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Suspensão dianteira R1200 GS
#21
Everton, Roberto, Sal, Cerqueira, Aleksander et caterva,

Molas são elementos mecânicos elásticos que quando submetidos a uma carga, se deformam armazenando energia. Retirada a carga, devolvem a energia ao sistema e voltam à posição original. Uma característica interessante de molas é que armazenam energia indefinidamente. Não confundir com a teoria brilhante da Dilma de estocar vento....

Existem inúmeros tipos de molas:
- helicoidais
- de lâminas à flexão (feixe de molas)
- molas prato
- pneumáticas (ônibus modernos e alguns veículos Land Rover p/ex)
- de elastômeros (borracha, uretano,silicones, etc)

Algumas molas devido à sua geometria e características do material, quando descarregadas oscilam até que os atritos internos do material e resistência do ar ao movimento, reduzem esta oscilação até o repouso completo. Exemplo: molas helicoidais, feixes de molas à flexão, etc. Para reduzir esta oscilação introduz-se ao sistema um amortecedor em paralelo.

Outras molas quando descarregadas retornam à sua posição original e não oscilam, como as de elastômeros, pneumáticas, etc.

A suspensão das GS é um sistema duplo em série: o superior chamado de Telelever (sistema pivotado e dotado de mola helicoidal + amortecedor) e o inferior que são as bengalas (mola pneumática). A roda se apoia em duas bengalas (duas molas pneumáticas em paralelo) que por suia vez se apoia na mesa do Telelever, dotado de mola helicoidal e amortecedor hidráulico.

Entendam a bengala como uma seringa hipodérmica, cheia de ar. Com o êmbolo deslocado para fora, tape o orifício de saída e comprima o êmbolo, verá que o ar se comprime e quando soltar o êmbolo, voltará a sua posição original.

A bengala possui dois fluidos internamente: ar e óleo. O óleo tem o papel de pressionar os lábios dos retentores contra a parede do tubo externo da bengala e do êmbolo central (1), vedando o sistema e impedindo que o óleo vá para a câmara de ar. Ao movimentar a bengala para baixo, o ar se comprime, descarregando a carga sobre a bengala, o ar se expande e retorna o êmbolo central (1)à sua posição inicial.

Realmente quando dizem que as bengalas não tem molas helicioidais, estão todos CORRETOS. Mas a bengala é uma mola pneumática.

Abaixo vai o desenho da bengala em vista explodida
[ATTACH=CONFIG]10109[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
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#22
Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala



.pdf   susp. diant..pdf (Tamanho: 664 KB / Downloads: 39)
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#23
A ilustracao que mostra molas dentro da bengala provavelmente é da 800.

A suspencao Telelever da BMW só tem aquela mola e amortecedor na balanca.

As bengalas sao ocas, cheias de oleo, funcionam como mola ou amortecedor hidraulico, como foi dito. A unica manutencao é a troca de oleo (nao sei o intervalo, mas é grande) e a troca dos reparos se o oleo estiver vazando.

Quando eu fiz uma revisao para viajar filmei a moto na oficina, dá pra ver a bengala desmontada. Só as duas peças, sem molas como nas bengalas convencionais.

[Imagem: 63d63d48eaa2bcf01a0bd10ce4611bea.jpg]


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#24
danilo4820 Escreveu:Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


susp. diant..pdf

Como em qualquer bengala, a manutenção é necessária no caso de vazamento de óleo, por desgaste nos retentores. Basta trocar os retentores (anéis de vedação) por novos. Lavou, tá novo...
Não há necessidade alguma de se trocar o óleo rotineiramente
  Responder
#25
ACD Escreveu:A ilustracao que mostra molas dentro da bengala provavelmente é da 800.

A suspencao Telelever da BMW só tem aquela mola e amortecedor na balanca.

As bengalas sao ocas, cheias de oleo, funcionam como mola ou amortecedor hidraulico, como foi dito. A unica manutencao é a troca de oleo (nao sei o intervalo, mas é grande) e a troca dos reparos se o oleo estiver vazando.

Quando eu fiz uma revisao para viajar filmei a moto na oficina, dá pra ver a bengala desmontada. Só as duas peças, sem molas como nas bengalas convencionais.

[Imagem: 63d63d48eaa2bcf01a0bd10ce4611bea.jpg]


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No manual de serviço não há recomendação de troca preventiva do óleo das bengalas.
As bengalas funcionam como mola pneumática e como não ressonam na retirada de carga, não necessitam de sistema amortecedor.
Molas helicoidais, molas de lâminas (feixe de molas), molas espiral (de Arquimedes)necessitam de amortecedores.
  Responder
#26
danilo4820 Escreveu:Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


susp. diant..pdf

Em manual de serviço da BMW da Alemanha (RSD), não só se deve acreditar, como seguir integralmente e fielmente. É a referência e ponto final.
Agora, conce$$ionário no Brasil, é outra coisa.....
  Responder
#27
Gnegraes Escreveu:Em manual de serviço da BMW da Alemanha (RSD), não só se deve acreditar, como seguir integralmente e fielmente. É a referência e ponto final.
Agora, conce$$ionário no Brasil, é outra coisa.....

Não da não, ta ai o cardã, não esta incluído em nenhum plano de manutenção e que se não for feita a devida manutenção pode dar muita dor de cabeça
  Responder
#28
danilo4820 Escreveu:Não da não, ta ai o cardã, não esta incluído em nenhum plano de manutenção e que se não for feita a devida manutenção pode dar muita dor de cabeça

Bem lembrado,deveriam pagar o prejuízo que tive.
Quanto as bengalas acho que nao tenho mais duvidas quanto ao seu funcionamento,basta saber se é necessária a troca do oleo como todas as motos "normais".
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#29
Parece que o "mistério da mola" tá solucionado.
Agora chegamos ao capítulo "mistério do óleo" ! rsrs
Vou às pesquisas.
  Responder
#30
Achei alguma coisa sobre a viscosidade a ser usada, li em uns foruns gringos que na gs1200 o recomendado é o 7,5W

Mas não achei nada a respeito de quantidade.
  Responder


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