• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Paso San Francisco - Consumo
Pessoal em Setembro estou me programando para finalmente fazer o Paso San Francisco com meu irmão.

Eu vou numa F800GS 2013 e meu irmão numa F850GS Adv 2020.

Quem já fez essa travessia de F800GS com o tanque de 16 litros? Qual o consumo dela na travessia e qual a velocidade que atravessaram os 470 kms sem posto?

Quanto de combustível extra levar?

Obrigado.
  Responder
Barra Escreveu:Pessoal em Setembro estou me programando para finalmente fazer o Paso San Francisco com meu irmão.

Eu vou numa F800GS 2013 e meu irmão numa F850GS Adv 2020.

Quem já fez essa travessia de F800GS com o tanque de 16 litros? Qual o consumo dela na travessia e qual a velocidade que atravessaram os 470 kms sem posto?

Quanto de combustível extra levar?

Obrigado.

Barra,

O problema nem é a distancia de 470km, mas rodar em altitude tão alta...
O consumo sobe muito, potencia é restringida automaticamente pela falta de Oxigênio para que a mistura não fique rica em excesso, daí a presença de sensor de pressão atmosférica na caixa do filtro de ar.
E o peso da moto continua igual...

A vantagem está na descida, pode descer só no freio motor, consumo baixo.
Não saberia dizer se a economia da descida compensa o consumo alto da subida...

Só quem já fez pode dar uma luz.

Qual a distancia de subida?
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Minha moto (R1200 GSA, apenas o piloto) fez 24 km/l com vento a favor e 9km/l contra o vento.
Velocidade compatível com o trecho, sem correria.
Aconteceu comigo quatro vezes no Paso de Jama, que também tem esses ~ 450 km em altitude elevada.
Entendo que o vento é o fator preponderante em relação ao consumo.
  Responder
Em minha experiência passando pela Cordilheira dos Andes, percebi uma redução grande no consumo de combustível, um pouco por diminuir a velocidade para curtir o visual e também por estar usando a gasolina sem esse tanto de etanol que temos por aqui.

Na travessia pelo Paso Jama com a R1200GSA LC, carregado ao máximo e com a garupa, a moto fez 23,9 km/l, pegando vento forte apenas lateral. Viajando pelo Brasil poucas vezes consegui chegar em 19 km/l.

Se estiver indo sem garupa, vale a pena levar um galão de 10 litros. Tem um modelo mais achatado que fica fácil amarrar no banco. Da pra encher só nos trechos que realmente precisa, evitando carregar peso.
  Responder
De Fiambalá até a fronteira são 200 km de distância, porém a subida é suave e a estrada está em estado excepcional.
Em abril passado tive que abortar a ida até a fronteira faltando 20km devido ao forte vento contrário.
A bolha e o farol foram levemente "jateados" pela areia.

Luiz Baum
  Responder
adriel Escreveu:Em minha experiência passando pela Cordilheira dos Andes, percebi uma redução grande no consumo de combustível, um pouco por diminuir a velocidade para curtir o visual e também por estar usando a gasolina sem esse tanto de etanol que temos por aqui.

Na travessia pelo Paso Jama com a R1200GSA LC, carregado ao máximo e com a garupa, a moto fez 23,9 km/l, pegando vento forte apenas lateral. Viajando pelo Brasil poucas vezes consegui chegar em 19 km/l.

Se estiver indo sem garupa, vale a pena levar um galão de 10 litros. Tem um modelo mais achatado que fica fácil amarrar no banco. Da pra encher só nos trechos que realmente precisa, evitando carregar peso.

Adriel,

Álcool etílico na gasolina e nos teores que temos aqui não aumenta o consumo.
É usado para regular a octanagem da gasolina ao invés de usar outros produtos químicos bem tóxicos, o que foi há décadas atrás uma solução inteligente.
Na Alemanha por exemplo eles tem a especificação E10, 10% de álcool.
Guilherme

Responder
Gnegraes Escreveu:Adriel,

Álcool etílico na gasolina e nos teores que temos aqui não aumenta o consumo.
É usado para regular a octanagem da gasolina ao invés de usar outros produtos químicos bem tóxicos, o que foi há décadas atrás uma solução inteligente.
Na Alemanha por exemplo eles tem a especificação E10, 10% de álcool.

O poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. No caso de carros flex, usando etanol o rendimento reduz mais de 30%. Por que não faria diferença no consumo da moto? Fazendo uma conta simples, sem levar em consideração fatores menores, esses 30% representam cerca de 8% a menos de rendimento na gasolina comum (27% de etanol).
  Responder
Quando fui ao Chile e cruzei o Paso Jama estava com uma Triumph Explorer 1200. Minha experiência foi semelhante à do Adriel - o consumo melhorou muito (23/24 km/l), comparado ao abastecimento com gasolina brasileira, o que foi bastante notável no primeiro abastecimento em Foz do Iguaçu (gasolina Shell - 18-19 km/l), por onde retornei.
PS: na cordilheira minha velocidade foi em torno de 90-100 km/h e a de "cruzeiro" foi em torno de 110-120 km/h.
  Responder
adriel Escreveu:O poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. No caso de carros flex, usando etanol o rendimento reduz mais de 30%. Por que não faria diferença no consumo da moto? Fazendo uma conta simples, sem levar em consideração fatores menores, esses 30% representam cerca de 8% a menos de rendimento na gasolina comum (27% de etanol).

Você tem razão Adriel.
Guilherme

Responder
Eu fiz o Paso San Francisco em outubro com um R1250Gs, minha moto quase fez ele 100% sem abastecer, consumo foi coisa de 24 k/l com a gasolina do Chile, mas levei galão de 10L

aqui tem 2 videos meus passando por la!! tem varias dicas:
]

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Sampa - Paso Sico - San Pedro - Uyuni - Corumbá - Sampa zepedro 22 80,463 11-02-2020, 19:11
Última Mensagem: Rromagnani
  Paso Sico x Paso Jama - Informações atualizadas. FCRUZ17 5 5,337 18-02-2019, 13:29
Última Mensagem: FCRUZ17
  São Francisco Xavier a Monte Verde P.ALMEIDA 2 3,979 03-11-2017, 05:25
Última Mensagem: Eraldo Tel
  Água Negra e São Francisco Toninho SC 1 1,739 03-05-2017, 20:00
Última Mensagem: MarcioT
  SP / São Francisco Xavier / Joanopolis - Off Road Rromagnani 13 11,968 31-07-2015, 22:25
Última Mensagem: Rock_sp
  Paso San Francisco flabomba 3 1,846 18-04-2014, 13:52
Última Mensagem: Luis Plein
  Paso Água Negra - saida 06/01/14 Luis Plein 5 4,395 08-12-2013, 07:29
Última Mensagem: robram

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)