Pois bem, galera. Passada a ressaca do carnaval, conforme prometido, fica aqui o registro da minha experiência em relação à dica que o ACD tinha postado. Pois é, com o carregadora da YUASA, seguindo exatamente o passo a passo do ACD, comigo não funcionou. Ou seja, minha conclusão é que só dá para carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso se o carregador for o original da BMW. Como eu consegui carregar colocando o rabicho diretamente nos bornes da bateria, então me desliguei do assunto. Quando eu precisar, é assim que vou fazer. Apenas reforçando, vou carregar sem desconectar a bateria da moto.
27-02-2015, 15:26
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-02-2015, 15:38 por luiztrovao.)
Eu nao sei o que, exatamente, a Yuasa quer dizer com carregador inteligente, porém, posso assegurar algumas coisas por experiencia própria:
-sim, a F800 utiliza o sistema Can-bus. O sistema elétrico da moto não tem NENHUM fusível.
-carregadores comuns (não can-bus) não devem ser utilizados se a bateria estiver conectada ao sistema elétrico da moto. Mas não há nenhum problema em usa-los com a bateria desconectada ( só o desconforto de acessar a bateria, desconectar, conectar e perder algumas informações)
-existem carregadores can-bus de outras marcas top no mercado e que são bem mais baratos que o original BMW - e funcionam perfeitamente tanto em motos com o sistema Can-bus quanto em motos sem ele. Eu comprei um da Optimate, que uso há 2 anos, direto na tomada do tanque falso da F800 com excelente resultado e também numa XRE300, conectando-o diretamente na bateria dela através de um chicote adicional que eu mesmo fiz, com uma tomada, sem necessidade de desconectar a bateria do sistema elétrico da moto.
OK, Luiz.
Conforme meus relatos anteriores, pelo menos com esse carregador da Yuasa que mencionei, eu não tive nenhum problema em carregar a bateria ligada diretamente à moto, ou seja, sem desconectar os cabos. O fato é que trata-se de um carregador inteligente, ou seja, depois que a bateria atinge carga máxima ele passa para o modo de carga de manutenção, justamente com objetivo de não torrar a bateria por excesso de carga. Já estou usando faz algum tempo e não tive problema algum. De qualquer forma, ficam aqui duas opções diferentes para quem estiver pensando em adquirir um carregador diferente daquele original carí$$imo que as concessionárias BMW vendem.
Tb uso o Optimate, sem problemas.
Excelente produto.
Deixo ligado direto.
Só desligo quando tem risco de temporal.
Sds
para quem gosta do assunto, incluo um link abaixo, que é um dos melhores artigos que encontrei a respeito. Está em inglês e explica tanto em alto nível quanto em detalhes, do que se trata o sistema Can-bus.
Voltando aos carregadores, acredito que a moto deixa um carregador não Can-bus funcionar via a tomada do tanque falso, se este limitar a corrente de recarga a, no máximo, 0,8 Ampéres, que é o limite de corrente que o sistema aceita antes de "achar" que a corrente que está passando por ali trata-se de um curto-circuito.
http://bmwmotorcycletech.info/canbus.htm
Luiz, de repente é por isso que não consigo carregar pela tomada do tanque falso. O meu carregador Yuasa tem corrente de 1A.
chalbuque Escreveu:Tb uso o Optimate, sem problemas.
Excelente produto.
Deixo ligado direto.
Só desligo quando tem risco de temporal.
Sds
Chalbuque, você carrega a bateria através da tomada da moto?
Qual o modelo de seu carregador (optimate 3, etc)?
Você faz algum procedimento especial para iniciar o procedimento, como o ACD explicou por exemplo?
Tentei carregar na minha R1200GS a ar, com um carregador Yuasa Smart Shot 900 e alguns segundos apos desligar a ignição o carregamento da bateria é interrompido...
Abrco
Desenterrando...
Comprei o carregador da WSPOWER.
Recebi ontem e já usei, porque a f800 tá parada há mais de um mês, por conta da suspensão da CNH. Pluguei direto na tomada do tanque falso. Aprovadíssima!!!
Uma coisa deve ser mencionada: A atenção do Walter é extraordinária. RECOMENDO. Sem jabá, heim...
Jotace, manda aí a dica de onde comprar esse carregador da WSPOWER.
Fernando,
Peguei o telefone no site e fiz contato direto pelo whatsapp: 55 48 9980-0795. Ele demora a acessar as mensagens, via site. Pelo ML o produto sai sem desconto.
Abraço.
|