Veja bem, nós estamos falando de deixar ligado o ABS em situação de passeio, tocada bem tranquila.
Se estiver devagar, fazendo a pilotagem tranquila, só passeando, o ABS da conta mesmo na terra.
Se for acelerar um pouco mais é pq tem experiência para andar da forma que estará andando. E se vai andar mais rápido é pq manja de frenagem e não vai necessitar do ABS.
E se não estou enganado, o sensor do ABS da F800GS é ativado por um sensor que detecta que a roda parou de girar e libera o freio. Se for assim mesmo em nada interfere o a aderência com o sensor. Vai ativar mais pq na terra a roda vai tender a travar mais fácil na frenagem. Me corrijam se não for isso. Estou aqui pra trovar ideia e aprender.
Abraço.
baddan Escreveu:Bem, só lembrar em que terreno o ABS foi ajustado: asfalto
Se vc no off road, mesmo andando devagar, se deparar com um carro, vai precisar dos freios sem “passar reto”
Baddan,
Só um comentário: o ABS não é ajustado para o asfalto. Não importa o terreno que você tenha embaixo das rodas, o sensor vai ler que a roda parou de girar mas o veículo continua andando. O efeito de "tremidação" que se sente no freio com o ABS atuando, é uma sequência muito rápida de "solta / freia" na roda. Esse efeito impede que a roda trave e deslize sobre o piso e você "siga em frente"....
Há uma sequência definida pelo computador de bordo ao se desligar o ABS: primeiro desliga o sistema na roda dianteira; se você pisar no freio traseiro, aí será desligado este também.
E apenas lembrando: a BMW, e no modelo GS, foi a primeira moto no mundo a utilizar ABS.....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...