• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pilotagem na Areia... Dúvida de um semi-coxinha!
#31
ACD Escreveu:https://youtu.be/M0NcyEFDrSs

Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.

Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:

- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.

Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...




Sent from my iPad using Tapatalk
Sou muito grato aos amigos que postaram estes filmes, pois, como dizia um general Inglês: "você pode correr qualquer risco, desde que saiba o risco que está correndo".
Como eu, somente, viajo com minha esposa, fico imaginando deixá-la ir andando e depois eu levar a moto, ou no caso de um tombo onde o pé seja prensado entre o motor e a areia (que não é tão fofa assim). Detalhe, tenho duas platinas e uma broca (quebrou durante a cirurgia) em meu tornozelo, não que isto me desencoraje, mas...
Eu adoro ver pessoas dominando suas motos em terrenos acidentados ou fazendo belas curvas e sigo disposto a aprender a fazê-lo, em boa parte graças ao estímulo da esposa e dos amigos que aqui postam dicas.
Grato.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
  Responder
#32
profCarlos Escreveu:Sou muito grato aos amigos que postaram estes filmes, pois, como dizia um general Inglês: "você pode correr qualquer risco, desde que saiba o risco que está correndo".
Como eu, somente, viajo com minha esposa, fico imaginando deixá-la ir andando e depois eu levar a moto, ou no caso de um tombo onde o pé seja prensado entre o motor e a areia (que não é tão fofa assim). Detalhe, tenho duas platinas e uma broca (quebrou durante a cirurgia) em meu tornozelo, não que isto me desencoraje, mas...
Eu adoro ver pessoas dominando suas motos em terrenos acidentados ou fazendo belas curvas e sigo disposto a aprender a fazê-lo, em boa parte graças ao estímulo da esposa e dos amigos que aqui postam dicas.
Grato.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

De nada nobre colega Prof Carlos,aproveito e reforço os videos com esse fera campeão do Paris Dakar SS Meoni,veja a tranquilidade e segurança de como ele pilota sua potente maquina sobre as areias escaldantes desta praia.kkkkkk Brincadeira
View My Video
Bom seria se toda areia fosse compactada assim como essa rs.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#33
Roberto,a ADV 1200 chega em qualquer lugarRolleyes,basta ter 5 amigos do peito hehehehe.
https://www.youtube.com/watch?v=qxsFtS_hZgk
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#34
Rromagnani Escreveu:Pessoal é o seguinte...

Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!

Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!

Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!

Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.

Pergunto aos amigos experientes nessa situação...

1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?

2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?

3) De pé ou sentado?

4) Com motor "cheio", certo?


Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!

Valeu pela ajuda pessoal!

Roberto,

A única coisa que lhe derruba na areia é a frente afundar e fazer alvanca.

Existe sim uma velocidade ideal para passar, mas varia de moto para moto., e também profundidade da areia. Geralmente é uma segundinha "meio do caminho" pra mim. Precisa ter torque suficiente para deixar a frente leve, e se for preciso vai aumentando e diminuindo a velocidade, sempre se aproveitando de pedaços mais "rasos" para diminuir a velocidade (que sempre afunda a frente).

Outra coisa é não só ficar em pé na moto, mas ficar com os braços esticados e colocar o peso o máximo possível na roda traseira..

Esquece a roda dianteira. Ela vai balançar, mas desde que você esteja com o peso na traseira e com a moto "em pé" ela não cai (porque assim não afunda a frente).

Para treinar, vale a pena ir para ilha comprida andar nas dunas ou para Quadra/Guareí em épocas de seca.

Klaus




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Youtube: https://www.youtube.com/klausheinrichkiwi
Motos Atuais: Triumph Tiger 800 XCx e Suzuki DR-400E
Anteriores: KTM 990 Supermoto R, Husaberg FS570 Supermoto, Yamaha YZ 426F, RMX 250, Tornado 250, GRXR 750, DT200, DT180
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Dúvida para escolher minha 1200 gs Winter 14 6,197 03-07-2019, 20:33
Última Mensagem: Winter
  Curo de Pilotagem - Big Trail abschefer 3 3,993 12-03-2019, 16:39
Última Mensagem: Rromagnani
  Técnicas de pilotagem off- road. Andre RS 94 90,588 27-12-2018, 00:49
Última Mensagem: AAmorim
  CET oferece cursos gratuitos de Pilotagem e Direção Defensiva Mem 0 2,227 11-09-2018, 20:26
Última Mensagem: Mem
  Dúvida cruel... Violento 13 36,348 14-06-2018, 17:04
Última Mensagem: Rromagnani
  Duvida 'Rápida" sobre a gs700 Didio 1 2,067 26-10-2016, 11:12
Última Mensagem: Iceman
  Duvida : F 800 GS 2014 ADV com 10.000 km X R 1200 GS 2013 com 50.000 km Andre Luso 17 9,091 29-08-2015, 03:10
Última Mensagem: Iceman
  Curso de pilotagem para Big Trail Francisnvi 13 8,136 28-08-2015, 14:15
Última Mensagem: Simonacci
  Curso de Pilotagem para Bigtrail em Gramado, RS balula 0 1,470 14-08-2015, 09:58
Última Mensagem: balula
  Curso de pilotagem gratuito amauri 131 55,257 08-12-2014, 13:01
Última Mensagem: Antonio

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)