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Usar ou não o abs na terra???
#51
Deixar meus 2 centavos aqui...
Fiz o Jalapão inteiro ano passado, de F800GS e com ABS ligado.
Dica do mestre Hart, lá do Clube XT600 que estava junto no grupo.
Muito mais seguro do que sem ABS para os desavisados que gostam de freiar com o dianteiro.
Cheguei inteiro, sem nenhum tombo nos 800km de areia e nenhum osso quebrado. A moto para que é uma beleza.
Em 15m me acostumei com o ABS na terra.

Eu, não desligo de jeito nenhum.
[]'s
A. Morlin

Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08 Rolleyes
Ex-XT660R Preta 08/08 :p
Ex-XT660R Vermelha 09/09 Wink
Ex-BMW F800GS Triple Black 12/13
Atual BMW F800GS Triple Black 12/12 Cool
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#52
Eu também não desligo o ABS.

Já me salvou várias vezes, que entrei um pouco mais rápido na curva, e ai foi só endireitar e grudar na manete, as vezes voce entra um pouco no mato, mas que para, ah para.

Controle de tração eu desligo.

ABS já acostumei como ele trabalha na terra, e me sinto bem mais seguro com ele ligado.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#53
As motos novas que tem o modo Enduro onde o ABS fica praticamente desabilitado e dá uma baita segurança.
Se atua deve ser muito pouco.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#54
Eu sou muito duro pra pilotar na terra, então sempre deixo os 2 ligados Abs e CT, tenho receio que as vezes uma abusada no acelerador possa jogar a traseira demais da conta e eu tenha que beijar o chão... O invonveniente é que vc escuta aquela britadeira qdo entra o ct as vezes parece que vai parar a moto mas sempre mantem ela na tração adequada...

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Carlito de Souza
Corretor de Imóveis
47-9192-6000
cs@cscorretor.com.br
BMW F 800 GS ADV 2015
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#55
CM-R1200-GS Escreveu:Eu também não desligo o ABS.

Já me salvou várias vezes, que entrei um pouco mais rápido na curva, e ai foi só endireitar e grudar na manete, as vezes voce entra um pouco no mato, mas que para, ah para.

Controle de tração eu desligo.

ABS já acostumei como ele trabalha na terra, e me sinto bem mais seguro com ele ligado.

Quem entra no mato tá pedindo para levar uma ops,para ser atacado por uma Pintada.:p

Eu desligo tudo,volto aos anos 80 heheh.Já entrei no mato,mas felizmente a Pintada estava dormindo kkkk:p
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#56
Fiz o curso off-road oficial da BMW, no Haras Tuiuti, interior de SP.

Um fim de semana inteiro com o Luciano Peixoto, Evandro Dalbem (FOX) e o Falcão.

Apanhei um bocado no primeiro dia. Mas no segundo evolui bastante.

A ordem lá é a seguinte:

No off-road se pilota em pé, com o ABS e Controle de Tração DESLIGADOS!

Eles ensinam uma técnica de frenagem na terra e inicialmente pedem todos para frear com as motos de ABS ligado.

Depois com ABS desligado e usando a técnica.

Nesta última, o espaço para frenagem reduz consideravelmente.

Depois desta demonstração, os ABS são desligados para não serem usados mais até o final do curso!


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#57
Galera,

Off é ABS e controle de tração desligados. O único e importantíssimo "porém" é: o freio "mestre" no OFFROAD é o TRASEIRO, pois travar a roda dianteira em movimento é chão. No entanto, travar a roda traseira em movimento é comum e de fácil controle.

Abraço.
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#58
Paulorod Escreveu:Fiz o curso off-road oficial da BMW, no Haras Tuiuti, interior de SP.

Um fim de semana inteiro com o Luciano Peixoto, Evandro Dalbem (FOX) e o Falcão.

Apanhei um bocado no primeiro dia. Mas no segundo evolui bastante.

A ordem lá é a seguinte:

No off-road se pilota em pé, com o ABS e Controle de Tração DESLIGADOS!

Eles ensinam uma técnica de frenagem na terra e inicialmente pedem todos para frear com as motos de ABS ligado.

Depois com ABS desligado e usando a técnica.

Nesta última, o espaço para frenagem reduz consideravelmente.

Depois desta demonstração, os ABS são desligados para não serem usados mais até o final do curso!


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Pode descrever, compartilhar a técnica que vc mencionou ?



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#59
MarcioT Escreveu:Pode descrever, compartilhar a técnica que vc mencionou ?



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Márcio,

Eles montam o seguinte treinamento:

Você vem na terra, inicialmente a 40 Km/h, e freia repentinamente, com o ABS desligado, somente com a roda traseira. Ela derrapa e não freia convenientemente.

Depois repete o exercício atuando também no freio dianteiro, inicialmente com medo. Vai aumentando a frenagem do dianteiro até sentir um início de derrapagem da roda da frente e soltar o freio dianteiro.

Daí por diante você repete o exercício em velocidades crescentes e vai brincando de apertar o freio dianteiro até iniciar a derrapagem e imediatamente soltar.

O objetivo é treinar a percepção do freio dianteiro. Saber que não pode ALICATAR ele de uma vez, mas também que dá muito bem para testar o limite do freio, até o início da derrapagem da roda dianteira.

Você vai controlando - apertando o freio dianteiro e soltando levemente ao primeiro sinal de derrapagem - sem cair e ir parando a moto.

Enquanto isso também aperta o traseiro, porém não muito.

Ou seja, é possível, com treinamento, controlar a derrapagem da roda dianteira na terra, sem cair, como se vc fosse seu próprio ABS.

Isso é perfeitamente possível na terra, porque a derrapagem é progressiva. Ao contrário do asfalto, que vc perde a frente de vez.

Vc tem que desligar o ABS na terra, porque pode acontecer do mecanismo se confundir e a moto não parar de jeito nenhum. Como por exemplo num descida íngreme e escorregadia.

Abraço


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#60
E no caso da adventure que tem o modo enduro?
Ele retarda o abs e controle de tração. Será que funciona mesmo ou é melhor desligar tudo?
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