• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sensor de nível de combustível tipo fita
#1
Durante 3 anos a BMW utilizou um sensor de nível de combustível tipo fita, que se mostrou extremamente instável quanto à durabilidade.
Algumas motos apresentam falha, outras não. Daí a BMW ter retornado ao sistema de boia a partir de 2010 se não me engano.

Visitei um concessionário BMW (Klaus Mayer) para buscar algumas pecinhas que havia encomendado.
Fui atendido pelo consultor técnico do CC e que é engenheiro mecânico. Durante nossa conversa, mencionei o raio do sensor que tanta falha apresenta. Ele disse que é curioso, lá também há motos que nunca tiveram problemas, outras os donos simplesmente desistiram de trocar, mesmo em garantia da BMW. Mas ele citou o caso de um cliente que há tempos estava com o indicador marcando vazio permanentemente, teve um problema com a bomba de combustível e instalaram a versão mais recente, eletrônica. Assim que instalaram a nova bomba, o sensor voltou a funcionar e não deu mais problema. Não conseguiu fazer uma análise mais profunda do ocorrido, está esperando o cliente voltar para a próxima revisão e tentar entender.

Abaixo vão os detalhes:

Bomba de combustível indicada no ETK, original no ano de fabricação (a minha é 2009)
Part number 16 14 7680 379

Nova bomba eletrônica de combustível
Part number 16 14 8523 697
Preço 126,00 Euros (sem impostos para mim) e 150 Euros (com impostos)

O preço é praticamente o mesmo do sensor de nível. Ele ficou de me mandar informações adicionais assim que as tiver.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#2
Fala pessoal!
a minha 2009 me deixou na mão, o marcador que sempre funcionou bem estava marcando 3 "riscos" e a gasolina acabou, por sorte imaginei que fosse pane seca deitei a moto pra esquerda e consegui chegar no posto.
desmontei a tal da fita e olhei bem pra ela, limpei, montei e nada resolveu! kkkk

com a gs do meu irmão igual a minha, certa vez ele abasteceu com gasolina premium e o marcador pifou, agora abasteci também com a premium, vai que...
  Responder
#3
Aleksander Escreveu:Fala pessoal!
a minha 2009 me deixou na mão, o marcador que sempre funcionou bem estava marcando 3 "riscos" e a gasolina acabou, por sorte imaginei que fosse pane seca deitei a moto pra esquerda e consegui chegar no posto.
desmontei a tal da fita e olhei bem pra ela, limpei, montei e nada resolveu! kkkk

com a gs do meu irmão igual a minha, certa vez ele abasteceu com gasolina premium e o marcador pifou, agora abasteci também com a premium, vai que...

Não tem relação. Na Alemanha só há gasolina semelhante à Premium daqui, que em tese (no Brasil sempre precisamos ter um pé atrás) deve ser mais limpa e sem "cositas estrañas" misturadas...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#4
É então, a esperança é que limpe o sensor
Enchi o tanque no fds com a premium rodei 95 km e continua indicando cheio
  Responder
#5
Aleksander Escreveu:É então, a esperança é que limpe o sensor
Enchi o tanque no fds com a premium rodei 95 km e continua indicando cheio

Melhor assim: se for a zero, vai ficar alarmando no painel...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#6
Gnegraes Escreveu:Durante 3 anos a BMW utilizou um sensor de nível de combustível tipo fita, que se mostrou extremamente instável quanto à durabilidade.
Algumas motos apresentam falha, outras não. Daí a BMW ter retornado ao sistema de boia a partir de 2010 se não me engano.

Visitei um concessionário BMW (Klaus Mayer) para buscar algumas pecinhas que havia encomendado.
Fui atendido pelo consultor técnico do CC e que é engenheiro mecânico. Durante nossa conversa, mencionei o raio do sensor que tanta falha apresenta. Ele disse que é curioso, lá também há motos que nunca tiveram problemas, outras os donos simplesmente desistiram de trocar, mesmo em garantia da BMW. Mas ele citou o caso de um cliente que há tempos estava com o indicador marcando vazio permanentemente, teve um problema com a bomba de combustível e instalaram a versão mais recente, eletrônica. Assim que instalaram a nova bomba, o sensor voltou a funcionar e não deu mais problema. Não conseguiu fazer uma análise mais profunda do ocorrido, está esperando o cliente voltar para a próxima revisão e tentar entender.

Abaixo vão os detalhes:

Bomba de combustível indicada no ETK, original no ano de fabricação (a minha é 2009)
Part number 16 14 7680 379

Nova bomba eletrônica de combustível
Part number 16 14 8523 697
Preço 126,00 Euros (sem impostos para mim) e 150 Euros (com impostos)

O preço é praticamente o mesmo do sensor de nível. Ele ficou de me mandar informações adicionais assim que as tiver.

