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Mais problemas vindo nas GS´s
#1
COmprei a moto e todas entregas estão bloqueadas, motos novas e motos que estão para revisão.


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
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#2
O eixo da transmissão não deve ser possível de ser trocado, significa um conjunto novo de câmbio para poder aumentar o diâmetro deste eixo e utilizar material com resistência a torção maior que o atual.

Só vejo estas soluções:
1- introduzir software na ZFE que impeça a moto de decolar... WinkWinkWink
2- introduzir asas tipo spoilers para criar carga aerodinâmica vertical descendente e obrigar a moto a ficar no solo

Toda a criatividade do mundo é possível....


Apesar de ser muito raro ocorrer isso. Mas aqui nas rodovias brasileiras com desníveis imensos e que propiciam tirar a moto do chão se estiver em velocidade acima de 100km/h. isso é sempre possível....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#3
Me entregaram a moto ontem, foi feito uma atualização pro mapa de cambio. tive impressão rodando que a moto esta com bem menos freio motor nos instantes que se solta a embreagem reduzindo, coisa de 1/2 segundo.
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#4
Tuco10 Escreveu:Me entregaram a moto ontem, foi feito uma atualização pro mapa de cambio. tive impressão rodando que a moto esta com bem menos freio motor nos instantes que se solta a embreagem reduzindo, coisa de 1/2 segundo.

Tuco,

Que eu saiba, câmbio é totalmente mecânico, não há ajuste eletrônico ou qualquer outro controle vindo de módulo de controle.
Pode ser que tenha trocado as molas da embreagem, molas com menos Rigidez para que a embreagem deslizante entre em ação com menos torque.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#5
Gnegraes Escreveu:Tuco,

Que eu saiba, câmbio é totalmente mecânico, não há ajuste eletrônico ou qualquer outro controle vindo de módulo de controle.
Pode ser que tenha trocado as molas da embreagem, molas com menos Rigidez para que a embreagem deslizante entre em ação com menos torque.

Existem acoes que podem ser feitas no mapa de injeção para proteger o cambio, acredito que foi esse o caminho deles, trabalhando no mapa e no controle de tração.
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#6
Tuco10 Escreveu:Existem acoes que podem ser feitas no mapa de injeção para proteger o cambio, acredito que foi esse o caminho deles, trabalhando no mapa e no controle de tração.

Remapear a injeção permite que se entregue menos potência e aceleração de forma gradual, impedindo a perda de atrito estático entre roda e piso.
É o controle de tração que garante que não haja perda do atrito estático entre roda e piso.
É um sistema que atua do motor em direção a roda. O contrário não é possível.

Numa frenagem abrupta no caso de redução de marchas, existe a embreagem deslizante, impedindo esse fenômeno.

No caso citado se assemelha a isso, mas de forma muito mais violenta. Não há embreagem deslizante que suporte isso.
A moto saiu do solo e ao aterrissar há rápida aceleração da roda e com isso transmitindo torque elevado ao eixo cardan, câmbio e motor.

Para esse caso só há duas soluções:
- jamais deixar a moto sair do solo
- aumentar a resistência ao torque dos eixos do sistema. Aparentemente o ponto fraco é esse eixo no câmbio.

Para exemplificar, é o que se vê nas rodas de um avião ao aterrissar.
Guilherme

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#7
Tuco,

Se CC disse.... "foi feito uma atualização pro mapa de cambio"... te enganou. Uma postura muito pouco ética, para dizer o mínimo e ser educado...

O comunicado da BMW aos CC diz: ....durante esta semana (CW3/2023) a SI com novas informações deverá ser publicada...
Para quem não está acostumado com o mundo industrial / gerencial alemão, o ano é dividido em 52 semanas (CW3 - Calender Woche 3 = 3a semana do ano) para efeito de planejamento de tarefes, deadlines, etc.
A 3a. semana do ano ainda não terminou...

Tuco: te deram um passa moleque bacana....

O trainpower da moto é como abaixo no diagrama de blocos:

[ATTACH=CONFIG]11502[/ATTACH]

Você pode observar que motor e sistemas acessórios estão fora da linha de ação entre roda e câmbio.

Já havia cantado a bola que talvez tenham mudado as molas da embreagem por molas menos rígidas.
Pelo teu relato que a moto está com menos freio motor, só pode ser isso.
Talvez tenham feito essa manobra para aguardar SI da BMW com a solução.
Particularmente acho um problema difícil de resolver de modo barato.
O mais viável é modificar a embreagem, aumentando a fase de escorregamento dela na redução abrupta de velocidade, seja cambiando, seja voando e aterrisando.

Pepino grande a ser descascado.....


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   IMG_6677.JPG (Tamanho: 21.86 KB / Downloads: 68)
Guilherme

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#8
Gnegraes Escreveu:Remapear a injeção permite que se entregue menos potência e aceleração de forma gradual, impedindo a perda de atrito estático entre roda e piso.
É o controle de tração que garante que não haja perda do atrito estático entre roda e piso.
É um sistema que atua do motor em direção a roda. O contrário não é possível.

