• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Calibragem dos Pneus
#21
Schmidt Escreveu:Amigos,

Estou lendo e analisando as diversas opiniões relacionadas à pressão de pneu, vou relatar o que recebi de informação do Leandro Mello, instrutor de pilotagem e reporter da Globo para Motocicletas em um treinamento que fiz em Piracicaba no ECPA.
Alguns sabem que o próprio Leandro Mello possui uma BIG TRAIL, por razôes obvias e pessoais, ele possui uma Super Tenere 1200, bom, perguntei à ele, qual o melhor pneu a utilizar na R1200GS e qual a calibragem correta, onde o mesmo me informou que o melhor pneu para esta motocicleta, seriam Michellin Anakee 3 ou Metzeler Torance EXP, quanto às calibragens sugeriu e disse se utilizar desta, devido à melhor aderência em solo e menor problemas com temperaturas à seguinte:
Estando apenas piloto utilizar 36 libras na frente e atrás, isso mesmo, em ambas as rodas
Estando Piloto + pouca bagagen = 36 libras frente e atrás
Estando Piloto + Muita Bagagens ou Piloto + Garupa + Bagagens, utilizar o recomendado pela BMW ou seja 36 dianteiro e 42 traseiro

Agora faço eu uma pergunta, como sabemos que nosso leitor RDC do painel é preciso e sem erro e que na bomba do posto é que esta errado, claro que sabemos faltar manutenção apropriada nos medidores de postos de gasolina, mas fica a dúvida onde conseguir medição precisa.

Espero poder ter ajudado de alguma forma

Abraços

Schmidt,qual a pressão ideal para a GS 1200,carregada e com garupa no off road?
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#22
Para ter uma medicao precisa e saber quem esta mais errado - se o sensor ou se a bomba do posto de gasolina - o ideal e' comprar um daqueles aferidores de pressao manuais. Tenho um desses, e com isso conheco a margem de erro do posto onde calibro.
Sergio
  Responder
#23
SFF Escreveu:Para ter uma medicao precisa e saber quem esta mais errado - se o sensor ou se a bomba do posto de gasolina - o ideal e' comprar um daqueles aferidores de pressao manuais. Tenho um desses, e com isso conheco a margem de erro do posto onde calibro.
Tambem uso o aferidor de pressão manual para verificar quando há dúvidas na bomba do posto e sigo a calibragem que o manual do proprietário recomenda. A informação mais correta é a informada pelo fabricante do veículo.
  Responder
#24
SFF Escreveu:Para ter uma medicao precisa e saber quem esta mais errado - se o sensor ou se a bomba do posto de gasolina - o ideal e' comprar um daqueles aferidores de pressao manuais. Tenho um desses, e com isso conheco a margem de erro do posto onde calibro.

Tenho um compressor portátil com visor digital com pressão pré-estabelecida e desligamento automático, que enviei a um Laboratório pertencente a Rede Brasileira de Calibração (RBC), portanto, certificado. Tendo esse compressor como referência, os calibradores dos Postos de Gasolina diferem pra menos em média 3 libras e no RDC da Moto na ordem de 6 libras. Uma moto maravilhosa que só tenho elogios e com tanta tecnologia embarcada é de se estranhar apresentar um erro da ordem de 6 libras no seu Painel de Informações.

Outrossim, entendo que essa informação de calibragem dos pneus para passeios mais longos em dias quentes ou em chuva, ou com outras considerações, por ser uma informação de segurança das mais importantes, deveria ser dada uma referência pelo próprio fabricante.
  Responder
#25
Anibal, discordo, pelo menos em relação a minha moto não é assim.

Já fiz uma medição com aparelho digital profissional e a diferença foi de 1 libra (psi) atrás e quase 1 libra na frente. No painel estavam ops 36 e 42, mas no medidor digital 35 e 41.

O que faço: somando-se 2 ou 3 psi perdidos na mangueira, escolho sempre 4 psi a mais no compressor do posto que fica em torno de 40 e 49, dessa forma o RDC meu marcará 37 e 43.

