Então, as bengalas da GS1200 só tem óleo no seu interior. Quem faz todo o trabalho de retorno da suspensão é a mola do telelever.
O único motivo das bengalas se movimentarem é para acompanhar o trabalho da suspensão. Nada mais que isso.
Já vi a abertura dessas bengalas.
21-01-2019, 15:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-01-2019, 15:07 por Gnegraes.)
PabloTiago Escreveu:Então, as bengalas da GS1200 só tem óleo no seu interior. Quem faz todo o trabalho de retorno da suspensão é a mola do telelever.
O único motivo das bengalas se movimentarem é para acompanhar o trabalho da suspensão. Nada mais que isso.
Já vi a abertura dessas bengalas.
Se só tiver óleo, a bengala se contrai e não volta a sua posição original central. A bengala não é um amortecedor, mas um tubo telescópico com molas internas e amortecedor hidráulico.
A suspensão possui dois sistemas de mola/amortecedor: as bengalas inferiores e o sistema externo superior (mola + amortecedor) sobre o qual se apoia a mesa da suspensão. Devido à enorme massa oscilante (pneu, roda, freios, mesa e as bengalas) existe o sistema secundário superior (Telelever) para reduzir a transmissão de carga de impacto ao quadro da moto, devido às movimentações do sistema principal inferior.
A imagem abaixo foi retirada do site da BMW, vê-se claramente as molas dentro de cada bengala e o sistema hidráulico de amortecedores.
[ATTACH=CONFIG]10107[/ATTACH]
O sistema secundário superior Telelever, patente da BMW, possui mola e amortecedor, como se pode ver na ilustração abaixo:
Gnegraes Escreveu:Se só tiver óleo, a bengala se contrai e não volta a sua posição original central. A bengala não é um amortecedor, mas um tubo telescópico com molas internas e amortecedor hidráulico.
A suspensão possui dois sistemas de mola/amortecedor: as bengalas inferiores e o sistema externo superior (mola + amortecedor) sobre o qual se apoia a mesa da suspensão. Devido à enorme massa oscilante (pneu, roda, freios, mesa e as bengalas) existe o sistema secundário superior (Telelever) para reduzir a transmissão de carga de impacto ao quadro da moto, devido às movimentações do sistema principal inferior.
A imagem abaixo foi retirada do site da BMW, vê-se claramente as molas dentro de cada bengala e o sistema hidráulico de amortecedores.
[ATTACH=CONFIG]10107[/ATTACH]
O sistema secundário superior Telelever, patente da BMW, possui mola e amortecedor, como se pode ver na ilustração abaixo:
[ATTACH=CONFIG]10108[/ATTACH]
A imagemda bengala com mola não corresponde a GS, repare que é invertida, a GS só tem óleo na bengala. A mola e amortecedor estão
fora.
Agora ficou complicado,um fala que tem mola ,outro fala que nao tem:mad:.Isso ta parecendo cabeça de bacalhau,tem um certo mistério quanto a isso,nunca ninguém falou em troca de oleo da bengala da K50,mas se lá tem oleo tem que ser trocado.
sal silva Escreveu:Agora ficou complicado,um fala que tem mola ,outro fala que nao tem:mad:.Isso ta parecendo cabeça de bacalhau,tem um certo mistério quanto a isso,nunca ninguém falou em troca de oleo da bengala da K50,mas se lá tem oleo tem que ser trocado.
Sal resolve ai... desmonta as bengalas da tua moto e filma para mostrar... acho que é o único jeito de saber como é por dentro! Kkkk
23-01-2019, 20:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-01-2019, 20:35 por EvertonM.)
Então, diz o ditado que a curiosidade matou o burro. Fiquei curioso se tem ou não a tal mola e fui pesquisar - e ainda estou vivo !
Vejam o que encontrei:
"Com guidão leve, embreagem macia e motor dócil, a suavidade agrada. Mas é a suspensão incrivelmente confortável, com gerenciamento eletrônico e curso longo que merece os maiores elogios. Na dianteira, ao invés de molas dentro das “bengalas”, o sistema é mono amortecido com braços triangulares.
O freio, motor e tração, também possuem controle eletrônico e podem ser ajustados nas opções Standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro."
Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/acervo/2.73...m-1.346041
Confirmando:
"Suspensão - Dianteira: BMW Motorrad Telelever com sistema de amortecimento central e bengala equipada com cilindros internos de 37 mm de diâmetro e curso de 190 mm. / Traseira: Monobraço oscilante de alumínio equipado com sistema BMW Motorrad Paralever com sistema hidráulico de ajuste contínuo de pré-carga da mola e retorno do amortecedor e curso de 200 mm."
Fonte: http://powerbmw.com.br/motocicletas/r-1200-gs/
Disso tudo, o que eu entendi: a bengala realmente só tem lubrificante, pois a mola da suspensão dianteira é parte do amortecedor do sistema telelever.
Nesse sentido: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewto...=32&t=5638 https://www.bmw-motorrad.com.br/pt/exper...m-pormenor
Filme interessante sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=Cfrvd5FyWSs