Fala pessoal, bom dia!
Tenho o prazer de falar que entrei para a família BMW comprando uma clássica R 1150 GS ano 2000 (90.000km). Sempre quis ter uma moto para Touring que aguentasse o tranco, então optei por comprar um tanque de guerra.
O antigo dono ensina cursos de manutenção da BMW com essa GS, então ela foi montada e desmontada integralmente para garantir a qualidade das peças diversas vezes, é um cara de confiança que tem bom uso.
Objetivo de uso da moto é manter ela original e preparar para viagens grandes pelo Brasil e América do Sul. Ou seja, coisa melhor não existe.
Gostaria de saber dicas de manutenção da moto, o que ficar atento no longo prazo, os macetes que só dono conhece e qualquer outra coisa que vocês achem relevante compartilhar.
Enfim, é isso!
amatosp Escreveu:Fala pessoal, bom dia!
Tenho o prazer de falar que entrei para a família BMW comprando uma clássica R 1150 GS ano 2000 (90.000km). Sempre quis ter uma moto para Touring que aguentasse o tranco, então optei por comprar um tanque de guerra.
O antigo dono ensina cursos de manutenção da BMW com essa GS, então ela foi montada e desmontada integralmente para garantir a qualidade das peças diversas vezes, é um cara de confiança que tem bom uso.
Objetivo de uso da moto é manter ela original e preparar para viagens grandes pelo Brasil e América do Sul. Ou seja, coisa melhor não existe.
Gostaria de saber dicas de manutenção da moto, o que ficar atento no longo prazo, os macetes que só dono conhece e qualquer outra coisa que vocês achem relevante compartilhar.
Enfim, é isso!
Seja bem vindo sou louco para ter esta moto restauradinha! post uma foto ai dela!
Bem vindo Gabriel...
Poste uma foto da máquina.
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
09-09-2020, 11:50
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-09-2020, 12:48 por Gnegraes.)
Seja bem-vindo Gabriel !!!
A R1150GS é clássica, elegante, design clean.... acho seu tanque lindo. Não esqueça de postar fotos dela aqui.
Caso seja necessário, recomendo fortemente aqui na Zona Sul a oficina do Beto Motos, mão de obra altamente especializada em BMW. Sempre há 1150 por lá. Fazem inclusive restaurações de motos bem antigas da marca.
A manutenção dela é a tradicional nos motores boxer: troca de óleo e filtro do motor e de ar a cada 10.000km, câmbio e caixa de redução traseira a cada 20.000km, velas a cada 20.000km. Caso não saiba com certeza o que foi feito nela recentemente, acho que seria interessante fazer essas trocas, além de fluido de freio.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Hoje fui trocar óleo e filtro do motor na Beto Motos.
Não havia uma, mas QUATRO 1150GS lá....
Para Off-road deve ser impecável, motor mais alto que as atuais GS, mas conjunto mais baixo, deve ser uma delícia na terra.
Elas tem todo o design das Dakar que os belgas tornaram ícones mundiais nas provas de deserto...
E volto a repetir, o tanque dela é lindo....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Amato, boa noite. Tenho uma R1150GS ano 2000 com 89 mil km, a cor é amarelo mandarim. Está impecável.
Sou de Campinas e faço manutenção em Rio Claro. Conheço muito bem essa moto, que tenho desde 2004. Ela é muito confiável mesmo, e um ponto menos forte é o pequeno rolamento que fica no conjunto coroa pinhão da roda traseira. Eu o troquei com uns 35000 km e desde então não houve mais problemas.
O ABS pifou no ano passado e a Dinamo (Rio Claro, Valdemir é o mecânico, proprietário) conseguiu repará-lo em Campinas. Ficou ótimo.
Agora ela de repente começou a mostrar alguma dificuldade pra pegar a frio, coisa que em 17 anos nunca aconteceu. Ainda não sei a causa mas coloquei uma pergunta em fórum.
Eu quis escrever para dizer a você que essa moto é demais. Eu tenho uma R1200GS ano 2009 também, com 25 mil km, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas nada se compara com a maciez do motor da 1150GS. Não é só o motor, é o conjunto, que é todo suave, confortável, e como a relação de marchas é mais longa em todas as marchas, a 1150GS é muito silenciosa.
Quando comprei a 1200GS eu tinha a intenção de vender a 1150 depois. Nunca vendi. Fiquei com as duas, e não decidi ainda com qual delas eu vou ficar. Não posso dizer que a 1200 decepcionou, mas posso dizer que a 1150 é demais. Eu achei que haveria enorme progresso no desempenho, mas a 1150 anda tão bem quanto a 1200. Meu filho é motociclista e várias vezes fizemos pequenos "rachas" para comparar. Ganha a moto com o motociclista mais leve (ele é bem mais leve)!
Amato, você tem um dos melhores equipamentos. Eu já experimentei de tudo, japonesas, inglesas, e nada chega perto da 1150GS.
Curta muito sua motocicleta. É de fato um tanque de guerra, redondo e tão feroz quanto suave. Que cor é ela?
Seja bem-vindo ao Fórum Aimar !!!
Você por um acaso se formou na FEI como engenheiro mecânico há uns 40 anos atrás???
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Gnegraes Escreveu:Seja bem-vindo ao Fórum Aimar !!!
Você por um acaso se formou na FEI como engenheiro mecânico há uns 40 anos atrás???
Guilherme, sou feiano sim, eng. mecânico de dez/1980. Você também se formou lá? Será que você é o Guilherme que eu estou pensando?
Aimar Escreveu:Guilherme, sou feiano sim, eng. mecânico de dez/1980. Você também se formou lá? Será que você é o Guilherme que eu estou pensando?
Aimar, tenho a mais absoluta certeza que sim.....
Anote meu email para podermos nos contatar em pvt: gnegraes@terra.com.br
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
|