Numa frenagem abrupta no caso de redução de marchas, existe a embreagem deslizante, impedindo esse fenômeno.

No caso citado se assemelha a isso, mas de forma muito mais violenta. Não há embreagem deslizante que suporte isso.
A moto saiu do solo e ao aterrissar há rápida aceleração da roda e com isso transmitindo torque elevado ao eixo cardan, câmbio e motor.

Para esse caso só há duas soluções:
- jamais deixar a moto sair do solo
- aumentar a resistência ao torque dos eixos do sistema. Aparentemente o ponto fraco é esse eixo no câmbio.

Para exemplificar, é o que se vê nas rodas de um avião ao aterrissar.

Bom eu acredito que ai as opções são bastante amplas em relação as tomadas de decisao, são varias opções que o modulo pode ter para evitar essa força nao esperada, já que é possivel monitorar a velocidade das 2 rodas,curso da suspensão, abertura do acelerador e varios outros parametros, assim podendo envitar possivel grande diferenca de velocidade com o solo.

A BMW já distribuiu para a Rede a nova programação, que tem um tempo estimado de 3:40 minutos para atualizar o modulo.

As opções são bem mais amplas que esse seu simples desenho e pensamento.
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#9
Tuco10 Escreveu:Bom eu acredito que ai as opções são bastante amplas em relação as tomadas de decisao, são varias opções que o modulo pode ter para evitar essa força nao esperada, já que é possivel monitorar a velocidade das 2 rodas,curso da suspensão, abertura do acelerador e varios outros parametros, assim podendo envitar possivel grande diferenca de velocidade com o solo.

A BMW já distribuiu para a Rede a nova programação, que tem um tempo estimado de 3:40 minutos para atualizar o modulo.

As opções são bem mais amplas que esse seu simples desenho e pensamento.
A Stelant ou Jeep/Fiat, divulgou inclusive pela revista 4 rodas, que refazendo o mapeamento do motor iria solucionar o consumo excessivo de óleo dos então recém lançados motores turbo 1.6 a gasolina. Até então, eu imaginava que consumo de óleo se devia a desgaste de anéis e sede de válvulas. Hoje até transistor consome óleo.....rsrsrs. se consegue equalizar rotação da roda com a rotação do motor para usar o câmbio sem acionar a embreagem, não duvido da passividade de mapear o motor para resolver essa questão....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
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#10
Reiner Escreveu:A Stelant ou Jeep/Fiat, divulgou inclusive pela revista 4 rodas, que refazendo o mapeamento do motor iria solucionar o consumo excessivo de óleo dos então recém lançados motores turbo 1.6 a gasolina. Até então, eu imaginava que consumo de óleo se devia a desgaste de anéis e sede de válvulas. Hoje até transistor consome óleo.....rsrsrs. se consegue equalizar rotação da roda com a rotação do motor para usar o câmbio sem acionar a embreagem, não duvido da passividade de mapear o motor para resolver essa questão....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner,

O problema dos Jeeps da Fiat é que os motores 1.3 são muito pequenos e para ele andar razoavelmente, a pressão do turbo está configurada para 1,7bar !!!
Sabe o que isso significa em um motor? Altíssimas temperaturas na câmara de combustão, levando a dilatações excessivas entre pistões, camisas e anéis, por onde está passando mais óleo de cárter para a câmara de combustão e queimando.
Jeeps consumindo 1 litro de óleo para 1.000km rodados é "normal"....
Isso está amplamente divulgado nas mídias.
A Fiat deve estar reduzindo a pressão dos turbos e com isso o motor vai trabalhar mais frio. Mas vai perder potência. There is no free lunch my friend....


Voltando ao tema:
Só o motor possui gerenciamento por software. Câmbio e embreagem não, são totalmente mecânicos, não há qualquer interferência eletrônica neles.
Câmbio é um conversor de torque sequencial em 6 etapas.
Embreagem é um desacoplador de um eixo de transmissão com acionamento hidráulico (sistema mecânico para reduzir o esforço do acionamento manual).

Você consegue equalizar a potência/torque entregue à roda através do gerenciamento do motor (controle de tração), para que em determinadas situações de baixo atrito do piso (chuva é um deles) a roda não perca o atrito estático entre ela e o solo. Se passar para atrito dinâmico, vai pro chão.
A direção da ação do controle de tração é do motor para a roda. Vindo da roda, o motor é passivo e fim da linha, nada pode fazer.
O rabo jamais vai abanar o cachorro....

O problema agora nas R1250 é que na aterrisagem depois de sair do solo, a roda transmite um torque brutal instantâneo pela aceleração que o solo induz na roda.
O ponto fraco no trainpower nesta situação é esse eixo no câmbio. Se a rampa deslizante da embreagem fosse maior, patinaria e não haveria quebra.

O Powershit é um sistema que corta a ignição e com isso a rotação do motor cai, facilitando a troca de marcha "a seco", somente isso. Câmbio e embreagem continuam absolutamente iguais e mecânicos.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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