11-03-2016, 10:25
O ROTAX da BMW funciona com os cilindros em paralelo, isto é fato.
Tem motores que funcionam de forma alternada, ou seja, quando um cilindro está descendo, o outro está subindo. Não é o caso do ROTAX.
Se as duas velas acionassem ao mesmo tempo, não faria sentido, creio que o funcionamento correto é a ilustração que o Adriel postou.
As Harley-Davidson, operam com os cilindros defasados, mas não em 180gr. Dai o ruído característico das HD, com duas explosões bem perto uma da outra, seguidos de um intervalo maior até o prõximo par de explosões.
Tem motores que funcionam de forma alternada, ou seja, quando um cilindro está descendo, o outro está subindo. Não é o caso do ROTAX.
Se as duas velas acionassem ao mesmo tempo, não faria sentido, creio que o funcionamento correto é a ilustração que o Adriel postou.
As Harley-Davidson, operam com os cilindros defasados, mas não em 180gr. Dai o ruído característico das HD, com duas explosões bem perto uma da outra, seguidos de um intervalo maior até o prõximo par de explosões.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
