• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã
P.ALMEIDA Escreveu:Exatamente. Com motor quente principalmente. Saída de Semafaros e pedágio. Não pátina e anda normal mas incomoda ...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Se vc não liga de levar a moto em um lugar digamos... feio (Kkkk) manda lá para a FS Motos. Fala com o Ítalo que eles resolvem!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
  Responder
Rromagnani Escreveu:Se vc não liga de levar a moto em um lugar digamos... feio (Kkkk) manda lá para a FS Motos. Fala com o Ítalo que eles resolvem!

Kkkk conheço eles da época da vstrom também ....campana.... chegando nos 70k vamos ver. Obrigado [emoji106]

Responder
Beleza de dica, Beto!!

Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?

Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.

Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.

Abçs
Luiz
  Responder
cerqueira Escreveu:Beleza de dica, Beto!!

Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?

Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.

Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.

Abçs
Luiz
Concordo é assim com caminhão e ônibus.

Responder
Boa noite Cerqueira o problema é que é uma moto e o risco de causar acidente com o eixo girando é grande. Pois gira lateralmente se enrolar em alguma coisa pode derrubar a moto e condutor. Já a corrente gira no sentido do deslocamento da moto e risco e menor. Se a posição do cardan fosse na mesma direção da roda(central) talvez fosse aberto. Nas motos mais antigas era uma haste mais fina e sem o túnel.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
  Responder
Muito bacana essa revisão. Fiquei com algumas dúvidas, pois estou estudando para eu fazer a manutenção da moto e dos cardãs. Achei grave a questão da agua junto ao cardã, relevando que essa infiltração deve acontecer de novo. Já o cardã, apesar de sujo e pequenas manchas de ferrugem achei em bom estado.

- Olhando os cardãs das LC 1200 na net, vi que geralmente são pintadas de cinza escuro ou cinza. Posteriormente, nas fotos do Roberto vi o cardã limpo e brilhando. Fiquei pensando se eles não jatearam de areia ou algum outro processo de limpeza que deixou brilhando todo na cor metalica e se isso não deixa mais exposto ao clima, afinal agora deve ter apenas a camada de graxa ( sabão de litio? Alguém sabe ? Heraldo? )

Fiquei pensando tb como funciona a vida útil do amortecedores com regulagem eletrônica, já que nos carros os amortecedores são trocados com 60k.

De resto achei o custo da revisão muito bom, quando comparado ao da concessionária, tendo em vista todo o serviço que foi realizado. A motoca parece realmente zerada.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder
Realmente a tinta original de proteção foi removida no jateamento ou lavagem com produto químico. Poderiam ter repintado a peça somente pra proteção mesmo, mas como não vai fazer diferença pois a oxidação não compromete a peça, só esteticamente. Nada que uma graxa azul de lítio não proteja. A poeira adere a graxa mas fica do lado de fora.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
  Responder
cerqueira Escreveu:Beleza de dica, Beto!!

Abçs
Luiz

Tens razão, mas creio ser por estética e segurança. Porém, o que acho curioso nesta "novela" dos cardãs, é por quê eles tem quebrado?
É que em função disso, muita gente abre, vê uma oxidação superficial e se assusta. Mas, vamos lá, se oxida é porque entra água ou humidade. O que eu questionaria a Bmw se tivesse uma 1200 é, aquele compartimento é estanque ou não? Se for por quê e onde há falha na estanqueidade?
Se não for o caso, uma oxidação superficial então é aceitável e certamente não causaria a quebra. Daí novamente a pergunta, por quê quebra? É muito fácil diante de uma peça quebrada ver se quebrou por fadiga (ficou algum tempo no processo de falha) ou quebrou por colapso pontual, travou e rompeu por exemplo. Aí foi uma causa pontual que precisa ser conhecida!
Enfim, essa paranóia no cardã deve ser rastreada e o modo de falha identificado corretamente! Senão, as vantagens do cardã que são propagadas como maciez na tocada, CONFIABILIDADE, e durabilidade foram para o espaço. Pois vejo colegas falando em lubrificar, desmontar etc,,,, regularmente.
Bem, espero ter ajudado.
  Responder
Penso que existe um equívoco conceitual de que cardã não exige manutenção!

Como tudo em todas as máquinas, a manutenção é a alma do negócio! Abrir uma vez cada 20k ao menos considero essencial para uma vida longa e feliz! Kkkk

Responder
Tb gostaria de mais informações sobre os motivos reais de quebra, como o Marcio colocou acima.

Perez
Leandro Perez
Ribeirão Preto/SP
R 1200 GS
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Recall do cardã? Olive 194 152,182 13-06-2024, 14:24
Última Mensagem: Gnegraes
  Sensor TPS R1200 GS 2015/2016 glauco-sc 4 8,069 20-04-2024, 11:30
  Modelo do bujão de dreno do cardã R1200GS 2018 yfigueired 5 1,530 15-07-2022, 12:03
Última Mensagem: yfigueired
  Achei esse video sobre o cardã legal. sal silva 48 125,916 31-05-2022, 13:39
Última Mensagem: Rromagnani
  Retentores suspensão dianteira gs 1200 2015 Eric Frank 11 3,985 06-11-2021, 18:49
  Retentor de bengala gs 1200 r 2015/2015 IvoRB 7 3,889 05-01-2021, 14:29
Última Mensagem: Reiner
  Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante cebaldocch 22 10,203 22-09-2020, 13:15
Última Mensagem: Marcelo DC
  Manutenção cardã e revisão premium Madeira performance Cesar.A 29 17,140 20-08-2020, 11:20
  Detalhe da montagem Coifas Carda GS R1200 2016 bernolidio 18 7,081 30-03-2020, 12:18
  Cardã soldado pela ferrugem. sal silva 233 444,389 14-03-2020, 11:38
Última Mensagem: gervasio

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)