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Uma ajuda na escolha do óleo
#61
Marco,

Particularmente, completaria com o mesmo oleo....
E checa o nível de acordo com o manual. ...

Sds

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#62
Gnegraes Escreveu:Fabrício,

Portão me parece ficar no RS, certo? Faz frio aí...
Use óleo 5W40, pode ser Castrol (excelente), Motul, Shell, etc. desde que as especificações sejam no mínimo API SL JASO MA2.
Até pouco tempo atrás o "óleo BMW" era Castrol, mudaram agora para Shell devido a acordos comerciais entre eles.
Mas nenhum fabricante usaria ou indicaria um óleo de segunda, pode ter certeza.

Por que 5W40? Por que esta designação te garante uma boa partida do motor frio, no FRIO.
Se você morasse aqui em SP, temperatura ambiente média mais quente, pode ser um 15W50.

Óleos sintéticos são melhores que os óleos semi-sintéticos, que são melhores que os óleos minerais.
Não se deve usar sintético apenas na fase de amaciamento do motor, segundo a BMW, depois está liberado.

Escrevi este texto e publiquei aqui, um resumo para entender a codificação SAE de óleos lubrificantes.
Basta acessar o link abaixo no OneDrive:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfNe-A4J...g?e=r9HdgY

Sopa de letrinhas:
API American Petroleum Institut
SL classificação de tipo de Serviço do motor, a segunda letra é a versão.
JASO Japanese Automotive Standards Organization
MA2 é uma classificação de óleos para embreagens banhadas a óleo

Esse período de amaciamento seriam os primeiros 1000km, erto?
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#63
drluipe Escreveu:Esse período de amaciamento seriam os primeiros 1000km, erto?

Luis,

O período de amaciamento dura por volta de 5.000km.

O óleo é trocado aos 1.000km iniciais pelo fato que o assentamento de todas as superfícies em atrito produz uma quantidade razoável de metais muito finos, retidos em sua maior parte no filtro de óleo mas ainda também dissolvidos no óleo.
Essa mistura de óleo e partículas é abrasiva e por este motivo o óleo é trocado prematuramente.
Os primeiros 1.000km são críticos no amaciamento.

Usaria óleo sintético após 10.000km, com o motor totalmente amaciado.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#64
Obrigado Reiner, acabei indo até Campinas buscar o óleo na CCS msm.
Um abrass
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#65
Markinho Escreveu:Obrigado Reiner, acabei indo até Campinas buscar o óleo na CCS msm.
Um abrass

Marco,

Emendando no conselho do Reiner, sempre que completar o nível use o mesmo óleo.
Óleos diferentes possuem aditivos específicos da marca e não é saudável fazer salada de frutas.
Todos os óleos que mencionamos aqui no fórum são top de mercado e fáceis de encontrar, nada justifica ficar fazendo "degustação gourmet"...
Adote uma marca e siga com ela....

Os motores boxer BMW consomem óleo, é normal. Algo como 200ml a cada 1.000km.
Óbvio que pode variar, dependendo da temperatura, tipo de rodagem cidade / rodovia, etc.
Siga o Manual: moto no cavalete, motor quente, aguarde 5 minutos e faça a leitura no visor.
Cinco minutos é tempo suficiente para quase todo o óleo retornar ao cárter.
A temperatura média do óleo no cárter é de 140 graus C. A diferença entre fazer a leitura a quente e a frio é bastante grande, algo em torno de 13%, que é a variação volumétrica neste intervalo de temperatura (20 - 140)...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#66
Obrigado tb Guilherme! Pois é, acabei tendo que ir até a CCS já que qdo fiz a revisão de 20k foi colocado esse óleo. Acabei esquecendo de já trazer um extra.
É que qdo tinha a Triumph eles usam o Castrol Racing na CCS, e esse modelo vc acha em lojas de óleo. Já o Advantec somente na CCS msm.
Mas tb serviu de “desculpa” pra dar um voltinha em plena segunda feira kkk.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Abrasss
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#67
Gnegraes Escreveu:Luis,

O período de amaciamento dura por volta de 5.000km.

O óleo é trocado aos 1.000km iniciais pelo fato que o assentamento de todas as superfícies em atrito produz uma quantidade razoável de metais muito finos, retidos em sua maior parte no filtro de óleo mas ainda também dissolvidos no óleo.
Essa mistura de óleo e partículas é abrasiva e por este motivo o óleo é trocado prematuramente.
Os primeiros 1.000km são críticos no amaciamento.

Usaria óleo sintético após 10.000km, com o motor totalmente amaciado.


Grato pelas informações Guilherme!!! Precisão cirúrgica nas informações!
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#68
O óleo pode ser qualquer um, desde que seja semi sintético ou sintético (até mineral em caso de emergencial) oque não pode é ficar sem óleo...

Se é Motul, Shell, Castrol, não importa! e a viscosidade 5w40, 10w40 também não importa desde que faça a troca completa..
Mas tecnicamente seguindo a lógica um Óleo 10w40 é melhor em areas mais quentes faz mais sentido do que um 0w20 por exemplo...

Mas assim caso esteja em uma viagem e você não tem opção de por um óleo Motul 5100 10W40 que é padrão nas BMW.. vc pode usar um de outra marca com com outro tipo de viscosidade até conseguir chegar em um local que tenha o óleo adequado e realizar a troca!
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#69
shw Escreveu:O óleo pode ser qualquer um, desde que seja semi sintético ou sintético (até mineral em caso de emergencial) oque não pode é ficar sem óleo...

Se é Motul, Shell, Castrol, não importa! e a viscosidade 5w40, 10w40 também não importa desde que faça a troca completa..
Mas tecnicamente seguindo a lógica um Óleo 10w40 é melhor em areas mais quentes faz mais sentido do que um 0w20 por exemplo...

Mas assim caso esteja em uma viagem e você não tem opção de por um óleo Motul 5100 10W40 que é padrão nas BMW.. vc pode usar um de outra marca com com outro tipo de viscosidade até conseguir chegar em um local que tenha o óleo adequado e realizar a troca!

Esse Motul 5100 10w40 é um semisintético?
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#70
drluipe Escreveu:Esse Motul 5100 10w40 é um semisintético?

sim... antes a BMW usava este óleo nas motos, tb usou castrol agora usa o oleo próprio...
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