Olá pessoal,
Hoje, indo acampar, caímos com a moto ao passar num areião perto de uma porteira.
Maior frustração!
Depois de acalmar os ânimos, levantei a moto e vi que tinha um erro de controle de tração. Pensei que fosse normal na queda. Fui ligar a moto e não pegou. Na segunda tentativa, disse que tinha um erro na luz de freio. A moto caio pra esquerda, então não entendi. Verifiquei tudo de novo e não achei nada quebrado. Desliguei e liguei, pegou! Mas saiu muita fumaça, bem branca e com cheiro de plástico queimando.
Deixei esfriar meia hora, liguei de novo, a fumaça demorou mas voltou. Não tem mais erros no painel e não encontrei nada quebrado.
Nesse meio tempo, liguei pro BMW Service Card e chamei o guincho, já que a moto ainda está na garantia.
Alguém já viu essa fumaça? http://cloud.tapatalk.com/s/5f651ce1416a...umando.mp4
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Quando cai, a mesma fumaça apareceu e depois sumiu, é normal.
Bom, é tanta fumaça, não pareceu normal. Agora já chamei o guincho. Vamos ver se vem mesmo.
Meu medo era seguir viagem assim e depois dar um problema e perder a garantia.
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Mila,
Ao religar o motor, se além de fumaça branca você ouve ruídos estranhos no motor, aí sim pode haver um problema.
Se o ruído em marcha lenta e acelerando um pouco está normal, nada deve ter ocorrido.
O mais importante no caso de uma queda ou um tombo besta como esse, é desligar o motor imediatamente.
Se possível, também erguer a moto o mais rápido possível. Com a moto deitada, o óleo inunda a parte interna do cilindro do lado da queda, a camisa fica encharcada com excesso de óleo e ao dar a partida a fumaça branca vem desse óleo queimando.
Mas prudência e água benta, cada um toma o que acha necessário... se você se sentiu mais tranquila chamando o socorro, fez bem.
Como você gosta de andar off-road, tombos bestas devem ser esperados, fazem parte da brincadeira. Em baixa velocidade nada acontece normalmente.
Existem técnica para se levantar a moto do chão, normalmente uma pessoa sozinha consegue fazê-lo. Procure no Youtube, há filmes bastante interessantes a respeito....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Obrigada
Ah, eu já treinei essas técnicas bastante hahah
Então, eu desliguei a moto imediatamente, mas estava sem forças, demorei uns 5 minutos pra tentar levantar. O garupa também machucou de leve e eu tava cuidando dele.
Bom, deve ser isso então. Não tem barulho nenhum. Apesar de me arriscar no offroad, eu não tenho experiência quase nenhuma.
Já o guincho...não acharam um e eu pedi pra cancelar tudo. Vamos tentar seguir viagem!
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Ah... esse é um assunto que domino amplamente (na questão dos tombos, não dá fumaça) [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
Infelizmente isso faz parte da brincadeira é meu último terreno tb causou alguns danos físicos.
Felizmente vcs estão bem... vida que segue!
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Faz parte do aprendizado Milacs. Como diz o Roberto romagnani aqui, só cai quem anda. A fumaça provavelmente é oleo queimando junto com a gasolina, ja que ficou deitada 5 min. Cair faz parte. Esteja bem equipada. Boa viagem. Depois nos conte como ficou tudo.
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Cair não é bom, mas é parte da brincadeira. Se estão bem e a moto está inteira, tudo certo.
Sugiro apenas dar uma olhada no nível dos fluídos assim que possível (óleo, freio, água) - podem ter ficado abaixo do mínimo se acaso vazaram.
Marcelo DC Escreveu:Depois nos conte como ficou tudo.
Parece que está tudo certo com a moto. Parou de sair a fumaça e o cheiro de queimado. O nível de óleo está bom; não vi como estava antes, mas agora está até acima do círculo vermelho.
Só não sei como verificar o líquido de arrefecimento sem tirar carenagens, mas a temperatura no painel está normal e a ventoinha liga e desliga bem rápido.
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23-09-2020, 21:06
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-09-2020, 21:09 por EvertonM.)
Para verificar o nível do líquido de arrefecimento - o reservatório fica do lado direito, atrás da carenagem lateral próxima ao tanque, mais ou menos embaixo do símbolo da BMW. Com a moto no cavalete central, nivelada, motor frio, o nível deve estar entre as duas marcações. Se precisar reabastecer, é necessário retirar a carenagem.
PS: estou me baseando na 1200. Acredito que a 1250 seja igual.
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