Boa tarde a todos.
Não sou bom na escrita, mas vou tentar concatenar minhas palavras e opinar.
Olhei todas as dúvidas e opiniões e as minhas serão bem parecida com as de muitos colegas, mas poderão ter alguns fatores a mais, devido alguns fatores de vivencia e da idade.
O Edufialho citou comparações como marca, painel, cor e cavalete que na opinião dele soma na F 800 sobre a Taiger, isso para mim é só perfumaria, o que importa é a máquina, custo dela, manutenção, robustez, durabilidade, as duas motos são bonitas.
Agora vou dizer o que eu senti em andar na Taiger, pois tenho uma F 800 GS, só no ultimo ano rodei 33.000km em viagens dentro e fora do Brasil, antes tinha outra BMW f 650 GS bi cilíndrica, que rodei 30.000km em um ano que tive ela, portanto me acho qualificado para opinar.
Andei na Taiger de um amigo por uns 50 km no plano e subindo a serra de Porto Alegre para Nova Roma, a moto é tudo isso de bom que os colegas escreveram, eu vesti a moto, isso é outra coisa que tem que ser levada em conta, claro que a F 800 é superior na terra, mas eu ando 99,9% no asfalto e a Taiger não irá me deixar na mão nos 0,01% que eu ando na terra ou no ripio, não vou repetir aqui o que todos já falam de bom da Tiger, só digo que para asfalto, tanto estrada como cidade ela é melhor que a F 800 GS.
Outro fator importante, não sei quanto ela pesa, mas tenho ela sobre meu domínio, pois vesti ela, enquanto que a F 800 estou sempre na corda bamba para cair parado, pois tenho 1,70m de altura, e tanto a BMW F 650 GS como a Taiger, são ideais para quem tem menos de 1,75m.
Ai tem o problema da Taiger esquentar o motor mais que a F 800, verdade e como ela entrou agora aqui e não tem uma temporada inteira, com testes de para e anda das grandes cidades em um verão escaldante e pegar 50º como peguei no Atacama, com as duas BM que tive e não ferver, nem passar do nível normal da temperatura, no máximo a ventoinha do radiador ligar, isso sim é dúvida e comparativo e não perfumaria.
Vamos para assistência técnica, peças, manutenção, ricol, concessionária e atendimento:
No que as concessionárias BMW são melhores que a da Trimph, com raras exceções as concessionárias da BMW não péssimas no atendimento e no trato com os clientes de MOTOCICLETAS, vide a de Porto Alegre, portanto o número de concessionarias maior da BMW sobre a Trimph não quer dizer nada, porque melhor ter uma concessionária em cada capital, mas com todas as peças para manutenção, bom atendimento, preços justos, não os que praticam aqui, pois compro tudo da Alemanha e Inglaterra, mesmo pagando os impostos as mercadorias chegam aqui mais baratas que aqui na loja e uma dica, quem pode mandar para casa de amigo ou parente em Santa catarina, os impostos são menores do que para aqui no RS.
Problemas as F 800 também tem, é só olhar os relatos, bomba d'água, ricol branco, as F 800 de 2012 em diante, os manetes com problemas crônicos, sem péssas para reposição, parecem coisas simples, mas vai ficar sem pisca, luz ou a buzina tocando sem parar, ou um problema na bomba d'água em pleno deserto ou no chaco argentino.
Então a BMW mesmo sendo Alemã, perdeu a credibilidade depois de ter nacionalizado as G 650 e F 800, com peças da china, barateo o custo mas caiu a qualidade, vê se acontece isso na Alemanha, USA, Inglaterra, creio que não e se acontecer isso lá a história sera outra.
Quanto a liquidez, não vejo vantagem da BMW sobre as outra motos, é só olhar o site
http://www.moto.com.br ou outro qualquer, tem motos com baixa quilometragem ano 2009 em diante, até 2011 por R$10.000,00 a menos que uma nova, cada ano eles colocam uma perfumaria na moto para engambelar a nós, essa mesma motocicleta mas sem a tração era vendida por R$39.900,00 a um ano atras, hoje deve estar em R$32.900,00 não fui pesquisar valores, por isso não criem polemica por diferenças baixas.
E a Tiger sai R$29.900,00 (+-), com essa diferença de valores eu compro a tiger, equipo toda ela com baus de alumínio ou Givi, coloco todos os protetores, bolça de tanque, tudo vindo de fora e sobra dinheiro para comprar a roupa, botas, capacete e quem sabe sobre para pagar o seguro.
A diferença de valores das duas motos é muito grande enquanto que na qualidade não é no mesmo percentual, sem falar que os alemães estão deixando a desejar na credibilidade, é só olhar todos os fóruns das BMW sobre reclamações sem respostas, clientes tendo que entrar na justiça para garantir seus direitos.
Ai podem perguntar o porque tenho F 800 GS e já são duas, porque não compro moto zero, compro moto na concessionária em Florianópolis, ótimo atendimento, motos com km baixa, na garantia, por ex. a ultima peguei com 3.000km por R$4.000,00 abaixo do valor da moto do ano, emplacada, com alguns acessórios.
E temos uma vantagem aqui em Porto Alegre, temos um mecânico muito bom que trabalhou na BMW e saiu de lá e presta serviço para KTM, colocou uma oficina para ele, quando não posso levar a moto em Floripa para fazer revisões levo nele aqui.
Sim fiz as revisões da garantia em Floripa, sai mais barato que aqui em Porto Alegre, tiro todo valor da viagem e ainda passeio na casa do meu irmão e sobra dinheiro.
Resumo, se eu fosse comprar uma moto hoje, compraria a Tiger usada, com uns 4.000 km, muito melhor custo beneficio.
Tomara que tenha ajudado, desculpe se me alonguei.