• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Afinal, como é que se estica a corrente da moto?
Tenho lido tantos comentários em vários lugares e algo que deveria ser uma operação simples como esticar a corrente da moto tem várias metodologias que me deixam intrigado. Daí resolvi lançar este tópico.
Pelo manual da F800GSSadresumidamente)
1 - Coloca a moto no cavalete central, solta as porcas
2 - Desce a moto para o apoio lateral (pezinho)
3 - Faz o ajuste da corrente pelos parafusos de ajustes em cada lateral
4 - verifica se a corrente ficou com a folga de até 40mm
5 - Aperta os parafusos da guia, coloca no cavalete e aperta a porca da roda

Acontece que já li que o correto é fazer o ajuste com o piloto montado na moto?! Então seriam necessário 02 pessoas para fazer o ajuste da corrente!!!!??.
Outro dizem ainda que se for andar com garupa, o ajuste devería ser com o piloto e o garupa montados na moto!!!!??? Nesse caso seriam então 03 pessoas para essa operação!!,.?.
Devo então presumir que quando estiver sem garupa devo reajustar a corrente? Absurdo é claro.....
Afinal, qual a maneira correta?!!?.?
  Responder
A folga de 35 a 45mm ja contempla todo o curso da suspensão. Então o correto é seguir o manual.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
  Responder
Eu entendo que essa folga do manual é suficiente para não deixar a corrente esticada demais quando tiver alguém montado. Pode ver que é uma folga grande, a corrente chega muito perto de bater no braço da suspensão. Então tudo pode ser feito por uma única pessoa.
  Responder
Complicado,pior que tem as bagagens e a garupa pode variar de 50 a 120 arrobas kkkkkk.Melhor seguir o manual,ou comprar uma moto com cardã rs
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
Na realidade não é complicado, é claro que o correto é seguir o que o manual diz.
É que fico admirado sobre como as vezes situações simples tornam-se complexas, apenas por especulações que vão sendo criadas, e por "mecânicos" que criam métodos sem qualquer razão ou coerência que justifiquem isso.
Valeu pela participação e ajuda na elucidação deste quase mistério!
  Responder
Sem mistério, só seguir o manual e deixar a folga especificada... não tem erro.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
  Responder
Uma vez vi um mecânico de CC colocar o cabo de uma chave catraca entre a coroa e a corrente (GS 800),isso dava a folga correta, depois apertava a porca.Cada um tem um macete,mas melhor mesmo é seguir o manual e com experiência e observaçao ir dando ajustes para melhorar.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
Sal, esse macete da chave entre a coroa e a corrente e usado pra forçar a roda nos batentes, dessa forma vc te certeza q os dos lados estão encostados nos batentes. Muito pratico, não tem q ficar chutando a roda!!! Kkkkkkkkkk!!

XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
  Responder
Alguém tem uma foto desse macete??

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Gustavo
800GS 2012 Trophy
Niteroi/RJ
ex-CG125/DT180/CBR450/XL250/XT600
  Responder
sal silva Escreveu:Uma vez vi um mecânico de CC colocar o cabo de uma chave catraca entre a coroa e a corrente (GS 800),isso dava a folga correta, depois apertava a porca.Cada um tem um macete,mas melhor mesmo é seguir o manual e com experiência e observaçao ir dando ajustes para melhorar.
Sal, isso de colocar a chave serve para garantir que o eixo mantenha alinhado com os parafusos do esticador enquanto é apertado. Tem gente que desalinha a roda durante esse processo.

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Corrente Regina Reiner 7 10,673 21-05-2025, 13:09
Última Mensagem: Daniela
  F850GSA Barulho corrente x kit correia Abreu 0 1,716 15-06-2022, 09:27
Última Mensagem: Abreu
  Lubrificante de corrente de rolos Gnegraes 1 1,406 25-07-2021, 23:37
Última Mensagem: EvertonM
  Corrente batendo Fds Brasil 3 3,843 26-02-2021, 13:42
Última Mensagem: luiz baum
  Nova Corrente livre de manutenção Gnegraes 8 3,771 15-09-2020, 08:43
Última Mensagem: Gnegraes
  Moto não da partida!!! Heraldo 17 12,082 21-06-2020, 11:33
Última Mensagem: Gnegraes
  Computador de bordo perde memória quando desligo a moto. Brunometal 5 3,764 06-12-2019, 14:41
Última Mensagem: Brunometal
  [Barulho] Na minha moto... muito estranho shw 7 7,672 22-02-2019, 00:05
Última Mensagem: shw
  Como conferir nível de líquido de radiador gustavoely 1 2,674 23-10-2018, 21:05
Última Mensagem: EvertonM
  Troca de óleo da BMW F 800GS como fazem? shw 166 293,912 18-09-2018, 09:54
Última Mensagem: amsbetinho

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: