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Recall do cardã?
Citar:- Inspeção do cardã incluído nas revisões a cada 20 mil km
Incluído e cobrado !!

Citar:agora está surgindo a mesma informação em outros lugares
Poisé, a notícia está confirmada por várias CC.
E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas.
Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca.
Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu !
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EvertonM Escreveu:Incluído e cobrado !!


Poisé, a notícia está confirmada por várias CC.
E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas.
Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca.
Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu !


Nada de estranho. Trata-se de um novo motor, com potência e torques diferentes do anterior, isso significa que o eixo e cruzetas são novos e diferentes dos modelos anteriores.

Existe um ditado que diz: .... cachorro mordido de cobra, tem medo de linguiça....
Não existe peça sem desgaste, não existe peça que dure a vida toda.
A baixa manutenção verificada nos eixos cardã incutiu o mito que não desgasta, não quebra, dura para sempre.

A fábrica decidiu que o eixo deve ser trocada a cada 80K, com custo para o proprietário. Garante confiabilidade no uso em qualquer situação.
Isso elimina problemas políticos e jurídicos. Ponto final.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
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Reiner Escreveu:E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções.

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Como sempre afirmei aqui, claramente os problemas observados a partir das 1200 LC em 2013 por óbvio ululante e gritante erro de projeto das coifas e respectivos alojamentos na saída do câmbio, nas extremidades da balança monobraço e na entrada da caixa de redução de engrenagens traseira, foram reconhecidos pela fábrica. Basta ver a mudança de materiais observada nas recentes 1250...

Na nova 1300GS a BMW indica trocar com 80k...
Não é obrigatório, cada um faz o que bem entender. O custo da peça e MO é do usuário.

Essa indicação no Manual de proprietário livra a BMW de reclamações dos usuários, desgaste na mídia, problemas jurídicos = despesas enormes.

BMW nunca afirmou, garantiu ou outra coisa que o valha, que o eixo cardã e suas cruzetas são eternos.
São duráveis e de baixa manutenção? Sim. Dão menos problemas que transmissão por corrente de rolos? Sim.
Mas não são lifetime....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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Bom dia . Tive uma GS 800 que com 32 mil km precisei trocar a relação . Se tivesse ficado com ela acredito que com 90 mil km teria trocado 3 relações coroa/pinhão . Pelo que paguei nessa troca da relação na CC pode ser que o cardã seja quase o mesmo preço se tiver que trocar 1 vez só com 90 mil km .
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É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300.
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EvertonM Escreveu:É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300.


O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.
BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso...
A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc.

A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc.
Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave.

Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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Gnegraes Escreveu:O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.
BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso...
A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc.

A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc.
Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave.

Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã.
Eu posso opinar com propriedade sobre isto, pois tive motos com corrente por mais de 35 anos, inclusive a última, a TDM 900, estava com a mesma corrente por 48K e não tinha sinal de ter chegado à metade da vida....
Eu ainda assim prefiro o cardam, por diversos motivos....limpesa, durabilidade, Aparência, segurança etc...acho mesmo que é porque é inerente à GS....e ela é bia demais.
Nao imagino uma GS com corrente.
E nem uma harley com cardam....

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Sem dúvida, Reiner e Guilherme. Cardã é tudo de bom e não tem como pensar a GS/GSA sem ele.
Mas, "filosoficamente", foi interessante a provocação do Antonio - como eu disse, não tinha pensado dessa forma (faz muito tempo que não tenho moto com corrente).
É claro que, se bem manutenidos e cuidados, cardã e corrente podem durar muito mais que a média do "uso padrão" que, a depender de quanto a CC vai cobrar o cardã, poderia ter um custo semelhante quando da troca.
Esperar para ver.
Por enquanto vou curtindo e lubrificando o cardã da minha GSA a cada 20 mil kms, com promessa de troca gratuita aos 60 mil kms !!
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Só como curiosidade de preço . Trocado o veio de transmissão em 10/2022[ATTACH=CONFIG]11674[/ATTACH]


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