Mas no fim das contas, quem teve problema precoce com o cardã, cruzeta ou diferencial no Fórum??
Quem eu lembre a do Krânio, que teve desgaste importante na peça que acopla ao "diferencial".
No mais, infiltração pela coifa ou oxidação, que deixa a coisa mais feia do que parece.
Chequei a minha com 50.000 kms, estava OK...na próxima troca de pneu abro novamente.
Trocar uma cruzeta aos 80.000, 100.000 kms não me parece tão grave assim.
Abçs
Luiz
Quando abrir o meu te falo e posto fotos aqui.Estes que apareceram cheios de agua tenho duvidas que as motos nao foram lavadas a locais apropriados.Pense em um peão jogando um jato de alta pressão na coifa,retirando a graxa e fazendo a agua penetrar com muita facilidade.
sal silva Escreveu:Quando abrir o meu te falo e posto fotos aqui.Estes que apareceram cheios de agua tenho duvidas que as motos nao foram lavadas a locais apropriados.Pense em um peão jogando um jato de alta pressão na coifa,retirando a graxa e fazendo a agua penetrar com muita facilidade.
Acho que vc. está certo! Na minha opinião os lava-jato são os responsáveis por isso.
Que eu me lembre, atravessei dois riachos um pouco mais fundos (um deles na praia de Castelhanos), e uns 3 ou 4 bem mais rasos que não poderiam infiltrar nada.
Fora isso só chuva!
cerqueira Escreveu:Mas no fim das contas, quem teve problema precoce com o cardã, cruzeta ou diferencial no Fórum??
Quem eu lembre a do Krânio, que teve desgaste importante na peça que acopla ao "diferencial".
No mais, infiltração pela coifa ou oxidação, que deixa a coisa mais feia do que parece.
Chequei a minha com 50.000 kms, estava OK...na próxima troca de pneu abro novamente.
Trocar uma cruzeta aos 80.000, 100.000 kms não me parece tão grave assim.
Abçs
Luiz
Concordo com vc. Cerqueira!
O problema que vejo é a cc NUNCA fazer essa manutenção! Basta abrir, lubrificar e a peça terá vida útil muito prolongada!
Se deixar a umidade se transformar em ferrugem e a peça ficar sem nenhuma lubrificação, certamente a vida útil será muito diminuída.
14-02-2018, 11:01
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-02-2018, 11:07 por P.ALMEIDA.)
Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão....
Rromagnani Escreveu:Concordo com vc. Cerqueira!
O problema que vejo é a cc NUNCA fazer essa manutenção! Basta abrir, lubrificar e a peça terá vida útil muito prolongada!
Se deixar a umidade se transformar em ferrugem e a peça ficar sem nenhuma lubrificação, certamente a vida útil será muito diminuída.
Tb acho que poderia ter no plano de manutenção ...nem que fosse a cada 50k km, ainda mais tendo em vista que não é algo assim tão demorado como alguns colegas já observaram.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar.
Com certeza terás um sistema duradouro.
Estarei em breve pintando o cardã com uma tinta bi-componente usada para reparos no submarinos. Ela adere em qualquer superfície. Postarei os resultados na sequência.
Saudações...
Possenti Escreveu:Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar.
Estarei em breve pintando o cardã com uma tinta bi-componente usada para reparos no submarinos. Ela adere em qualquer superfície. Postarei os resultados na sequência.
Saudações...
Valeu Possenti,tambem vou dar uma pintada na minha  ,mas espero que o WD resolva.
P.ALMEIDA Escreveu:Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão....
Legal Almeida,vou procurar esse dreno(buraco) no braço do Cardã.
Possenti Escreveu:Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar.
Saudações...
Caraca, tinta prá submarino é coisa de profissional...pode entrar agua à vontade agora!!
Possenti,
se tiver, posta uma foto da tua Elefantré 30.0...maquinão!!
Abçs
Luiz
|