Sílvio,
O vendedor de quem eu comprei o carregador de bateria inteligente Yuasa Smartshot me garantiu que não há risco de carregar a bateria diretamente através dos bornes, estando a mesma conectada à moto, ou seja, sem desligar os bornes (+) e (-). Com isso eu conseguirei "by-passar" a central que não está permitindo que a minha bateria seja carregada por eu não estar utilizando o carregador original da BMW. Vou tentar fazer isso mais tarde e, se tiver sucesso, posto o resultado aqui. Segundo informação obtida junto à própria oficina da BMW, eu não vou perder nenhuma informação relativa às datas/quilometragens da próxima revisão. É ver para crer.
fmfonsec, se a bateria não for desconectada, não haverá perda de informações, há não ser que a bateria descarregue totalmente...
Mas mesmo havendo essa perda, como foi no caso da minha, não foi nada importante, já que as informações das médias, eu zero a cada abastecimento e a hora é super fácil de acertar.
Quanto as informações da próxima revisão, para mim, não pega nada, já que minha moto já saiu da garantia mesmo... rsrsrs...
abç e boa sorte...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Prezados amigos,
Conforme prometido, segue o relato da minha experiência. Ontem eu cheguei em casa e resolvi fazer a conexão do rabicho para recarga da bateria diretamente conectada à moto. Conectei o rabicho e depois reapertei os bornes da bateria. As únicas informações que perdi foram mesmo as do computador de bordo e a hora do relógio. A informação do próximo serviço foi preservada. Em seguida conectei o carregador Yuasa Smartshot na tomada e pus para carregar a bateria. As lâmpadas vermelha (power) e amarela (charging) se acenderam e a carga iniciou. Deixei carregando durante a noite toda. Quando cheguei pela manhã as luzes acesas no carregador eram apenas a vermelha (power) e a verde (carga completa - full). Era exatamente o que eu esperava ver. Desconectei o carregador, virei a chave e as luzes se acenderam normalmente.. Dei partida na moto e o motor virou de estalo, sem nenhum problema. Enfim, fica aqui o registro para aqueles que já estão com a bateria cansada e estão querendo dar uma sobrevida à pobre coitada antes da troca definitiva, comprando um carregador mais em conta que o original da BMW (CARÍ$$IMO). Mas comprem um carregador inteligente e com corrente de saída máxima de 1 A, no máximo. Carregadores "xing-ling" podem até funcionar, mas confesso que fiquei com medo de arriscar. Abração a todos.
Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.
ACD Escreveu:Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.
Beleza, ACD. Embora eu tenha resolvido com o procedimento que eu descrevi, certamente seria mais cômodo poder carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso. Vou aguardar você dar a dica.
ACD Escreveu:Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.
Também estou esperando ............
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
fmfonsec Escreveu:Beleza, ACD. Embora eu tenha resolvido com o procedimento que eu descrevi, certamente seria mais cômodo poder carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso. Vou aguardar você dar a dica.
Com o carregador original você liga a moto com a chave (sem dar a partida, só a chave no ON), depois você conecta o carregador na tomada BMW, depois liga o carregador na tomada de casa, depois desliga a chave da moto.
Eu só tomaria o cuidado de me certificar que o carregador é compatível com a bateria. Você disse que os dois são Yuasa, certo? Não deve ter problema tentar.
Já me corrigiram, que não tem nada a ver com canbus, que é um sistema que administra o chassi que desliga a tomada, bla bla bla. Vamos simplificar e chamar de canbus - a não ser que as 800 não tenham canbus, aí é melhor falar "sistema que desliga a tomada" kkk
Vale lembrar que o carregador original BMW carrega uma bateria que descarregou por algum motivo mas também é um "trickle charger", que mantém a bateria carregada durante o inverno (gringo), quando a moto mofa na garagem. O carregador fica conectado direto na moto e liga e desliga automaticamente, mantendo a bateria sempre cheia. Pelo jeito o seu carregador é inteligente, funciona assim. Quando não é inteligente a gente tem que monitorar a carga e desligar quando tiver carregada, senão corre o risco de fritar a bateria.
ACD, Minha bateria é Moura (original da moto) e o carregador é o Yuasa Smartshot, que é um carregador inteligente. Depois de carregar a bateria ele só fica mantendo a carga. Sinceramente eu não testei a sequência que você descreveu (ligar a chave na posição ON, conectar o carregador na tomada do tanque falso, ligar o carregador na tomada de casa e, por fim, desligar a chave). Vou experimentar para ver se funciona e, se for o caso, posto aqui o resultado. Obrigado pela dica.
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