beier Escreveu:Estou saindo de uma BMW F800R e partindo para uma big trail, comprei uma Triumph Explore 800XR na cor preta, motor tricilindrico, com 95 CV, ABS e controle de tração. Devo pegá-la até a próxima sexta-feira (02/12). Será meu auto-presente de aniversário e natal. Ter uma Big Trail sempre foi um sonho antigo, meu foco era uma 800GS mas o preço que a BMW pede é muito alto.
A F800R entrou na minha vida meio ser querer. A moto estava em ótimo estado, baixa quilometragem e por um excelente preço. Acabei comprando. Agora chegou a hora mandar ela em frente. Está entrando no negócio pelo mesmo preço que comprei a um ano atrás. É uma excelente moto, a lamentar o custo de manutenção que a concessionárias cobram.
Mas é isso, agora os rolês serão a bordo da Triumph.
Especificamente entre as 800, eu também prefiro a triumph.
[SIZE=7]ABREU - Brasília DF
[B][COLOR="#0000CD"][SIZE=5][COLOR="#8B4513"]2021 BMW F850GS ADVENTURE [/COLOR][/COLOR][/SIZE][/B][/SIZE]
Ex MZ 250 RSE, HONDA Strada 200, SUZUKI DR650 RSE, SUZUKI Bandit 600, KAWASAKI Vulcan 800 Classic, HONDA Falcon 400, SUZUKI Marauder 800, KAWASAKI Vulcan 750, KAWASAKI Vulcan 500, HARLEY DAVIDSON Sportster 883, SUZUKI Vstrom 650, HARLEY DAVIDSON Softail Heritage, HARLEY DAVIDSON Ultra Electra Glide 1600, HARLEY DAVIDSON Street Glide 1700, HARLEY DAVIDSON Ultra Electra Glide Classic CVO 1800, INDIAN Chieftain 1811, 2018 BMW R 1200 GS (La Negra), 2019 BMW R 1200 GS, 2020 R 1250 GE e 2020 R 1250 GS ADVENTURE.
"[I][SIZE=6]SIBI IPSE FIDELIS MANET"...[/I][/SIZE]
Abreu Escreveu:Especificamente entre as 800, eu também prefiro a triumph.
Depois você conta para nós a tua surpresa em verificar que a Triumph também é cara na manutenção....
Boa sorte com a nova moto !!!
Gnegraes Escreveu:Depois você conta para nós a tua surpresa em verificar que a Triumph também é cara na manutenção....
Boa sorte com a nova moto !!!
A Triumph tem a manutenção mais cara que a BMW, e o atendimento das CCS é tão ruim ou pior que o nosso. Sobre as motos acho que eu iria de GS, mesmo capada... Sábado estive na CC Triumph em Campinas com um amigo que ia instalar um protetor e arrumar o pezinho... fiz um TD na Tiger 800 nova, com painel TFT e tudo... A moto é legal, mas esse negócio do motor andar sempre com altas rotações não me atraiu muito... Falta um pouco de torque em baixas rotações...
Ah... o amigo que tinha problema com o pezinho arrumou um barraco na CC... alegaram que era mau uso... Detalhe... desde a primeira revisão ele reclama disso e agora que a moto tem 10.000 km jogaram o problema pra ele... Até onde sei fez um verdadeiro dossiê e enviou uma reclamação para a matriz inglesa!
14-03-2019, 20:55
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2019, 07:46 por Gnegraes.)
Rromagnani Escreveu:A Triumph tem a manutenção mais cara que a BMW, e o atendimento das CCS é tão ruim ou pior que o nosso. Sobre as motos acho que eu iria de GS, mesmo capada... Sábado estive na CC Triumph em Campinas com um amigo que ia instalar um protetor e arrumar o pezinho... fiz um TD na Tiger 800 nova, com painel TFT e tudo... A moto é legal, mas esse negócio do motor andar sempre com altas rotações não me atraiu muito... Falta um pouco de torque em baixas rotações...
Ah... o amigo que tinha problema com o pezinho arrumou um barraco na CC... alegaram que era mau uso... Detalhe... desde a primeira revisão ele reclama disso e agora que a moto tem 10.000 km jogaram o problema pra ele... Até onde sei fez um verdadeiro dossiê e enviou uma reclamação para a matriz inglesa!
Sempre achei o motor da Tiger um "falso" 2 tempos...... Só anda com o "cabo enrolado"....
Não conheço a Triumph 800.
Tive a TEX 1200 por mais de 3 anos e rodei quase 40 mil km, sem problemas tanto no atendimento da CC, quanto na manutenção (preços compatíveis com demais motos premium).
Por sinal, considerando Brasília, acho o atendimento da Triumph melhor do que o da BMW.
Quanto ao motor, ainda sinto falta dos 3 cilindros - bem mais arisco que o da BMW - e sou bastante "tiozão", ou seja, bem "marcha lenta".
Mas, como não se pode ter tudo, fiquei com o "conjunto" da BMW - porém, ainda guardo boas lembranças da TEX.
cerqueira Escreveu:Quando da utilização do óleo semi-sintético, a troca era indicada com 5.000 kms.
Essa mudança na BMW aconteceu há uns 5 anos.
Abçs
Luiz
Cerqueira,
Negativo. Minha GS é de 2009 e recomendavam a troca de óleo a cada 10k.
Apropo, me loguei em um site alemão especializado em BMWs com motor Boxer. As informações são muito técnicas e detalhadas, os moderadores são engenheiros e profundos conhecedores de motores e seus subsistemas.
Estou trocando informações sobre Óleos com o especialista deles, o Gerd, e assim que tiver recebido mais algumas informações dele, vou abrir tópico novo específico.
O site é o Powerboxer.de. O Thomas (Iceman) já visitou e gostou do que viu. Para quem lê alemão é como jogar um pinto no lixo, verdadeiro parque de diversões...
Guilherme,
a indicação de km da troca do semi sintético com 5.000 kms foi indicada na oficina da Power, principalmente se o predomínio fosse de uso urbano, ainda que as revisões com 10.000 kms (fiz isto nas 2005, 2007, 2009 e 2011).
Muitos amigos de ACs fazem como eu e acabei achando que era indicação da fábrica...dei uma checada no manual e não encontrei nada neste sentido, como você comentou.
Tive impressão que óleo sintético passou a ser adotado em 2013, com a chegada das LCs, esticando o período de troca.
O manual também não fala em abrir para checar o cardã e fiz em todas...na 2005, nem havia indicação para a troca do óleo do diferencial.
Apesar de parecer jogar dinheiro fora, vou continuar trocando o semi-sintético a cada 5 K, abrindo o cardã e outras coisinhas mais que o manual não indica, mas que me tranquiliza no uso da motoca...coisa de velho!!
Abraço e obrigado pela correção na informação que passei equivocadamente!!
Luiz
19-03-2019, 20:21
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-03-2019, 22:01 por Gnegraes.)
Cerqueira,
Quanto a óleos e seus tipos, escrevi hoje que deverei publicar um resumo sobre esse tema.
Faço parte hoje de um site alemão dedicado a BMW, especialmente motores Boxer, de todas as épocas. O pessoal tem um conhecimento técnico assustador, de engenheiros que trabalham na indústria automobilística e de motos. O nível de detalhes técnicos é muito profundo.
Estou aguardando uma resposta do Gerd sobre um detalhe de lubrificação. Assim que receber esta resposta, vou fazer um resumo e distribuir a todos.
O Thomas (Iceman) fala fluentemente alemão e já visitou o site, gostou muito.
Só para você ver sobre o que estou falando, veja este tópico sobre teste da sonda lâmbda. Mesmo estando em alemão, veja a que nível de detalhes esses caras vão, clique nas figura se elas se expandem para melhor leitura. Tem tópicos em detalhe sobre tudo que se possa imaginar no site deles...
https://www.powerboxer.de/theorie-te...mbdasonde-test
Quanto ao tema cardã, já foi muito discutido aqui. Em minha opinião poucos de nós presta a devida atenção em verificar rotineiramente o estado das coifas de borracha, se foram montadas corretamente e utilizando o lubrificante indicado em manual. Essas coifas são fundamentais na estanqueidade da balança, impedindo que água e sujeira entre no seu interior.
Ví muita foto de cardãs, eixos e balança totalmente oxidados devido à entrada de água. Motivo disso? Coifa de borracha mal montada ou ressecada pelo tempo de uso.
Muito pouca gente se dá ao trabalho de ter a rotina de inspecionar a moto em detalhes, mesmo que seja uma inspeção visual. Manutenção preventiva elimina a necessidade da manutenção corretiva...
Outro ponto: a tabela de manutenção da BMW indica trocar o óleo do par cônico do diferencial e do câmbio (change gear oil) a cada 20.000km
Veja o anexo: https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAi7R-WJfpGmAUn8w
Use sempre, mas SEMPRE, o óleo indicado pelo fabricante para a tua moto, de acordo com o ano de fabricação. Óleo sintético pode ser fantástico para motores projetados e fabricados para o seu uso, mas pode ser um desastre em uma BMW 1985.... Se teu manual fala em óleo semi~-sintético ou mineral, use o que eles indicam e ponto final.
Quando publicar o resumo das minhas trocas de mensagens com o Gerd, alguns alertas importantes farão muitos pensarem com cuidado.
O manual de proprietário trás infelizmente pouca informação. Os próprios conce$$ionários aqui fazem de tudo para esconder informações que no resto do mundo são públicas. Quer um exemplo? O link brasileiro do site oficial BMW não permite entrar no catálogo oficial de peças, um absurdo.
Mas aqui temos todas as informações necessárias, já publiquei inclusive o caminho das pedras para acessar este catálogo eletrônico na BMW da Alemanha, e você o lê em português....
Beleza Guilherme,
bastante claro!!
E busque essas informações para nós, mas não conte com o Thomas para te ajudar...pode ter fluência no alemão, mas o português é horrível!!
Abçs
Luiz
|