Rodrigo, recomendo certificar-se de que isso seja tecnicamente viável antes de tudo.
As motos que usam correia tem pouco curso de suspensão.
A GS tem longo curso de suspensão e a tensão da corrente varia bem ao longo da ação da suspensão, razão pela qual é necessário deixar a corrente com uma folga razoável.
A questão é que, se a correia tiver de ficar esticada será que tem elasticidade para p/ suportar essa variação de tensão sem danificar o motor no eixo do pinhão ou outra parte da moto?
Será que a correia pode ser instalada com folga sem o risco de sair fora ou arrebentar os dentes evitando causar um acidente?
Enfim, transmissão com correia até parece algo bom, afinal não deve dar o trabalho de manutenção duma corrente, mas deve ter suas particularidades e condições de uso, do contrário demais motos como Speed e outras usariam correia como padrão.
Essa experiência pode valer uma vida e deve ser muito bem estudada.
Mas, gostaria muito de instalar na minha R. Originalmente, as F800 ST, GT... vem com correia e monobraço de fábrica.
Quando fizeram o modelo R, além das carenagens, tiraram o monobraço e a correia dentada.
FPoli Escreveu:Rodrigo, recomendo certificar-se de que isso seja tecnicamente viável antes de tudo.
As motos que usam correia tem pouco curso de suspensão.
A GS tem longo curso de suspensão e a tensão da corrente varia bem ao longo da ação da suspensão, razão pela qual é necessário deixar a corrente com uma folga razoável.
A questão é que, se a correia tiver de ficar esticada será que tem elasticidade para p/ suportar essa variação de tensão sem danificar o motor no eixo do pinhão ou outra parte da moto?
Será que a correia pode ser instalada com folga sem o risco de sair fora ou arrebentar os dentes evitando causar um acidente?
Enfim, transmissão com correia até parece algo bom, afinal não deve dar o trabalho de manutenção duma corrente, mas deve ter suas particularidades e condições de uso, do contrário demais motos como Speed e outras usariam correia como padrão.
Essa experiência pode valer uma vida e deve ser muito bem estudada.
Concordo sem emendas com seus comentários, Fabio.
Engenheiros alemães são objetivos, precisos e altamente econômicos. Certamente pensaram e testaram sistemas de correia em projetos das GS. Se no fim a vocação da moto é OFF ROAD, qual o sentido em utilizar um sistema sensível a poeira e grãos de areia, pedras etc??
Para quem quer instalar o kit de correia, tem uma pessoa no grupo do facrbook que instalou. Parece-me que foi a poucos dias mas até agora satisfeito.
Tenho um amigo que instalou na varadouro dele e até hoje só alegria.
Para quem anda muito na terra ande sempre com uma correia na mochila e seja feliz.
O curso das suspensões sempre têm deixado as pessoas receiosas para encarar a troca do kit, mas no máximo isso diminui a vida útil da correia, reduzindo os 100000 km. Em outro fórum o camarada instalou na XT dele, trocou o conjunto pinhão X coroa várias vezes para chegar a relação ideal.
29-02-2016, 13:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-02-2016, 14:06 por alexagv.)
Pessoal, vou tentar resumir.
Sou Ex proprietário feliz de uma bmw g 650 gs 2011 que rodou comigo ate 97000 km em dois anos e meio de uso, sendo que os últimos 32000 km foi com correia dentada!
Pesquisei muito antes de colocar e ate mesmo um amigo que tem uma V Strom 650 já tinha rodado mais de 60000 km com a correia, hoje ele parou de usar a moto dia a dia e só usa em viagens, e já acumula mais de 95000 km com o sistema!
Muito bem vendi a moto e ja transferi o sistema usado para um colega que já rodou mais de 7000 km com o sistema ou seja ja esta com pelo menos 39000km, logo postarei fotos!
Agora a menos de 7 meses fiz um Up peguei a tao sonhada F 800 GSA então venho aqui apenas no intuito de repassar minha experiencia e o que acho que foi bom para mim apenas com a intenção de contribuir para quem possa interessar sobre este sistema, digo que não tenho fins lucrativos com isso.
Existe muitas duvidas e polemicas com este assunto, é claro que o sistema não é indicado para quem faz trilha pesada, porem estrada de terra, chão batido, rípio, tranquilo. Moro em um condomínio em uma área rural de Jarinu, sendo que diariamente pego 4 km de terra, que com o calor é poeira e no molhado é lama ou seja não danificou em nada a relação com correia na antiga G 650 GS.
