23-09-2020, 14:25
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-09-2020, 14:30 por Gnegraes.)
RuySergio Escreveu:Bom dia. Aproveitando a oportunidade, tenho uma 2013 lc cim os mesmos sintomas. Achei que pudesse ser algum dos cilindros hidráulicos perdendo pressão, mas não eram. Após a retirada do atuador da embreagem, foi verificado que o rolamento do eixo da embreagem estava solto, gerando uma folga longitudinal de uns 2mm, suficiente para a embreagem oscilar. Quando acontece a tração, o eixo vai para a posição original e o manete fica na posição alta. Quando acontece a redução de marcha, acontece o contrário, o eixo desloca para frente, fazendo com que seja necessário maior curso do manete, e por isso ele fica mais baixo ao ponto de algumas vezes não conseguir debrear completamente. Exustwm duas soluções : trocar a tampa (carcaça) ou fixar o rolamento através de usinagem da tampa e colocação de uma bucha de aço.
Ruy,
Este rolamento que você menciona está na tampa traseira da caixa de câmbio, certo?
Veja no desenho abaixo que os rolamentos possuem discos distanciadores ou de encôsto que se apoiam nos rolamentos.
Ao invés de usinar a tampa da caixa para instalar uma bucha, faça disco distanciador com a folga que diz existir, cerca de 2mm e assim compensar a folga.
[ATTACH=CONFIG]10656[/ATTACH]
No relato do Fernando há um ano atrás, ele menciona um reforço na mola que existe no eixo, poderia ser ela também, veja abaixo:
[ATTACH=CONFIG]10657[/ATTACH]
Esse eixo longo é o que vai até a embreagem.
Confirme se o que você vê no câmbio é isso.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...