Baita trip essa companheiro. Parabéns.
Acho que a vibração é característica intrínseca do próprio motor (Rotax); não acredito em ausência de vibração nessa motorização.
Vlw !!
Leonardo, seja muito bem vindo! Parabéns pela linda viagem! Imagino como deve ter sido essa aventura e quando puder nos conte mais detalhes.
Acredito que a vibração que você comentou não se refere a vibração normal de funcionamento do motor e sim, provavelmente causada por falta de balanceamento da roda dianteira ou, mais possivelmente, seja o efeito "shimmy" causado pela retirada de um dos pesos do guidão.
Olá Tolentino! Muito obrigado pelas boas vindas, pretendo participar bastante aí do fórum.
A vibração é a do motor mesmo. Eu acho que a GS vibra bastante em alta rotação. Moto parada, acelerando, mesmo efeito.
No meu caso piorou um pouco a situação pela substituição do peso externo da manopla direita pelo cruise control. Dá pra ver pela imagem nos retrovisores que a manete direita vibra mais.
Essa vibração causa fadiga na mão e braços. Nessa viagem, nos trechos em que era possível usar o cruise, era ótimo. Nos que não era, a vibração judiava um pouco.
Eu acho que é possível colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso.
Acho que é a única coisa que falta pra transformar essa na moto definitiva pra mim!
Interessante sua ideia ... colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso; faça a experiência e nos relate por favor.
Não quero parecer incrédulo, mas a suavidade de um quato cilindros acho improvável em sede de bicilíndrico. Em frente, saúde !!
Geov Escreveu:Interessante sua ideia ... colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso; faça a experiência e nos relate por favor.
Não quero parecer incrédulo, mas a suavidade de um quato cilindros acho improvável em sede de bicilíndrico. Em frente, saúde !!
E aí Geov! Também acho bem impossível a suavidade do 4 cilindros. Mas melhorar acho que dá!
Acho que a GS tem essa característica por serem cilindros "gêmeos", que sobem e descem juntos. Essa solução deixa o motor bem esperto e elástico, ele sobe e desce de giro bem rápido, e a sexta marcha anda desde 60 até 200 sem reclamar... Mas causa a vibração alta como de uma monocilíndrica. Eu tenho uma Buell, 2 cilindros em V que sobem e descem separados, e ela não vibra nada em alta rotação (em baixa ela vibra tanto que anda sozinha...). Em compensação, a Buell não aguenta andar em baixa rotação (não tem elasticidade) e tem que passar marcha o tempo todo.
Eu já tive uma CB 500, que tem o motor na mesma configuração da GS de 2 cilindros gêmeos, e aumentar o peso no guidon da CB foi uma solução excelente pra vibrar menos!
E outra, o fato de ter retirado o peso da manete direita da GS para instalar o cruise control fez ela vibrar mais. É bem nítido a diferença de vibração pela imagem que se vê nos 2 retrovisores, o retrovisor da direita vibra bem mais agora. Então, estou supondo que aumentar os pesos teria o efeito de vibrar menos.
Fora isso o único lugar que imaginei que poderia atuar é na borracha que fica entre o guidon e a bandeja, que tem exatamente a função de amortecer a vibração um pouco. Talvez colocar uma mais espessa.
Aee LEOMUZZI, bah não sabia essa aí de subida conjunta e elasticidade ........ Sou aquele motociclista zero a esquerda em mecânica (kkkk).
Então, como tenho HD (twin can 103) e vinha da Teneré 660Z (Benelli) acho a vibração da F800 bem razoável, mas certamente não se compara à suavidade dos quatros cilindros (tive uma XJ6F, um espetáculo). Agora essa sua solução, aliada à relatada experiência da CB 500, é muito interessante mesmo .... Se, de fato, fizer as alterações em questão nos conte ...
Forte abraço e Feliz Natal........ Saúde
25-12-2012, 07:37
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-12-2012, 07:40 por TOLENTINO.)
O motor ROTAX da F800GS tem uma "terceira biela" que gira no sentido oposto as bielas dos pistões e que atua como elemento balanceador e assim reduzir as vibrações. Funciona, claro, mas não "zera" as vibrações geradas pelos dois cilindros subindo e descendo juntos. De qualquer maneira, tudo é uma questão de referência, ou seja, depois de dar uma volta numa XT (e perder alguma obturações pelo caminho) qualquer um vai achar que a F800GS não vibra nadinha....
Eu vim de motos 4 cilindros e o que eu mais temia era justamente essa "característica" dos motores 2 cilindros, mas confesso que fiquei agradavelmente surpreso com a baixa vibração da F800GS e me adaptei rapidamente.
O que sinto falta mesmo, e isso não tem jeito, é do ronco dos motores 4 cilindros...ô maravilha!
leomuzzi,
Seja bem vindo.
Tenho vontade de fazer essa viagem, até o Ushuaia.
Estou programando para o ano de 2014 ou 2015.
Ainda vamos nos falar para pegar informações.
Abraços e um Feliz Natal e um grande 2013 !!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Sem problemas Cássio, tamos aí pra trocar experiências mesmo!
Já fui pra Machu Picchu e Oiapoque no extremo norte. A viagem de Machu Picchu está muito bem relatada nesse blog: http://pdfmc.wordpress.com/category/machu-picchu/ . Pretendo em breve terminar de relatar a de Oiapoque e em seguida fazer o relato de Ushuaia!
Qualquer coisa estamos aí!
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