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Relacao mais curta sem prejuizos?
#1
Pessoal, gostaria de contar com a experiencia do grupo. Meu caso eh o seguinte:
A chegada no meu sitio eh meio casca grossa nos ultimos 500 metros, com uma subida ingreme e cheia de buracos e pedras (algumas fixas, grandes, e muitas, muitas, pequenas e soltas...)
Estou sentindo que mesmo a primeira marcha da 800GS eh bem longa para encarar este trecho, e vejo que eu precisaria de um pouco mais de giro com um pouco menos de velocidade para controlar melhor a maquina
Alguem sabe se existe um conjunto de coroa/pinhao um pouquinho mais reduzido? Existe original? Terei algum prejuizo importante de velocidade final? Imagino que o velocimetro tera que ser recalibrado para refletir a nova relacao, certo?
Agradeco opinioes, pitacos, e tudo o mais
Abracos
Trovao
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#2
Trovao,

Nao conheco se tem relacao original menor... Mas reduzi-la deve te ajudar.
Abs,

Filipe Borges
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#3
Acho que a velocidade é medida na roda. Nesse caso não é necessário alterar nada no velocímetro.
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#4
A velocidade eh medida em um sensor que vai no pinhao. Creio eu que nao precisa calibrar.
Abs,

Filipe Borges
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#5
O consumo vai aumentar...
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#6
Pelo q entendi Luiz, o trecho com a subida é pouco. Nesse caso vai na embreagem. Não compensa trocar relação somente por um trecho curto. O q manda é a velocidade constante e tração, não o giro. Tem q ter constância na subida e evitar os calços. Minha dica: Tira a bunda do banco e dá no bucho p/ manter a velocidade dela. A prática vai te ensinando.
Abraço
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#7
Pedi uma opinião por e-mail para meu mecânico, pois a minha ideia de girico pode estar errada.
Como tinha uma BMW F 650 GS ano 2009 bicilindrica e vendi, fiquei om um kit original de coro e pinhão, sei que tem um ou mais dentes a menos que o da F 800 GS, sendo que a moto é a mesma até 2012, se não me engano, mas as posteriores creio não terem mudado as bitolas dessas peças.
Dai colocando a coroa e pinhão com um ou dois dentes a menos, vai diminuir a velocidade e aumentar a força, mas isso é o que eu acho, tem que er a opinião de quem entende.
Qualquer coisa me informa, pois são peças originais e te vendo mais barato.
adaltopontes@terra.com.br
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#8
coloca pinhão com 1 dente a menos!!! ja resolve!!
o ideal é sempre trocar coroa!!, mas o pinhão é mais facil!!!
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#9
obrigado pelas opiniões e comentários, pessoal.
Adicionalmente, quero compartilhar que eu ando no mesmo lugar com 3 motos diferentes:
- a 800 (acho quase impossível andar com ela a menos de 20 por hora, sem estar controlando na embreagem)
- uma Honda Bros 150, que é bem mais dócil e leve (óbvio) e a relação bem mais curta que a da 800
- uma Honda CRF 230 (às vezes, emprestada do meu vizinho) que é ainda melhor, neste sentido, pois a relação é muuuito mais curta ainda, o que torna as coisas ainda mais fáceis.
Não tenho habilidade de motocross – o máximo que faço é andar com muita frequência pelas estradinhas de terra, pois estou cercado delas – muita quilometragem, mas sem técnica de motocross (não vai ser agora, entrando na 3ª idade, que vou desenvolvê-las :eek: ). Por isso mesmo, não tenho condições de “passar por cima” dos obstáculos deste trecho, empinando, saltando, etc... muito menos com uma máquina do calibre e peso da 800... seria chão com certeza.
Planejo bater um papo com o chefe de oficina da Caltabiano semana que vem, para ir nos detalhes do que existe, em termos de alternativas de relação – se é que existe. Depois, eu compartilho aqui.
abraços
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#10
Trovão.

como te disse em Itamonte, , eu não mexeria não. tente usar mais a moto. vai ver que com tempo não vai mais notar esse DEFEÎTO rs

abrax
F l a v i l d o
Guarulhos/SP

Paixão em Duas Rodas <- Click Wink
[COLOR="#000080"]
RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy (2012)
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A vida é muito curta, por isso curta muito a vida...(Mauricio Saab - in Memory)
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