24-05-2021, 20:53
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2021, 08:37 por luiz baum.)
Semana passada, após rodar 4 anos e 60 mil km, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Dava partida normalmente.
Só não ligava o motor.
(Moto ano 2010 com 90 mil km no odômetro)
O guincho da concessionária chegou em minutos e logo eu estava em São Pedro.
Um teste rápido de continuidade apontou circuito da bomba de gasolina aberto.
Poderia ser os cabos internos ou a bomba.
Para minha sorte um dos cabos estava rompido no terminal da bomba.
Percebi que o mesmo reparo já havia sido feito pelo dono anterior por causa do terminal que foi usado.
Sempre soube de ocorrências deste defeito causadas pelo comprimento justo demais dos cabos.
Comprei um conector novo e interliguei nos cabos originais deixando uma folga adequada.
Problema resolvido e moto rodando no mesmo dia!
Luiz Baum
luiz baum Escreveu:Semana passada, após 4 anos e 60 mil km rodados, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Só não ligava o motor.
Percebi que o mesmo reparo já havia sido feito pelo dono anterior por causa do terminal que foi usado.
Sempre soube de ocorrências deste defeito causadas pelo comprimento justo demais dos cabos.
Comprei um conector novo e interliguei nos cabos originais deixando uma folga adequada.
Luiz Baum Luiz, obrigado por compartilhar.....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
luiz baum Escreveu:Semana passada, após 4 anos e 60 mil km rodados, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Só não ligava o motor.
Luiz Baum Gostei do diagnóstico e solução!!
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
http://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Desligou repentinamente.
Só não ligava o motor.
Luiz Baum Problemas bobos mas que são um saco... Ainda bem que achou rápido o problema!
Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk
Aproveitando para compartilhar a experiência.
Eu e um amigo fizemos uma viagem de 1900 km (GO, MG, MS e SP). Quando paramos na divisa de MG e MS, a GS 1200 (2017) dele não quis dar partida. Girava, mas não pegava.
A primeira suposição foi gasolina, pois ele sempre usou comum e, no último abastecimento, o posto só tinha aditivada - poderia ter soltado alguma sujeira ou algo assim.
Colocamos mais gasolina comum e não resolveu. Levamos para a cidade mais próxima e uma oficina de motos (não especializada) tentou ajudar.
Para resumir os procedimentos, fizemos a retirada da bateria e colocamos uma de 10 A apenas para testar - deu partida normal. Como não havia bateria de 12 A na cidade e tinha sido dada uma pequena carga na bateria "original", recolocamos ela e funcionou tudo ok.
Conclusão: ainda não sabemos o que ocorreu. Algumas possibilidades, além da questão da gasolina:
1) a retirada da bateria pode ter resetado a ECU e/ou sensores e voltaram ao status normal.
2) problema no sensor de descanso, agravado pela gasolina. A moto dele vinha apresentando algum problema nesse sensor. Mas fizemos todos os "procedimentos" para resolver o mau contato do descanso e o problema persistiu.
Após tudo isso, a moto está funcionando normalmente. Concluímos a viagem sem qualquer outro imprevisto.
Algum palpite do que pode ser ?
Aconteceu isso comigo na aduana do Paso de Jama.
A moto não pegou, então desliguei a chave e a virei novamente, esperei a checagem eletrônica terminar e dei a partida, aí a moto funcionou normalmente.
O mecânico da Euroville disse que isso pode acontecer, como desliguei a moto quente e estava muito frio e muito vento, o sensor refez a leitura de temperatura do motor, que deveria ter esfriado rapidamente.
Sempre espero essa checagem inicial terminar para dar a partida, talvez pelo frio extremo e vento fortíssimo tenha dado a partida antes de terminar a checagem.
EvertonM Escreveu:Aproveitando para compartilhar a experiência.
Eu e um amigo fizemos uma viagem de 1900 km (GO, MG, MS e SP). Quando paramos na divisa de MG e MS, a GS 1200 (2017) dele não quis dar partida. Girava, mas não pegava.
A primeira suposição foi gasolina, pois ele sempre usou comum e, no último abastecimento, o posto só tinha aditivada - poderia ter soltado alguma sujeira ou algo assim.
Colocamos mais gasolina comum e não resolveu. Levamos para a cidade mais próxima e uma oficina de motos (não especializada) tentou ajudar.
Para resumir os procedimentos, fizemos a retirada da bateria e colocamos uma de 10 A apenas para testar - deu partida normal. Como não havia bateria de 12 A na cidade e tinha sido dada uma pequena carga na bateria "original", recolocamos ela e funcionou tudo ok.
Conclusão: ainda não sabemos o que ocorreu. Algumas possibilidades, além da questão da gasolina:
1) a retirada da bateria pode ter resetado a ECU e/ou sensores e voltaram ao status normal.
2) problema no sensor de descanso, agravado pela gasolina. A moto dele vinha apresentando algum problema nesse sensor. Mas fizemos todos os "procedimentos" para resolver o mau contato do descanso e o problema persistiu.
Após tudo isso, a moto está funcionando normalmente. Concluímos a viagem sem qualquer outro imprevisto.
Algum palpite do que pode ser ?
Everton,
Meus palpites:
- dificilmente acho que foi gasolina. A comum tem apenas octanagem ruim, refletindo no baixo desempenho e a médio longo prazo na carbonização de cabeças de pistão e sede de válvulas.
- a retirada da bateria (= falta de energia) não reseta sensores e parâmetros. Estes só se modificam com alterações via scanner.
- me parece ter sido um problema de baixa carga na bateria.
- pode ter a ver com o sensor do descanso lateral.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Pessoal,
Caso tenham problemas com o sensor do descanso, que podem causados por infiltração de água ou mesmo temperatura muito baixa, como no paso de jama. Vcs podem solucionar de forma provisória com uma chave de fenda, canivete ou mesmo uma moeda para soltar a trava do conector, retirá-lo do sensor e inserir um jamper feito com um pedaço de fio....use uma fita para fixar o jamper. Evitando ficar em lugares ermos à espera do socorro.
Reiner Escreveu:Pessoal,
Caso tenham problemas com o sensor do descanso, que podem causados por infiltração de água ou mesmo temperatura muito baixa, como no paso de jama. Vcs podem solucionar de forma provisória com uma chave de fenda, canivete ou mesmo uma moeda para soltar a trava do conector, retirá-lo do sensor e inserir um jamper feito com um pedaço de fio....use uma fita para fixar o jamper. Evitando ficar em lugares ermos à espera do socorro.
Isso mesmo Reiner, obrigado!
Boa dica, Reiner. Muito importante, principalmente em locais de difícil acesso. Valeu !
|