Gnegraes Escreveu:A tampa do cabeçote não tem ligação com gases de exaustão e nem poderia poderia ter, já que tem ligação com o cárter do motor, com ar e névoa de óleo aquecido existente no interior do motor.
Esses sistemas via de regra purgam esse ar + óleo e o colocam na entrada da câmara de combustão para que a névoa de óleo seja queimada.
Existem 2 ligações na tampa do cabeçote nesse motor, a ventilação do motor/cárter e o do sistema de ar secundário, as 2 são feitas na tampa do cabeçote, a diferença é que a do sistema de ar secundário (como o próprio manual técnico da bmw chama) ele entra pela tampa e desce ate a parte inferior do cabeçote, até o duto da saída de escape.
Vista da tampa de válvula por cima
[ATTACH=CONFIG]11723[/ATTACH]
Vista da tampa de válvula por baixo
[ATTACH=CONFIG]11724[/ATTACH]
Parte de cima do cabeçote onde é feito a ligação do sistema de ar secundário
[ATTACH=CONFIG]11725[/ATTACH]
Agora os prints que eu tirei do manual Técnico da F800GS, ele deixa claro o nome: Secondary Air System ou em português Sistema secundário de ar, outras montadoras chamam esse sistema de PAIR
[ATTACH=CONFIG]11726[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]11727[/ATTACH]
Gnegraes Escreveu:Parte ínfima de combustível nos gases de escape estão a baixa pressão e sem fonte de ignição.
Os motores modernos possuem sonda Lambda para controle rigoroso da quantidade de combustível injetada, evitando duas coisas: 1- mistura pobre (funde o motor) e 2- mistura rica levando a baixo desempenho, aumento do consumo e polução.
Adicionar ar fresco ao escapamento dificilmente levará à queima de combustível residual.
Injetar ar no escapamento dilui os gases de combustão e tem de ser muito ar para burlar as emissões permitidas por Norma.
Controle de emissões, é um assunto que eu não domino, então pelo que já li/ouvi esse ar fresco que é admitido nos gases de escape tem algo haver com o catalisador, ai fui dar uma pesquisada e achei algumas repostas:
Site da Hella "O sistema de ar secundário reduz os componentes nocivos dos gases de escape durante a fase de partida a frio."
Fonte:
https://www.hella.com/techworld/br/Tecni...ario-3296/
Site da Honda: "Sistema de Controle de Emissões. A válvula PAIR presente nesse sistema realiza o envio de ar filtrado para a saída da câmara de combustão, diminuindo a emissão de gases nocivos."
Fonte:
https://www.honda.com.br/pos-venda/motos/guia-tecnico
Site renngrib Trecho traduzido para Pt-Br: "O sistema PAIR nas modernas motocicletas esportivas e de rua, injeta ar fresco no escapamento. Ao fazer isso, minimiza a quantidade de combustível não queimado que chega à atmosfera. É por isso que o estalo ocorre em desacelerações fortes, já que o combustível não queimado está em combustão no final."
Fonte:
https://renngrib.de/en/shop/pair-system-...-healtech/
Por curiosidade olha só o sistema da Honda CBR 1000RR
[ATTACH=CONFIG]11722[/ATTACH]
já viu um motor ligado sem escapamento? Quando você acelera e desacelera você vai ver as labaredas de fogo que saem
Veja esse exemplo: [video]https://www.youtube.com/shorts/tEeUvdtQ3lQ[/video]
então pelo que eu entendi, esse sistema só atua nas desacelerações, e na marcha lenta quando o catalisador não tingiu a temperatura ideal para a conversão catalítica dos gases nocivos.
Gnegraes Escreveu:A "bendita" válvula é uma válvula de retenção, o símbolo e sentido de fluxo está gravado no corpo da válvula.
Sinceramente para mim que atua na área da elétrica/eletrônica esse símbolo é de um diodo, provavelmente essa válvula tem polaridade