A BMW está deixando muito a desejar , estamos falando da rainha das estradeiras , mas pelo que temos visto ela já perdeu a majestade, uma moto pra la dos seu 80.000 dilmas não pode apresentar um defeito como este, tenho uma 2010, mas para comprar nova , acho que não encararia, ainda mais num pais como o nosso onde os nossos direitos dificilmente são respeitados.
18-11-2015, 09:51
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-11-2015, 11:24 por Petrel.)
Ok Marcelo, só confirma pra gente por favor, se foi feito na revisão de 20 kkm a pedido seu ou se consta na lista de tarefas este item?
Estou com o plano de revisão completo aqui dos modelos a ar e não encontrei este item no plano de manutenção.
Nos modelos a Ar até 2009 (salvo engano) nas quais o bujão de dreno do óleo do Cardan fica na parte traseira e não embaixo, essa desmontagem acaba acontecendo por conssequência no momento da troca do óleo do Cardan, uma vez que se não o abrir praticamente impede a drenagem do mesmo!!!!
já nos demais modelos o bujão fica embaixo e portanto o óleo é trocado com facilidade sem abrir esse acoplamento, daí se não consta na lista de tarefas....com certeza não fazem... aliás se eles (cc) cumprissen mesmo, toda a lista de tarefas nas revisões, já seria uma vitória pro consumidor!!!!
Sal, como o Marcelo falou existem muitos videos (gringos) mostrando essa tarefa, mas se aparecer algum amigo precisando verificar, farei um video "brazuca" sobre o assunto!!!!
Caráááca Kranio. Parece que resgataram essa peça do fundo do mar!!!!
Using Tapatalk
18-11-2015, 12:25
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-11-2015, 12:28 por Mcolnagosp.)
Petrel, tem razão. Como já havia dito, troquei duas vezes a coifa, sendo que a primeira, no meu modo de ver, teve um "rasgo" feito por ferramenta, talvez uma chave de fenda ou algo parecido.
Na segunda vez, foi após o curso OffRoad que fiz. Provavelmente a gorducha sofreu um bocado pelas próprias condições do terreno e pode ser que o eixo tenha dado uma "mordida" na coifa. Rasgou bem e como estava próximo da revisão dos 20 mil, fizeram tudo de uma só vez.
Portanto você tem razão, não fazem a abertura e lubrificação, mas lembro-me que perguntei isso ao chefe da oficina e obtive a resposta que todos gostariam de ouvir: não há problema crônico com as coifas senão já fariam algum recall, afinal o custo da coifa é uma mixaria perto do eixo cardã. Na verdade, seria uma burrice da fábrica, mas é sabido que algumas coifas são mais finas do que deviam. Eu constatei na hora que trocaram a minha: essa atual é bem mais grossa que a anterior, que rasgou.
Só por conta de comparação, o Malfarano tem uma moto igual a minha, 2013, e a coifa dele está perfeita e é de boa qualidade. Eu inspecionei e constatei.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
Mcolnagosp Escreveu:Petrel, tem razão. Como já havia dito, troquei duas vezes a coifa, sendo que a primeira, no meu modo de ver, teve um "rasgo" feito por ferramenta, talvez uma chave de fenda ou algo parecido.
Na segunda vez, foi após o curso OffRoad que fiz. Provavelmente a gorducha sofreu um bocado pelas próprias condições do terreno e pode ser que o eixo tenha dado uma "mordida" na coifa. Rasgou bem e como estava próximo da revisão dos 20 mil, fizeram tudo de uma só vez.
Portanto você tem razão, não fazem a abertura e lubrificação, mas lembro-me que perguntei isso ao chefe da oficina e obtive a resposta que todos gostariam de ouvir: não há problema crônico com as coifas senão já fariam algum recall, afinal o custo da coifa é uma mixaria perto do eixo cardã. Na verdade, seria uma burrice da fábrica, mas é sabido que algumas coifas são mais finas do que deviam. Eu constatei na hora que trocaram a minha: essa atual é bem mais grossa que a anterior, que rasgou.
Só por conta de comparação, o Malfarano tem uma moto igual a minha, 2013, e a coifa dele está perfeita e é de boa qualidade. Eu inspecionei e constatei.
Marcelo, pra trocar a coifa tem Q abrir o cardã? Pois seria uma boa hora pra ver com esta o cardã.
Sim, com certeza tem que abrir, exatamente como nas fotos acima.. mas como falei acima é trabalho simples e rápido, basta ferramentas e conhecimento.
vamos lá..... prá começar, humildemente reconheço o seguinte: quem sou eu para avaliar os engenheiros da BMW, né?
Mas considero o plano de manutenção em relação a esse ítem como simplesmente ridículo.
Quero lembrar aos colegas que todos os carros 4x4 que conheço, e que têm eixo cardan, possuem uma luva de acoplamento com estrias - sistema literalmente idêntico a este da 1200 - e, nestes carros, o sistema funciona totalmente exposto ao ambiente, sem nenhum tipo de proteção - e nem por isso existe histórico de quebras que seja significativo. (aliás, são 2 cardans - um traseiro e outro, dianteiro)
No caso dos carros, o que o proprietário tem que fazer (e é claramente indicado no plano de manutenção) é simplesmente lubrificar aquela conexão através de um pino de aplicação de graxa que existe na peça (e que, se quebrar, custa 3 reais). A graxa nova entra sob pressão, expulsando a graxa antiga, que ....cai. Simples assim. Com isso, as lubrificações frequentes estão sempre protegendo a luva, o eixo e as estrias - seja contra desgaste prematuro, seja contra corrosão.
Já tive todo tipo de carro 4x4, incluindo um Jeep 61 com 30 anos de idade, minha atual SW4 com 285 mil Km, enfiando-os todos nas piores condições de lama, áreas alagadas, areia da praia, etc, etc, e a quantidade de problemas que tive foi....zero.
Não sei o trabalho que dá para desmontar isso na 1200, mas nada justifica que o serviço de limpeza e lubrificação não seja feito em intervalos regulares (no mínimo em cada revisão anual obrigatória)
abraços
Trovão
19-11-2015, 08:36
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-11-2015, 08:39 por Mcolnagosp.)
Luiz, talvez a comparação que mais se aproxima de um carro de rua seria as ponteiras das juntas homocinéticas. Isso praticamente todos os carros tração dianteira tem, então é fácil perceber.
Um tempo atrás fui fazer o balanceamento do meu carro e o mecânico mostrou no interior do paralama um rastro de graxa, resultado da coifa rasgada. Se não troco, perderia a junta homocinética.
No caso do eixo cardã das 1200GS, é bem semelhante.
Mas vou repetir, já conversei nas concessionárias com proprietários de motos BMW com cardã, que rodaram milhares de quilometros sem nenhum problema com as coifas.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
Olá Pessoal.
Minha opinião é que a coifa da moto do amigo foi danificada por algum agente externo, como uma bomba de alta pressão, algo intencional e etc. Não estou convicto que é defeito do material, pois ele tem espessura suficiente para aguentar a articulação do local e algumas pedras que podem saltar nela. Além disso, pelas fotos, há nítida ação de maresia no material ou até mesmo contato direto com água salgada, pois corroeu em demasia as duas partes.
De qualquer forma, manutenção preventiva e caldo de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.
Fica o alerta para inspecionarmos, não somente a coifa, mas toda a moto.
Um abraço a todos
Marco
Estamos falando de uma moto projetada para rodar nos mais diversos terrenos, só olhar os lugares que a Bmw fez a apresentação da moto, estamos falando de uma moto que mesmo sem a manutenção devida foi feita para durar, numa viagem a Ushuaia só troquei o óleo, não tem nenhuma cc no lugar para revisões , moto com 20.000km com uma peça que parece ter 30 anos debaixo dagua é no minimo suspeito e material inadequado ,contra os fatos não há questionamento , me vem uma pergunta que não quer calar? Sera que a bmw ainda é uma marca que merece todo esse respeito. Vamos ficar de olho , é o nosso direito como consumidor que esta em jogo.
|