Adoro revisar a moto eu mesmo faço, mas o desconforto de ficar lavando e lubrificando e esticando corrente não é mais pra mim, igual carro automático quando temos o primeiro dificilmente voltamos ao manual.
Falam que perde potencia, na minha opinião é balelaUso profissional em competição que somente usam relações novas e limpas a cada prova ai sim concordo na perda de potencia)
Sabe quando trocamos o óleo da moto, e ela fica ate com os engates macios, ou mesmo quando acabamos de lavar a relação e lubrificar como a moto fica rodando lisa! Então não percebemos o óleo ficando gradativamente velho e a corrente suja não percebemos a perda do rendimento e ate mesmo aumento de combustível, a correia a moto fica leve como se tivesse acabado de lavar a relação, só que constante, sempre e a sensação dela rodando livre passa ate mesmo a impressão que ficou mais rápida, então a tao famosa perda de potencia é balela para uso não profissional em pista.
Praticidade de jamais ter que alterar a regulagem da tensão e lubrificar, sistema trabalha a seco, na minha opinião é vantagem quando roda em poeira não acumula sujeira na corrente que se torna abrasiva.
Desvantagem, o valor um pouco mais caro que sistema convencional de reposição fora da autorizada é claro, a contra indicação de rodar em off road pesado principalmente dentro de matas, a preocupação do fabricante é entrar galhos e pedras que a corrente tritura já a correia não, porem existe uma chapa de proteção.
Vale lembrar que no ato da compra o valor é mais alto, porem a manutenção ser a longo prazo se torna um investimento válido, pois passa dos 100000km a troca do conjunto, sendo que segundo o fabricante pode ser trocado talvez apenas a correia. A Coroa e Pinhão pode ser mantido, ate uma segunda troca!
Vamos as fotos!
[ATTACH=CONFIG]8587[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]8588[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]8589[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]8590[/ATTACH]
Qualquer duvida galera, estou a Disposição dos Brothers.
alexagv Escreveu:Pessoal, vou tentar resumir.
Sou Ex proprietário feliz de uma bmw g 650 gs 2011 que rodou comigo ate 97000 km em dois anos e meio de uso, sendo que os últimos 32000 km foi com correia dentada!
Pesquisei muito antes de colocar e ate mesmo um amigo que tem uma V Strom 650 já tinha rodado mais de 60000 km com a correia, hoje ele parou de usar a moto dia a dia e só usa em viagens, e já acumula mais de 95000 km com o sistema!
Muito bem vendi a moto e ja transferi o sistema usado para um colega que já rodou mais de 7000 km com o sistema ou seja ja esta com pelo menos 39000km, logo postarei fotos!
Agora a menos de 7 meses fiz um Up peguei a tao sonhada F 800 GSA então venho aqui apenas no intuito de repassar minha experiencia e o que acho que foi bom para mim apenas com a intenção de contribuir para quem possa interessar sobre este sistema, digo que não tenho fins lucrativos com isso.
Existe muitas duvidas e polemicas com este assunto, é claro que o sistema não é indicado para quem faz trilha pesada, porem estrada de terra, chão batido, rípio, tranquilo. Moro em um condomínio em uma área rural de Jarinu, sendo que diariamente pego 4 km de terra, que com o calor é poeira e no molhado é lama ou seja não danificou em nada a relação com correia na antiga G 650 GS.
Adoro revisar a moto eu mesmo faço, mas o desconforto de ficar lavando e lubrificando e esticando corrente não é mais pra mim, igual carro automático quando temos o primeiro dificilmente voltamos ao manual.
Falam que perde potencia, na minha opinião é balelaUso profissional em competição que somente usam relações novas e limpas a cada prova ai sim concordo na perda de potencia)
Sabe quando trocamos o óleo da moto, e ela fica ate com os engates macios, ou mesmo quando acabamos de lavar a relação e lubrificar como a moto fica rodando lisa! Então não percebemos o óleo ficando gradativamente velho e a corrente suja não percebemos a perda do rendimento e ate mesmo aumento de combustível, a correia a moto fica leve como se tivesse acabado de lavar a relação, só que constante, sempre e a sensação dela rodando livre passa ate mesmo a impressão que ficou mais rápida, então a tao famosa perda de potencia é balela para uso não profissional em pista.
Praticidade de jamais ter que alterar a regulagem da tensão e lubrificar, sistema trabalha a seco, na minha opinião é vantagem quando roda em poeira não acumula sujeira na corrente que se torna abrasiva.
