• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Que gasolina vocês usam na GS? Já tiveram problemas?
#11
No Brasil se usa álcool em vez de chumbo como antidetonante, exceto na tal gasolina de aviação, que é proibida para veículos rodoviários.

Hoje fui almoçar na serra e fui prestando atenção no comportamento da moto com V-Power. Quando deu meio tanque, completei com Pódium. Tive a nítida impressão de que as respostas ficaram mais rápidas.

Queirozjh Escreveu:Eu tbem sempre usei somente a comum, e nunca tive problema algum. É a recomendacao do manual, pois as aditivadas tem mais Chumbo.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
#12
So uso comum na f 800. So usei aditivada uma unica vez ate agora.
  Responder
#13
Gasolina aditivada normalmente se diferencia por conter detergentes. Nao exatamente por conter chumbo ou alcool, itens no qual ela eh similar a comum.
Os detergentes ajudam na limpeza das camaras de combustão e dos carburadores. O aditivo dissolve partes de parafina presentes no combustível, ou seja, serve para manter a linha de alimentação limpa - o que inclui peças como bomba e eletroinjetor (bico injetor), entre outras. O que para as nossas GSs he bom.

Porem, a gasolina comum e a aditivada possuem uma alta taxa de enxofre (por lei no brasil tem que ser menor que 800PPM (partes por milhao), mas para comparacao, na Podium ela esta com cerca de 30PPM e nos paises civilizados o maximo permitiod he 50PPM.
Esse enxofre he ruim para as nossas motos. (com ingessao). A boa noticia he que a partir desse ano de 2014, o maximo para TODAS as gasolinas dev ser reduzido para 50ppm. Sera que vao conseguir???

A gasolina Podium possue uma octagagem mais alta, o que faz com que possa ser usada em um motor com alta taxa de compreesao e nao explodir antes (bater pino). Nao he o caso das nossas GSs (qql modelo) Todas elas estao abaixo de 13:1 . Nao que taxa de compressao seja determinante para usar essa ou aquela gasolina, mas he parte dos requisitos, e com uma gaxa baixa como as das GSs, nao vejo necessidade de se usar Podium.

Agora, he um fato de que se voce usa gasolina comum, e passa para a aditivada, nos primeiros 2 a 4 tanques sera um terror.
A tua mota vai morar, vai engasgar, vai fazer o diabo, pois justamente aquelas partes de parafina (e tambem o enxofre) estarao se despregando das paredes, e entupindo/prejudicando a mistura.
Nada que nao desapareca por completo apos 4 tanques.

Portanto, se voce tiver disponibilidade financeira, use a Podium, (ao menos ate que seja comprovado que a partir de agora a comum nao possa ter mais que 50ppm de enxofre) e se nao tiver, use a Aditivada.
A comum, no longo prazo, gasta mais que a atitivada.
------------------
Ride safe: keep the rubber part down
Corrente: Brasil:BMW R1100GS EUA: BMW R1150GSA e K1200LT
Anteriores: Honda 350XL, Suzuki 600??, Suzuki 850DL??, BMW 650, BMW R1150GS
Viajo muito de moto, sempre bem acompanhando da minha cara metade. Ja fiz as 3 americas de extremo a extremo, e mais alguns paises nesse mundao afora.
- http://www.viajareua.com
  Responder
#14
Pessoal, apesar de ter estudado engenharia mecânica na UFSC, não cheguei a me formar, mas, de qualquer forma, tenho lido sobre esse assunto de octanagem há muito tempo e fiz uma breve e descomprometida pesquisa na internet e no manula da R1200GS LC 2013, cujas conclusões compartilho:

O manual diz que a gasolina deve ter 95 octanas RON ou 89 octanas AKI, pois a taxa de compressão da moto é 12,5:1. As nossas gasolinas têm 87 octanas AKI, por isso as motos são tropicalizadas. A Pódium tem 98 octanas AKI e as outras premium 91 octanas AKI.

Segue trecho do manual:
"Qualidade de combustível recomendada Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10) 95 ROZ/RON 89 AKI
Qualidade de combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições na potência e no consumo. Caso o motor vá ser utilizado em países com um combustível de qualidade inferior com 91 octanas (ROZ/RON), por exemplo, a moto terá de ser previamente programada para esse efeito no seu concessionário BMW Motorrad.) 91 ROZ/RON 87 AKI"


Existem 3 métodos para a determinação da octanagem de um combustível:

Método RON (Research Octane Number ou Número de Octano Pesquisa – ASTM D-2699): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (<3000 rpm). Este método simula um regime brando de operação do motor.

Método MON (Motor Octane Number ou Número de Octano Motor – ASTM D2700): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida.

Índice AKI (Anti-knock index) ou IAD (Índice Anti Detonante): é a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.

Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:

[ATTACH=CONFIG]4911[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   octanagem.jpg (Tamanho: 112.08 KB / Downloads: 78)
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
#15
Consultei a EUROBIKE sobre qual combustível utilizar e recomendaram a COMUM ou PODIUM mas escolher uma das duas opções e não mudar. Caso resolva alterar, deveria levar a moto para alterar a regulagem. Como nem sempre conseguimos achar a PODIUM, optei pela COMUM. Infelizmente parece que a injeção eletrônica não consegue regular corretamente a mistura para alternarmos entre as nossas opções (PODIUM E COMUM)...
  Responder
#16
Eder Escreveu:Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:

[ATTACH=CONFIG]4911[/ATTACH]

A gasolina argentina e uruguaia tem octanagem semelhante à brasileira, perdem pra podium, só que não contém álcool.
  Responder
#17
Lkotsuka Escreveu:Consultei a EUROBIKE sobre qual combustível utilizar e recomendaram a COMUM ou PODIUM mas escolher uma das duas opções e não mudar. Caso resolva alterar, deveria levar a moto para alterar a regulagem. Como nem sempre conseguimos achar a PODIUM, optei pela COMUM. Infelizmente parece que a injeção eletrônica não consegue regular corretamente a mistura para alternarmos entre as nossas opções (PODIUM E COMUM)...

A orientação de ficar entre podium e comum foi a mesma que me deram, só não disseram que tinha que mudar regulagem. Nesse caso tem que ser comum ou a moto fica restrita à cidade. O fato é que uso podium na cidade e comum quando não tem outra, e não acho que isso vai prejudicar a moto.
  Responder
#18
Estou com 15000km na minha moto e ja usei 70% Podium e 30% Comum. As vezes tava meio tanque de Podium e completava comum e vice-versa. Nunca mexi com regulagem e a moto nunca aparentou diferenças.
  Responder
#19
Também tenho usado Pódium e/ou Comum sem qualquer problema.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
#20
Na minha eu só uso comum e notei diferença quando usei podium.

A diferença foi na marcha lenta, quanto ao desempenho em alto giro, sem alterações.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Problemas após remoção da bateria Edson Andr 3 2,689 05-01-2025, 19:57
Última Mensagem: Alfredo54
  Chaves e Chaveiro. Como vocês costumam ˜se virar~??? Jr Grosso 11 9,733 24-02-2023, 19:10
Última Mensagem: Gnegraes
  1250 com gasolina "pura" Olive 7 4,235 23-01-2020, 07:40
Última Mensagem: Gnegraes
  Problemas da GS LC 2013/14 - Duvidas sobre comprar ou não. AlexandreD 14 34,153 26-06-2016, 11:33
Última Mensagem: Ricardo Lo
  Quando trocam o pneu - vocês trocam o par ou só o que está gasto? SFF 5 4,560 08-06-2015, 22:14
Última Mensagem: luiztrovao

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)