiner
  Catalogo de peças para reparo Motor GS 1150 2001/2 Robsão Per 2 1,447 21-06-2023, 06:38
Última Mensagem: Robsão Per
  Tampa de Cabeçote / Protetor Motor Inferior R1250GS Gordão 9 3,819 21-03-2023, 07:37
Última Mensagem: Gordão
  Teste comparativo de óleos de motor Gnegraes 17 8,440 23-09-2022, 07:36
Última Mensagem: Gnegraes
  Parafusos tampa válvula R1200GS ano 2018 yfigueired 1 1,042 01-09-2022, 15:17
Última Mensagem: Gnegraes
  1250 com "erro no sistema de gerenciamento do motor". GUINCHO! Olive 20 20,117 02-08-2022, 07:34
Última Mensagem: Gnegraes
  Torques de aperto de parafusos Gnegraes 2 6,668 03-02-2022, 08:13
Última Mensagem: Gnegraes
  Vazamento Óleo Parafuso motor ffelicio 6 3,333 22-01-2022, 15:48
Última Mensagem: EvertonM
  Problema Motor GS 1200 LC 2016, 3a vez em 6 meses , CC não consegue resolver PedroRamos 2 3,183 29-04-2021, 23:28
Última Mensagem: adriel
  R1150GS ano 2000 com dificuldade de partida do motor a frio. Aimar 14 4,426 02-04-2021, 16:55
Última Mensagem: Gnegraes

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)