Gnegraes Escreveu:Complementando as informações a respeito das engrenagens que acionam a bomba de óleo serem confeccionadas em material plástico, a fábrica informa que o motivo é a redução de ruído, já que este par de engrenagens está "fora do bloco" e exposto, apenas coberto com uma tampa.
Devem ser trocadas a cada 70k preventivamente.
E não é somente o motor Rotax que tem essa característica destas engrenagens, mas outras motos também como Suzuki, Kawasaki, etc.
Uai...
Então o procedimento da fábrica confirma a orientação do Piu!
Ainda sobre as engrenagens da bomba de óleo, vi comentários e/ou vídeos também do Piu onde ele substituiu uma engrenagem (ou o par, não tenho certeza) por uma nova de aço, a fim de avaliar futuramente o desempenho desta mudança.
luiz baum Escreveu:Uai...
Então o procedimento da fábrica confirma a orientação do Piu!
Ainda sobre as engrenagens da bomba de óleo, vi comentários e/ou vídeos também do Piu onde ele substituiu uma engrenagem (ou o par, não tenho certeza) por uma nova de aço, a fim de avaliar futuramente o desempenho desta mudança.
Luiz Baum
Luiz,
A informação do Piu tem a mesma fonte de onde obtive a minha: treinamento de técnicos na fábrica.
Eu pessoalmente jamais substituiria as engrenagens de material sintético por aço, por algumas razões:
- é preciso ter as dimensões com precisão para (entre eixos, p/ex) poder definir e calcular a geometria correta dos dentes.
- as engrenagens devem sofrer tratamento térmico para aumento de dureza superficial, temperar e revenir.
- a engrenagem motora não possui chaveta, mas pino radial para a transmissão do giro e torque.
- aumento de massa girante, densidade do aço muitas vezes maior que do material sintético.
- aumento considerável do ruído.
- custo de usinar um par de engrenagens não é barato.
Uso um ditado que sempre recordo: o barato sai caro. Eu fiz um upgrade para: sempre sai caro...
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
A informação do Piu tem a mesma fonte de onde obtive a minha: treinamento de técnicos na fábrica.
Eu pessoalmente jamais substituiria as engrenagens de material sintético por aço, por algumas razões:
- é preciso ter as dimensões com precisão para (entre eixos, p/ex) poder definir e calcular a geometria correta dos dentes.
- as engrenagens devem sofrer tratamento térmico para aumento de dureza superficial, temperar e revenir.
- a engrenagem motora não possui chaveta, mas pino radial para a transmissão do giro e torque.
- aumento de massa girante, densidade do aço muitas vezes maior que do material sintético.
Uso um ditado que sempre recordo: o barato sai caro. Eu fiz um upgrade para: sempre sai caro...
Essa recomendação da bmw a respeito da troca preventiva é de que data?
luiz baum Escreveu:Essa recomendação da bmw a respeito da troca preventiva é de que data?
Luiz Baum
A informação que tenho me foi dada pelo Beto da Beto Motos.
Ele teve essa orientação em treinamento no tempo que trabalhava em CC BMW, isso já faz alguns anos, portanto não é recente...
Guilherme
Luiz,
Veja que o cubo da engrenagem não tem rasgo para chaveta, mas esta canaleta radial para posicionar um pino.
Mais uma complicação para usinar uma engrenagem nova....
[ATTACH=CONFIG]11760[/ATTACH]
Guilherme
Acho muito contraditório esse assunto de 10W40 10W50 ou 15W40 ser razão para quebra dessa engrenagem. Não faz sentido uma moto atingir 100 mil km e remover a engrenagem quase intacta (do Thiago Noronha, serviço feito pelo Piu) e outros quebrarem com 35k, pra mim, não tem outra explicação a não ser MAU USO. Corte de giro, empinar, todo tipo de idiotice que aumente a temperatura do motor e o leve ao extremo, aumenta a quantidade de limalha, fragiliza partes plasticas e destrui tudo no motor, não acho que viscosidade de lubrificante faça isso, nem de longe, mesmo porque, pela tabela da BMW no manual, para paises tropicais a viscosidade é o 15W40.
Abraços.
Fabio
Quando se perde dinheiro, nada se perde
Quando se perde saude, algo se perde
Quando se perde o caráter, tudo se perdeu