QuinnBr Escreveu:Carlos Eduardo, recentemente abri o meu, 30 mil km tbm mas para a minha total felicidade estava impecável, lubrifiquei e fechei. E olha que lavo a minha com esses Kärcher da vida....não faço mais mas fazia....mas queria dizer que pela fotos vc fez um excelente trabalho, parabéns. Não sei se vc trocou as coifas mas eu recomendaria, borracha estraga fácil....Abraços
Ricardo,
O par deve estar custando mais de R$1000... A dianteira custa 53 Euros, a traseira 58 Euros lá na terrinha onde elas nascem.
Se as borrachas das coifas não estiverem ressecadas ou cortadas, sigam em frente com elas...
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
22-09-2020, 09:15
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-09-2020, 09:18 por Gnegraes.)
Marcelo DC Escreveu:Vou colocar algumas coisas que percebo no tema, sem valor científico:
A tex e a St1200 possui uma balança fixa onde não existe e o braço oscilante é inteiriço, e não possui a segunda articulação que existe na bmw.
![[Imagem: 3774786e1670517f50fedeb5d1fac885.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/3774786e1670517f50fedeb5d1fac885.jpg)
St1200
![[Imagem: 6739f73fb0177bd3c3c9d9672a3fd8a6.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/6739f73fb0177bd3c3c9d9672a3fd8a6.jpg)
Tex1200
A bmw possui o chamado Paralever. O cardã passa por dentro da suspensão que oscila em duas partes, sanfonando frequentemente a coifa, o que não acontece com a Tex e St1200, que possui uma suspensão e balança fixa e mais tradicional.
Repare que o ponto de apoio da suspensão com a transmissão traseira junto a roda está abaixo do eixo imaginário central da roda traseira (não é um eixo ).
![[Imagem: 08c28afea5188930af1a7387c88e6fba.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/08c28afea5188930af1a7387c88e6fba.jpg)
![[Imagem: 2857c9144b85ebb488d92cd9b5a44b06.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/2857c9144b85ebb488d92cd9b5a44b06.jpg)
A ideia é ter uma componente de forças que mantenha a roda traseira sempre em contato com o chão, minimizando por exemplo o efeito “quiquar” da roda e mantendo o centro de gravidade sempre o mais baixo possível.
Com isso, temos o sanfonar da coifa, e naturalmente ocorre um desgaste maior que os sistemas da Yamaha e Triumph. Para efeito de comparação, a coifa da Tex para reposição, que não possui essa função de sanfonar, custa em torno de 30 reais no Brasil, segundo o Fabinho Motos que fez um video a respeito. A bmw se não me engano custa por volta de 600 reais. Na Super Teneré, é até difícil ver se existe alguma coisa ou conexão de borracha no cardã.
[video=youtube_share;MHSvlgA192Q]http://youtu.be/MHSvlgA192Q[/video]
Evidentemente, isso não justifica os problemas apresentados com alguns colegas. A manutenção do cardã é considerada fácil e relativamente barata e uma vistoria em cada revisão resolveria o problema dos que usam a moto.
Aqui dá para perceber o “sanfonamento” da coifa.
[video=youtube_share;dRtcr0Re-L0]http://youtu.be/dRtcr0Re-L0[/video]
Obs: tivemos problemas em lançar o link do youtube. Se a colocamos funcionando no Tapatalk, não funciona no Navegador. Se fazemos o inverso, não funciona no Tapatalk. Então editei e coloquei o vinculo normal do youtube. Parece estar funcionando agora.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Marcelo et caterva,
O sistema da 1a. foto da Triumph é, para dizer o mínimo, obsoleto.
Foi introduzido pela BMW em 1980 na 1a geração das GSs.
Na 2a. foto já é mostrado um sistema de paralelogramo, na Tex 1200.
A foto mostra claramente que há o braço superior.
O texto abaixo deve ilustrar bem os avanços das suspensões nos últimos anos, onde a BMW foi sempre inovadora:
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwH81Mw...w?e=u9N8VO
As mudanças e avanços tornaram a dirigibilidade / ciclística muito melhor e mais segura. Pelo menos nas BMWs.
There is no free lunch....
Guilherme
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