• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Viagem a Ushuaia - 15.000 km de F 800 GS
#1
Bom dia pessoal! Acabo de me cadastrar no fórum e gostaria de me apresentar.

Meu nome é Leonardo, sou mineiro de Belo Horizonte e há 3 meses comprei uma F 800 GS. Antes possuía uma Buell Ulysses (na verdade ainda possuo).

Semana passada cheguei de uma viagem a Ushuaia na Argentina. Foram 15.000 km com a GS, que já posso dizer que é a moto ideal para essas aventuras!

A moto é simplesmente sensacional, tudo o que eu esperava de uma grande aventureira. Eu acho que o único "defeito" da GS é que ela vibra muito o guidon a partir de 5000 rpm. A minha está com Cruise Control do lado direito e isso faz com que o acelerador vibre mais ainda, porque se retira o peso original. Alguém já teve alguma solução para a vibração da GS? Penso em colocar pesos maiores internos e externos no guidon, ou trocar o amortecedor que fica entre o guidon e a balança por um mais eficiente.

Abaixo seguem algumas fotos.

Abraços!

[ATTACH=CONFIG]425[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]426[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]427[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]428[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]429[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]430[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]431[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]432[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]433[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]434[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   DSC01710.jpg (Tamanho: 61.78 KB / Downloads: 384)
.jpg   DSC01716.jpg (Tamanho: 92.39 KB / Downloads: 374)
.jpg   DSC01742.jpg (Tamanho: 95.01 KB / Downloads: 379)
.jpg   DSC01816.jpg (Tamanho: 92.58 KB / Downloads: 374)
.jpg   DSC01831.jpg (Tamanho: 44.44 KB / Downloads: 376)
.jpg   DSC01898.jpg (Tamanho: 96.4 KB / Downloads: 371)
.jpg   DSC01925.jpg (Tamanho: 82.52 KB / Downloads: 368)
.jpg   DSC01933.jpg (Tamanho: 98.27 KB / Downloads: 373)
.jpg   DSC01936.jpg (Tamanho: 96.56 KB / Downloads: 370)
.jpg   DSC01995.jpg (Tamanho: 86.97 KB / Downloads: 372)
  Responder
#2
Baita trip essa companheiro. Parabéns.
Acho que a vibração é característica intrínseca do próprio motor (Rotax); não acredito em ausência de vibração nessa motorização.
Vlw !!
  Responder
#3
Leonardo, seja muito bem vindo! Parabéns pela linda viagem! Imagino como deve ter sido essa aventura e quando puder nos conte mais detalhes.

Acredito que a vibração que você comentou não se refere a vibração normal de funcionamento do motor e sim, provavelmente causada por falta de balanceamento da roda dianteira ou, mais possivelmente, seja o efeito "shimmy" causado pela retirada de um dos pesos do guidão.
  Responder
#4
Olá Tolentino! Muito obrigado pelas boas vindas, pretendo participar bastante aí do fórum.

A vibração é a do motor mesmo. Eu acho que a GS vibra bastante em alta rotação. Moto parada, acelerando, mesmo efeito.

No meu caso piorou um pouco a situação pela substituição do peso externo da manopla direita pelo cruise control. Dá pra ver pela imagem nos retrovisores que a manete direita vibra mais.

Essa vibração causa fadiga na mão e braços. Nessa viagem, nos trechos em que era possível usar o cruise, era ótimo. Nos que não era, a vibração judiava um pouco.

Eu acho que é possível colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso.

Acho que é a única coisa que falta pra transformar essa na moto definitiva pra mim!
  Responder
#5
Interessante sua ideia ... colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso; faça a experiência e nos relate por favor.
Não quero parecer incrédulo, mas a suavidade de um quato cilindros acho improvável em sede de bicilíndrico. Em frente, saúde !!
  Responder
#6
Geov Escreveu:Interessante sua ideia ... colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso; faça a experiência e nos relate por favor.
Não quero parecer incrédulo, mas a suavidade de um quato cilindros acho improvável em sede de bicilíndrico. Em frente, saúde !!

E aí Geov! Também acho bem impossível a suavidade do 4 cilindros. Mas melhorar acho que dá!

Acho que a GS tem essa característica por serem cilindros "gêmeos", que sobem e descem juntos. Essa solução deixa o motor bem esperto e elástico, ele sobe e desce de giro bem rápido, e a sexta marcha anda desde 60 até 200 sem reclamar... Mas causa a vibração alta como de uma monocilíndrica. Eu tenho uma Buell, 2 cilindros em V que sobem e descem separados, e ela não vibra nada em alta rotação (em baixa ela vibra tanto que anda sozinha...). Em compensação, a Buell não aguenta andar em baixa rotação (não tem elasticidade) e tem que passar marcha o tempo todo.