Sou do Rio de Janeiro e possuo um 1200 gs 2007, perfeita ,mas apresenta este problema de marcação de combustivel falsa, falando com pessoal de oficina especializada , soube de duas soluções possiveis :

1- Existe um software italiano que consegue corrigir o problema ,mas não é garantido ,problema pode voltar
2- trocar o que eles chamam de régua , custa em torno de R$ 2000,00 eo problema também pode voltar
3- minha solução : uso o hodometro parcial ,abasteço e assim tenho uma certa idéia do que está acontecendo e também de quando devo reabastecer .
Espero ter ajudado
  Responder
#7
roberto fr Escreveu:Sou do Rio de Janeiro e possuo um 1200 gs 2007, perfeita ,mas apresenta este problema de marcação de combustivel falsa, falando com pessoal de oficina especializada , soube de duas soluções possiveis :

1- Existe um software italiano que consegue corrigir o problema ,mas não é garantido ,problema pode voltar
2- trocar o que eles chamam de régua , custa em torno de R$ 2000,00 eo problema também pode voltar
3- minha solução : uso o hodometro parcial ,abasteço e assim tenho uma certa idéia do que está acontecendo e também de quando devo reabastecer .
Espero ter ajudado

Esta peça custa cerca de R$1.300 no CC. A vantagem é que a BMW dá 2 anos de garantia.
O incrível é que há fitas que nestes anos todos nunca deram problema. Outras parece ser produto falsificado do "original" chinês;... rs,rs,rs..
Por conta esta instabilidade, a BMW retornou para o sistema antigo de boia.

Não ouvi falar deste software, teria como você ter mais informações? Software há da própria BMW para fazer a calibração da fita sensora nova, antes de colocar no tanque. O scanner GS-911 também tem essa função, dentre outras.
Na web há um método de se resoldar os fios do sensor mediante pulso de alta tensão com acendedor de fogão piezométrico. Às vezes funciona, outras não.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#8
Faço parte do fórum do scanner GS-911.

Acabo de ler lá que um holandês inventou um pequeno circuito que faz a conversão do tipo de sinal do sensor tipo fita para o sensor tipo boia.
Com isso pode-se instalar a boia convencional dos modelos 2010 em diante e seus (nossos..) problemas acabaram... ( é não das Organizações Tabajara...)
Foi um grande sucesso mas ele abandonou o projeto devido à enorme procura e como não tinha estrutura para a demanda, parou de fornecer.
Uma pena. A BMW aparentemente não se interessou, pois está bancando a troca dos sensores de fita.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#9
Boas notícias !!!

Neste fórum descobri que um concessionário holandês BMW comprou os direitos de fabricação do Kit de Conversão para Boia.
Basta instalar o conversor na saída do sistema para a ZFE e trocar a Fita de nível por uma Boia de nível de 2010 em diante.

Já mandei um email a eles ppedindo mais informações, preço, etc., vamos ver a resposta semana próxima....

Abaixo vai foto do conversor de sinal:

[ATTACH=CONFIG]10315[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s)
.png   vlotter-converter_front-768x439.jpg_thumb.png (Tamanho: 12.22 KB / Downloads: 126)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#10
O conversor de sinal custa 110 Euros. E a boia 114 Euros.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Sensor embreagem Reiner 13 17,588 09-07-2024, 06:50
Última Mensagem: Doug
  Sensor Arvore de Câmes / Sensor de Fase / Sensor hall SergioRM 5 8,480 05-07-2024, 19:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Sensor de termostato de oleo kikoreda 2 10,328 12-05-2024, 12:12
Última Mensagem: Gnegraes
  Sensor TPS R1200 GS 2015/2016 glauco-sc 4 8,065 20-04-2024, 11:30
Última Mensagem: Gnegraes
  Trocando a Bateria do sensor RDC Junior_Bal 10 17,925 18-02-2024, 17:21
Última Mensagem: Emerson333
  Sensor de Marcha. sal silva 7 3,893 20-06-2023, 07:20
Última Mensagem: Reiner
  Bomba de combustível gs1200 ADV. 2011 asdrubal 11 4,595 10-06-2023, 16:33
Última Mensagem: Gnegraes
  Problemas no sensor de velocidade/ABS da R1200 GS Premium 2011 WViegas 19 12,485 06-12-2021, 13:08
Última Mensagem: Gnegraes
  Recall da Bomba de combustivel e Flange Roda Traseira - BMW R1200 GS 09/09 rossi 11 10,356 21-02-2021, 22:23
Última Mensagem: Reiner
  Marcador de combustível Aleksander 6 5,563 14-02-2021, 08:23
Última Mensagem: Gnegraes

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: