20-10-2016, 22:43
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-10-2016, 22:49 por Paulorod.)
Pelo que estou entendendo, tanto do texto em inglês quanto do site da BMW Brasil, o virabrequim roda 360 graus entre duas explosões.
Ou seja, os cilindros explodem separadamente, apesar de subirem juntos.
Sobem juntos uma vez explode o da direita, sobem outra vez e explode o da esquerda. Daí sucessivamente. Uma explosão a cada giro (360 graus) do virabrequim.
Acredito que se os dois cilindros estivessem no mesmo tempo, explodindo simultaneamente , o intervalo de ignição informado seria de 720 graus, e não de 360 como citam os dois textos.
Não sei, posso estar enganado, mas parece que o vendedor da concessionária BMW me informou errado!
Porém, estive lendo a respeito, a idéia de colocar os dois cilindros explodindo no mesmo tempo não é absurda.
Há motores que funcionam assim. São chamados "Twingles".
É inclusive comum, em algumas competições, alterarem o mapa de ignição e trocarem o eixo de comando de válvulas para que passem a explodir os dois cilindros simultaneamente.
Parece que há algum ganho de torque e melhoria da dirigibilidade, por algum motivo que desconheço!
Ou seja, os cilindros explodem separadamente, apesar de subirem juntos.
Sobem juntos uma vez explode o da direita, sobem outra vez e explode o da esquerda. Daí sucessivamente. Uma explosão a cada giro (360 graus) do virabrequim.
Acredito que se os dois cilindros estivessem no mesmo tempo, explodindo simultaneamente , o intervalo de ignição informado seria de 720 graus, e não de 360 como citam os dois textos.
Não sei, posso estar enganado, mas parece que o vendedor da concessionária BMW me informou errado!
Porém, estive lendo a respeito, a idéia de colocar os dois cilindros explodindo no mesmo tempo não é absurda.
Há motores que funcionam assim. São chamados "Twingles".
É inclusive comum, em algumas competições, alterarem o mapa de ignição e trocarem o eixo de comando de válvulas para que passem a explodir os dois cilindros simultaneamente.
Parece que há algum ganho de torque e melhoria da dirigibilidade, por algum motivo que desconheço!