Outra coisa. O RDC é muito bom para referência, não acredite 100% nele.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
#26
A verdadeira utilidade do RDC é VC saber olhando no painel com a moto em movimento, que o pneu não tá furado... E mais ainda, se ele furar, ao chegar numa determinada pressão ( 27 lbs, salvo engano) vai soar um alarme no painel. Isso pode ser a diferença entre ficar parado no meio do nada ou num local seguro, como um posto de gasolina.
Pra calibrar pneu, sempre usei o calibrador do posto e nunca fez falta qualquer outro instrumento!!!!! Essa é minha opinião, apenas!!!
Isso apesar do meu RDC tá praticamente igual ao do posto.
Por outro lado é de se esperar que um sistema que usa bateria de 3 v e faz transmissão de dados sem fio, sofra com o passar dos anos de uma certa imprecisão!!!
  Responder
#27
Isso mesmo, Petrel, como disse, é útil como referência.

Sobre o aviso, abaixo de 24 (ou 22, não me recordo exatamente) começa a apitar. Para quem gosta de rodar na terra e baixar a pressão, desligue o RDC no painel para não ficar apitando.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
#28
Pergunta imbecil: como faz para o RDC mostrar a pressão em psi? O meu mostra em bar...até já me acostumei um pouco, mas adoraria conseguir ver no tradicional psi
Sergio
  Responder
#29
SFF, a moto que aluguei em Portugal também estava em BAR. Engraçado que a gente se acostuma com unidades métricas, mas na hora da pressão, tenho familiaridades com a inglesa Smile

Mas que não consegui alterar para PSI no painel, mas não me preocupei. Salvo engano, é 2,5 e 2,9 em BAR.

Ainda sobre qual pressão utilizar: penso que a fábrica tentou não mexer na pressão, porque é um "saco" regular pressão de pneu conforme peso. Por outro lado, a possibilidade de alterar o conjunto de amortecimento - mola e amortecedor - interfere nos pneus. Você "amolecer" a moto ou baixar a pressão do pneu tem resultados parecidos, logicamente dentro desse limite que estamos discutindo - 36 a 42 psi. Portanto mais peso, suspensão mais dura, menos peso, suspensão mais mole.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
#30
Uh
Mcolnagosp Escreveu:SFF, a moto que aluguei em Portugal também estava em BAR. Engraçado que a gente se acostuma com unidades métricas, mas na hora da pressão, tenho familiaridades com a inglesa Smile

Mas que não consegui alterar para PSI no painel, mas não me preocupei. Salvo engano, é 2,5 e 2,9 em BAR.

Ainda sobre qual pressão utilizar: penso que a fábrica tentou não mexer na pressão, porque é um "saco" regular pressão de pneu conforme peso. Por outro lado, a possibilidade de alterar o conjunto de amortecimento - mola e amortecedor - interfere nos pneus. Você "amolecer" a moto ou baixar a pressão do pneu tem resultados parecidos, logicamente dentro desse limite que estamos discutindo - 36 a 45 psi. Portanto mais peso, suspensão mais dura, menos peso, suspensão mais mole.

Marcelo, a pressão dos pneus Q vem no manual são 36 e 42
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Melhor custo benefício em pneus para R1200GS. mlbonfim 14 36,826 26-04-2020, 13:56
Última Mensagem: Sapi
  Pneus 120/70 e 170/60 na R1200adv AC D. Tolfo 6 3,286 26-04-2020, 13:22
Última Mensagem: Sapi
  Ajuda para escolher pneus Wbornelli 27 81,890 28-01-2019, 20:36
Última Mensagem: alexandrej
  calibragem ideal para gs1200LC Rlourenco 21 23,735 08-04-2018, 23:05
Última Mensagem: Michel Blu
  Substituição dos pneus das novas R1200GS LC Possenti 21 26,668 03-12-2015, 15:05
Última Mensagem: Possenti
  Pneus 160x60 17 ou 170x60 17 kranio 16 6,619 06-11-2015, 07:49
Última Mensagem: Possenti
  Calibragem de Pneus Golias 3 11,871 03-09-2013, 23:44
Última Mensagem: FPoli

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: