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Patagônia Adventure - Jan/2016
#51
Crodao Escreveu:Oi Adriel é o vento lateral.
Na minha opinião, esse é o maior desafio dessa viagem.
Na ruta 3 foram 1.500 Km de vento lateral forte
Na rut 40 form em torno de 300Km de vento lateral forte

[Imagem: attachment.php?thumbnail=6982]

Crodão
valeu é isso mesmo o karoo3 no ripio é uma beleza , porém, no asfalto derrete fácil e se o cabra passar de 130km/h começa a assobiar
feito doido um barulho bem chato e nas curvas perde a pegada , minha opinião pessoal .
Com relação ao vento dei sorte peguei somente o vento forte e chuva de Perito Moreno até Governar Costa , depois parou e foi tranquilo.
abraço e bom reorno
A.Alves
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#52
Iceman Escreveu:E tb explica esse negócio de avistamento das "frangas" kkkk Rolleyes

Mr. Moderador,

vai ter que dar um pulinho lá para conferir, a coisa é forte!!

Abçs
Luiz
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#53
robram Escreveu:Explique um pouco melhor ritmo no asfalto...

Ele achava que a F800 cansava mais e no vento sofria mais.
Nossa tocada foi sempre em torno de 130 a 140.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
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#54
adriel Escreveu:Sempre vejo vocês falando sobre o vento lateral dessa região, mas não fazia ideia que era tão forte. Parece que o último da foto é o camarada de F800GSA e naquele momento estava mais inclinado, o que explica ele ter sofrido mais.

O Vento lateral realmente incomoda. Ele normalmente sopra do Pacifico para o Atlântico, mas sempre ocorrem variações em pequenos trechos, e tem também a questão da estrada que eventualmente muda de direção.
Nessa foto estavamos na ruta 40 e houveram trechos que tivemos que colocar 3a marcha pois o vento batia de frente e estava muito forte.

Eu acho que o caso da inclinação nessa foto, é porque lá na frente o vento já tinha cessado.

Aliás uma coisa que percebi, como ficamos mais tensos durante o vento, e temos que segurar o guidão mais forte, eu acaba o dia e acordava no dia seguinte com as mãos inchadas.
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Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
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#55
Crodao Escreveu:O Vento lateral realmente incomoda. Ele normalmente sopra do Pacifico para o Atlântico, mas sempre ocorrem variações em pequenos trechos, e tem também a questão da estrada que eventualmente muda de direção.
Nessa foto estavamos na ruta 40 e houveram trechos que tivemos que colocar 3a marcha pois o vento batia de frente e estava muito forte.

Eu acho que o caso da inclinação nessa foto, é porque lá na frente o vento já tinha cessado.

Aliás uma coisa que percebi, como ficamos mais tensos durante o vento, e temos que segurar o guidão mais forte, eu acaba o dia e acordava no dia seguinte com as mãos inchadas.

Verdade Crodao,quando peguei aquela ventania a primeira vez e fui jogado para a pista contraria,confesso que fiquei assustado e tenso com músculos travados fazendo a maior força,o resultado foram câimbras na mao e pescoço dolorido(isso pilotando)Depois o vento passa,a dor vai embora,vamos pegando a manha de pilotar e é so alegria,vistas maravilhosas e histórias para contar.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#56
Olá Gurizada.

Realmente o vento lateral da patagônia arg-chile é desumano. Não existe receita para enfrentar a não ser o que o colega falou: segurar firme o guidom, diminuir a velocidade deixando a moto sempre com torque e estar preparado para os imprevistos (mudanças repentinas, carros e etc.).

De resto, bora...ahhh...o limite recomendado pelos carabineiros é de 60km/h. Caso o vento esteja perto disso, pare, encontre um local para descansar e siga no outro dia.

O vento sempre é mais intenso a partir do 1/2 dia até as 17h. Saia cedo e faça trechos menores nesta região, mesmo que não tenha muito o que ver.

Saudações

Marco
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#57
Olá pessoal, já estamos em casa, todos bem.
A viagem foi super tranquila, sem nenhum problema.
Gostaria de fazer um relato aos amigos que pretendem ir a para deixar aqui o registro dessa viagem.

Fomos em 4 motos, sendo 2 GS1200 Adventure a ar, 1 GS1200 a àgua e 1 F800 Adventure.

Foram 26 dias de viagem (do dia 02/01 a 28/01), num total de 13.400 Km, onde deles fizemos aproximadamente 1.000Km de rípio.
Descemos pelo Chile na Carretera Austral até o lago General Carrera, depois voltamos para a Argentina e pegamos a Ruta 40.
Atravessamos o Estreito de Magalhães por Punta Arenas -> Porvenir, depois Ushuaia, depois voltamos pela Ruta 3 (margeando o Atlântico).

Não tivemos nenhum problema maior, somente detalhes, como:
2 lâmpadas de farol queimadas (ambas as GS1200 Adv a ar)
2 corta-gelos quebrados (ambas as GS1200 Adv a ar)
Vazamento de óleo na bengala direita da GS1200 a água
Absolutamente nada na F800GS

À seguir vou fazer alguns comentários de cunho pessoal, ou seja, como "eu ví" a viagem.
Pode ser que outras pessoas que já fizeram essa viagem, não concordem com as minhas opiniões.

Vamos lá:
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#58
QUANTO LEVAR EM DINHEIRO ?
Cuidado com a quantidade de dinheiro em espécie a levar. Na Argentina muitos lugares não aceitam cartão de crédito. Somente nas cidades muito turísticas ou cidades grandes. E mesmo assim, as cidades mais turísticas, às vezes não aceitam cartão em todo lugar.
Especialmente os passeios e parques públicos, somente pagamento em dinheiro.
Depois de vários dias viajando, o dinheiro vai acabando e isso passa a ser um problema.
Em Puerto Madryn por exemplo, deixamos de fazer os passeios por falta de dinheiro. A entrada na Península Valdes custava 360 pesos por pessoa, e não aceitavam cartão de crédito. Conclusão: decidimos guardar o pouco dinheiro que nos restou para poder terminar a viagem. Nâo sabiamos se teriamos ou não dinheiro para abastecer nos 2 últimos dias.

FALTA GASOLINA NA ARGENTINA ?
Esse fato ainda têm ocorrido, apesar de temos passado somente 2 postos sem gasolina, e no nosso caso, como estávamos devidamente abastecidos, isso não fez diferença.
Essa é uma dica útil: Não deixe para abastecer no limite da autonomia da moto. Podem não haver postos ou eles não terem combustivel.
Nós adotamos como regra parar e abastecer se tivesse posto de gasolina com mais de 100Km rodados desde a última abastecida.
Um de nós teve pane seca ainda no Brasil mas por descuido, pois haviam postos, mas ele queria rodar até o limite da autonomia. Não deu outra.
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#59
LEVE ROUPAS DE VERÃO E INVERNO
Serão úteis, pois em viagens longas sempre pegamos todo tipo de clima.
Apesar do clima predominante da Patagônia ser frio, é importante considerar os dias de calor.
Lembrando uma coisa importante: até conseguimos rodar no calor, mas no frio extremo não.
Um dos amigos do grupo foi vestindo o conjunto "Cordillera" da Normay, e ele acertou em cheio pois essa roupa previlegia o frio.

AUTONOMIA DAS MOTOS E TANQUE RESERVA
Levamos tanque reserva de 5 litros em 2 motos, mas só utilizamos 1 vez por problemas de autonomia da GS1200 a água (tanque normal).
Utilizamos também esses tanques reservas 2 vezes na F800 Adventure e 1 vez na GS1200 a água porque o posto não aceitava cartão e estávamos com pouco dinheiro em espécie.
Com uma moto de autonomia de 250Km ou inferior, é muito importante levar tanque reserva.
Somente 1 posto se recusou a abastecer os tanques que levamos, pois não eram apropriados para levar gasolina.
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#60
QUANTO CUSTA ESSA VIAGEM ?
Nós fizemos uma estimativa bem detalhada de custos antes de sair, mas ela foi ultrapassada em 50% pois os preços na Argentina em geral estão muito altos para nós.
Comida e Hospedagem estavam muito caros, talvez pelo câmbio desfavorável e pela alta temporada.
Pode ser que essa mesma viagem feita fora da Alta Temporada, seja mais econômica.
Mas via de regra podemos considerar uma média de R$ 500,00 por dia entre Refeições, Hotéis e Gasolina.

É PRECISO RESERVAR HOTÉIS COM ANTECEDÊNCIA ?
Essa é uma questão importante, porque se você faz reservas com antecedência, você "engessa" a sua viagem.
Se não faz, corre o risco de não achar lugar para ficar em lugares mais turísticos como Ushuaia, El Chaltén, El Calafate e Torres del Paine.
Nesses locais mais turísticos é aconselhável reservar com antecedência, sob o risco de não encontrar lugar para ficar.
Onde foi uma surpresa *ruim* foi em Punta Arenas. O local é base de saída para vários destinos como alguns cruzeiros, viagens para a Antártica e as localidades da Patagônia.
Não conseguimos lugar para ficar, e eu tive que pagar R$ 500,00 por um quarto duplo numa "espelunca" que nem chuveiro tinha por uma única noite.
Desse dia em diante passamos a fazer a reserva para o dia seguinte pelo Booking e pelo Decolar. Foi a coisa mais acertada que fizemos, pois tínhamos a opção de pesquisar por preço, localidade, opinião de usuários etc, sem ter que ficar procurando de porta em porta.

Nós saimos daqui somente com o hotel do Ushuaia e Torres del Paine já reservados.
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