Eu já tive uma CB 500, que tem o motor na mesma configuração da GS de 2 cilindros gêmeos, e aumentar o peso no guidon da CB foi uma solução excelente pra vibrar menos!

E outra, o fato de ter retirado o peso da manete direita da GS para instalar o cruise control fez ela vibrar mais. É bem nítido a diferença de vibração pela imagem que se vê nos 2 retrovisores, o retrovisor da direita vibra bem mais agora. Então, estou supondo que aumentar os pesos teria o efeito de vibrar menos.

Fora isso o único lugar que imaginei que poderia atuar é na borracha que fica entre o guidon e a bandeja, que tem exatamente a função de amortecer a vibração um pouco. Talvez colocar uma mais espessa.
  Responder
#7
Aee LEOMUZZI, bah não sabia essa aí de subida conjunta e elasticidade ........ Sou aquele motociclista zero a esquerda em mecânica (kkkk).

Então, como tenho HD (twin can 103) e vinha da Teneré 660Z (Benelli) acho a vibração da F800 bem razoável, mas certamente não se compara à suavidade dos quatros cilindros (tive uma XJ6F, um espetáculo). Agora essa sua solução, aliada à relatada experiência da CB 500, é muito interessante mesmo .... Se, de fato, fizer as alterações em questão nos conte ...

Forte abraço e Feliz Natal........ Saúde
  Responder
#8
O motor ROTAX da F800GS tem uma "terceira biela" que gira no sentido oposto as bielas dos pistões e que atua como elemento balanceador e assim reduzir as vibrações. Funciona, claro, mas não "zera" as vibrações geradas pelos dois cilindros subindo e descendo juntos. De qualquer maneira, tudo é uma questão de referência, ou seja, depois de dar uma volta numa XT (e perder alguma obturações pelo caminho) qualquer um vai achar que a F800GS não vibra nadinha....

Eu vim de motos 4 cilindros e o que eu mais temia era justamente essa "característica" dos motores 2 cilindros, mas confesso que fiquei agradavelmente surpreso com a baixa vibração da F800GS e me adaptei rapidamente.

O que sinto falta mesmo, e isso não tem jeito, é do ronco dos motores 4 cilindros...ô maravilha!
  Responder
#9
leomuzzi,

Seja bem vindo.
Tenho vontade de fazer essa viagem, até o Ushuaia.
Estou programando para o ano de 2014 ou 2015.
Ainda vamos nos falar para pegar informações.

Abraços e um Feliz Natal e um grande 2013 !!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
#10
Sem problemas Cássio, tamos aí pra trocar experiências mesmo!

Já fui pra Machu Picchu e Oiapoque no extremo norte. A viagem de Machu Picchu está muito bem relatada nesse blog: http://pdfmc.wordpress.com/category/machu-picchu/ . Pretendo em breve terminar de relatar a de Oiapoque e em seguida fazer o relato de Ushuaia!

Qualquer coisa estamos aí!
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Viagem a Puna Argentina Marcelo DC 7 913 20-05-2025, 22:52
Última Mensagem: shw
  Planejando Viagem? Marioser 4 2,781 22-04-2025, 18:31
Última Mensagem: Queirozjh
  Minha primeira viagem Arg - Chile - Bolivia DanielAdv 10 60,564 07-07-2024, 15:18
Última Mensagem: Gnegraes
  Em novembro de 2023, estaremos indo para Ushuaia! PauloLopes 43 42,840 18-01-2024, 20:32
Última Mensagem: Rromagnani
  Vista do Aeroporto de Ushuaia! lleonel 0 8,891 29-12-2023, 22:04
Última Mensagem: lleonel
  Seguro viagem Rafaelmec 14 16,040 07-04-2023, 13:11
Última Mensagem: Olive
  Ushuaia Fev 2023 acfborges 8 22,146 19-03-2023, 10:52
Última Mensagem: Rromagnani
  Viagem ushuaia WILSONADRI 15 19,119 23-07-2022, 07:18
Última Mensagem: Reiner
  Ushuaia sem ripio? Olive 13 11,573 11-06-2022, 12:56
Última Mensagem: alexandrej
  Seguro saúde viagem moto robertosm 3 1,933 19-04-2022, 20:20
Última Mensagem: EvertonM

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)