Nunca ouvi alguém dizer no meio de uma trilha ou região isolada que gostaria que sua moto fosse MAIS pesada...
Em minha última viagem à Patagonia e Atacama, com dois baús laterais e uma bolsa de banco, deixei de usar 30% do material que levei. Nas próximas, levarei apenas uma bolsa Ortlieb de 50 L no banco, menos equipamento e mais tempo para desfrutar a viagem...
Ótimas discussões. Muito bom mesmo.
Eu optei por fazer o caminho mais lógico dos motociclistas novatos.
Como eu tirei a habilitação "A" recentemente (março de 2014), acabei comprando uma G650GS semi-nova.
Foi muito acertado. A "motinha" é pau para toda a obra.
Mas como evoluir é preciso, em outubro de 2015 eu peguei outra semi-nova: F800GS. Primeiro vendi a G(foi rapidinho) e quase não perdi dinheiro!! Pão quente!!
A F800 é fantástica, mas a G era mais esperta no trânsito... e a F também é muito alta. Quase a derrubei estes dias manobrando... se não fosse um ajudante, ela teria caído.
Mas meu coração já balança pela R1200GS.
Entretanto, eu não sei, a F 800 me serve bem. Vibra bem menos.
Na verdade tudo depende muito do uso da moto. Para o que vc vai usar a moto?
Se é para andar de boa no trânsito, ouso dizer que a G650GS é melhor das 3.
Se vai viajar, e este era o meu primeiro objetivo, parta para a grandes F ou R.
Quer conforto, fique com a R (segundo relatos), nunca andei numa. Ainda.
Só pense que é tudo muito mais caro. Se isso for problema, vá à concessionária e compare preços das revisões, pastilhas de freio, pneus, óleo, etc... A gasolina fica elas por elas já o seguro, para mim ficou R$500,00 mais barato na troca das motos, não tenho ideia do por que.
Sergio Som Escreveu:Só pense que é tudo muito mais caro. Se isso for problema, vá à concessionária e compare preços das revisões, pastilhas de freio, pneus, óleo, etc... A gasolina fica elas por elas já o seguro, para mim ficou R$500,00 mais barato na troca das motos, não tenho ideia do por que.
Provavelmente porque a R1200GS é menos visada para roubo que a F800GS.
Na gíria dos vagabundos, a R1200GS é conhecida como "Monga" (ainda bem...).
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... :o)
rppacheco Escreveu:Ótimas discussões. Muito bom mesmo.
Eu optei por fazer o caminho mais lógico dos motociclistas novatos.
Como eu tirei a habilitação "A" recentemente (março de 2014), acabei comprando uma G650GS semi-nova.
Foi muito acertado. A "motinha" é pau para toda a obra.
Mas como evoluir é preciso, em outubro de 2015 eu peguei outra semi-nova: F800GS. Primeiro vendi a G(foi rapidinho) e quase não perdi dinheiro!! Pão quente!!
A F800 é fantástica, mas a G era mais esperta no trânsito... e a F também é muito alta. Quase a derrubei estes dias manobrando... se não fosse um ajudante, ela teria caído.
Mas meu coração já balança pela R1200GS.
Entretanto, eu não sei, a F 800 me serve bem. Vibra bem menos.
Na verdade tudo depende muito do uso da moto. Para o que vc vai usar a moto?
Se é para andar de boa no trânsito, ouso dizer que a G650GS é melhor das 3.
Se vai viajar, e este era o meu primeiro objetivo, parta para a grandes F ou R.
Quer conforto, fique com a R (segundo relatos), nunca andei numa. Ainda.
[ATTACH=CONFIG]8432[/ATTACH]
Valeu RPPACHECO. Já estou com a F há mais de 1 ano. Eu ando na cidade nos finais de semana mas sempre tento arrumar uma viagem, nem que seja pertinho. Quando faço viagens mais longas, sinto que a R seria melhor mas aí quando passo no corredor e olho pra baixo, penso: nunca que o boxer ia passar aqui. haha. Outra coisa é forçar o motor. A F há 140/h já está sentindo um pouco, apesar de chegar a 200.
Prezado,
O pessoal já falou tudo. As manifestações acima são muito boas e certamente contribuirão para sua melhor decisão. O certo é que ambas, F800 e R1200, são motos sensacionais. Meu testemunho: uso a minha GSA de vez em qdo no trânsito e olhe que não é tão difícil assim; é questão de costume e de bom senso - e este último vc já demonstrou possuir ao compartilhar um receio justo de se complicar nos trajetos usuais. Os primeiros corredores são tensos, ainda mais se estiver com as malas laterais. Mas vc vai pegando o jeito. Siga o instinto de preservação e deixe o tempo e os km lhe mostrarem que é possível. E se apertar, transite como carro, pq o tamanho da 1200 impõe um pouco mais de respeito, pelo que tenho visto. No mais, acho que a 1200 vai lhe trazer muita satisfação, especialmente pelo torque em baixas rpm, pelo cardã e pela estabilidade em velocidades mais altas (160 pra cima). Boa sorte e depois conte o que decidiu.
A R1200GS é exatos 8mm mais larga que a F800GS, ou seja, 4mm a mais em cada manete (acredite, os manetes são a parte mais larga da moto, e não os cabeçotes do motor boxer).
Eu pelo menos nunca passei com a F800GS a menos de 4mm de algum carro, então, a adaptação para a R1200Gs foi fácil.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... :o)
Além de toda as argumentações já feitas, tenho pra dizer que faça o que o seu coração mandar...
Depois que eu encontrei uma Honda Spacy (uma scooter antiga que por sinal já tive) da Cidade do México em Laguna/SC, qualquer meio de locomoção vai te levar aonde você quer e se a questão for tamanho, economia, razão, você vai acabar optando por uma Cripton ou uma Biz.