Desvantagem, o valor um pouco mais caro que sistema convencional de reposição fora da autorizada é claro, a contra indicação de rodar em off road pesado principalmente dentro de matas, a preocupação do fabricante é entrar galhos e pedras que a corrente tritura já a correia não, porem existe uma chapa de proteção.
Vale lembrar que no ato da compra o valor é mais alto, porem a manutenção ser a longo prazo se torna um investimento válido, pois passa dos 100000km a troca do conjunto, sendo que segundo o fabricante pode ser trocado talvez apenas a correia. A Coroa e Pinhão pode ser mantido, ate uma segunda troca!
Vamos as fotos!
[ATTACH=CONFIG]8587[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]8588[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]8589[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]8590[/ATTACH]
Qualquer duvida galera, estou a Disposição dos Brothers.
Vc poderia manda melhores fotos inclusive da instalação do protetor?
alexagv Escreveu:Pessoal, vou tentar resumir.
Sou Ex proprietário feliz de uma bmw g 650 gs 2011 que rodou comigo ate 97000 km em dois anos e meio de uso, sendo que os últimos 32000 km foi com correia dentada!
Pesquisei muito antes de colocar e ate mesmo um amigo que tem uma V Strom 650 já tinha rodado mais de 60000 km com a correia, hoje ele parou de usar a moto dia a dia e só usa em viagens, e já acumula mais de 95000 km com o sistema!
Muito bem vendi a moto e ja transferi o sistema usado para um colega que já rodou mais de 7000 km com o sistema ou seja ja esta com pelo menos 39000km, logo postarei fotos!
Agora a menos de 7 meses fiz um Up peguei a tao sonhada F 800 GSA então venho aqui apenas no intuito de repassar minha experiencia e o que acho que foi bom para mim apenas com a intenção de contribuir para quem possa interessar sobre este sistema, digo que não tenho fins lucrativos com isso.
Existe muitas duvidas e polemicas com este assunto, é claro que o sistema não é indicado para quem faz trilha pesada, porem estrada de terra, chão batido, rípio, tranquilo. Moro em um condomínio em uma área rural de Jarinu, sendo que diariamente pego 4 km de terra, que com o calor é poeira e no molhado é lama ou seja não danificou em nada a relação com correia na antiga G 650 GS.
Adoro revisar a moto eu mesmo faço, mas o desconforto de ficar lavando e lubrificando e esticando corrente não é mais pra mim, igual carro automático quando temos o primeiro dificilmente voltamos ao manual.
Falam que perde potencia, na minha opinião é balelaUso profissional em competição que somente usam relações novas e limpas a cada prova ai sim concordo na perda de potencia)
Sabe quando trocamos o óleo da moto, e ela fica ate com os engates macios, ou mesmo quando acabamos de lavar a relação e lubrificar como a moto fica rodando lisa! Então não percebemos o óleo ficando gradativamente velho e a corrente suja não percebemos a perda do rendimento e ate mesmo aumento de combustível, a correia a moto fica leve como se tivesse acabado de lavar a relação, só que constante, sempre e a sensação dela rodando livre passa ate mesmo a impressão que ficou mais rápida, então a tao famosa perda de potencia é balela para uso não profissional em pista.
Praticidade de jamais ter que alterar a regulagem da tensão e lubrificar, sistema trabalha a seco, na minha opinião é vantagem quando roda em poeira não acumula sujeira na corrente que se torna abrasiva.
Desvantagem, o valor um pouco mais caro que sistema convencional de reposição fora da autorizada é claro, a contra indicação de rodar em off road pesado principalmente dentro de matas, a preocupação do fabricante é entrar galhos e pedras que a corrente tritura já a correia não, porem existe uma chapa de proteção.
Vale lembrar que no ato da compra o valor é mais alto, porem a manutenção ser a longo prazo se torna um investimento válido, pois passa dos 100000km a troca do conjunto, sendo que segundo o fabricante pode ser trocado talvez apenas a correia. A Coroa e Pinhão pode ser mantido, ate uma segunda troca!
Vamos as fotos!
Qualquer duvida galera, estou a Disposição dos Brothers.
Obrigado Alexandros pela postagem esclarecedora.
Acabei de comprar um kit destes prevendo uma viagem ao Alaska no próximo ano e creio que esta é a melhor opção para uma viagem longa como esta que pretendo fazer. É um detalhe a menos a se preocupar durante a jornada.