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F850 GS - Potencia
#1
Pessoal uma dúvida tecnica para os entendidos...

A GS 850 terá 80 cv???

A informação que está no site da BMW brasil é essa...


Tipo - Motor bicilíndrico em linha, a quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro.
Diâmetro / curso 84 mm x 77 mm
Cilindrada 853 cc
Potência útil nominal 58,8 kW (80 hp) às 6.250 rpm
Binário máx. 86 Nm às 6.250 rpm
Taxa de compressão 12,7 : 1
Regulação da mistura Injeção eletrónica


WTF "potencia útil nominal" ??? Há alguma potência "inutil" ??? kkkkk

Medir potência na faixa de giro do torque máximo???

Alguém poderia me explicar por favor?

Confesso que com 80 cv será um tiro no pé, já que a Tiger tem 95!
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#2
Rromagnani Escreveu:Pessoal uma dúvida tecnica para os entendidos...

A GS 850 terá 80 cv???

A informação que está no site da BMW brasil é essa...


Tipo - Motor bicilíndrico em linha, a quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro.
Diâmetro / curso84 mm x 77 mm
Cilindrada 853 cc
Potência útil nominal58,8 kW (80 hp) às 6.250 rpm
Binário máx. 86 Nm às 6.250 rpm
Taxa de compressão12,7 : 1
Regulação da misturaInjeção eletrónica


WTF "potencia útil nominal" ??? Há alguma potência "inutil" ??? kkkkk

Medir potência na faixa de giro do torque máximo???

Alguém poderia me explicar por favor?

Confesso que com 80 cv será um tiro no pé, já que a Tiger tem 95!

Fala Roberto, blz? Não sou expert mas vou dar meu pitaco.

* potência útil nominal: é a potência que o motor é capaz de gerar. Aqui geralmente rola uma jogada de marketing pois alguns fabricantes declaram a potência no eixo de saída do motor e outros declaram a potência gerada na roda (que é menor).

* Medir potência na faixa de torque máximo: torque e potência são duas medições diferentes porém relacionadas. Torque é a força que o motor consegue girar o eixo de saída enquanto a potência é um cálculo dessa força com a velocidade que o eixo é girado.

Ex. A nc700x tem 6.4kgf de torque e apenas 52 CV de potência enquanto a transalp tem 6.2kgf de torque e 60cv. O lance está na quantidade de rpm que o motor da transalp consegue alcançar. E isso tudo independente do torque maximo aparecer em 2k rpm ou 6k rpm (faixa de torque).

* faixa de torque: quanto menor for o rpm do torque máximo e maior o rpm da potência máxima, diz-se que o motor é mais "elástico". Isso torna a condução mais agradável e econômica, já que não precisa ficar de motor cheio para ultrapassar ou arrancar e nem precisa ficar reduzindo.

Comparando com a tigre, essa tem um motor de 3 cilindros que (normalmente) é preparado para girar mais (aumentando a potência) que um motor de apenas 2 cilindros.

Não é pq um motor tem um pouco mais de potência que ele é absolutamente melhor.

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#3
Existe uma relaçao onde potencia = torque x rotação. Para saber a potencia maxima serua interessante ver a cuva de torque. Se ela não cair muito após 6250rpm é bem possivel que a potencia max venha em regimes mais elevados cono declarado na Europa....lá é 8250 a 8400rpm. Como o colega já citou mais nâo significa mais e vice e versa. Potencia max é algo que pouco utilizamos ao meu ver, mas do ponto de vista de marketing é muiyo importante pois o consumidor vai comparar banana com abacaxi....ppt max divulgada pela maioria dos fabricantes x potencia util nominal. Acredito 90% que o motor da nacional tem potência semelhante a da Europa. Inclusive o torque é identico na Europa com gasolina 91 ron.

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#4
Marcelo DC Escreveu:Existe uma relaçao onde potencia = torque x rotação. Para saber a potencia maxima serua interessante ver a cuva de torque. Se ela não cair muito após 6250rpm é bem possivel que a potencia max venha em regimes mais elevados cono declarado na Europa....lá é 8250 a 8400rpm. Como o colega já citou mais nâo significa mais e vice e versa. Potencia max é algo que pouco utilizamos ao meu ver, mas do ponto de vista de marketing é muiyo importante pois o consumidor vai comparar banana com abacaxi....ppt max divulgada pela maioria dos fabricantes x potencia util nominal. Acredito 90% que o motor da nacional tem potência semelhante a da Europa. Inclusive o torque é identico na Europa com gasolina 91 ron.

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A F800gs tem 85cv e a F850gs passou a 95cv. É isso!


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#5
Perfeito Thiago.
Potencia só interessa na aceleração,se você gosta de arrancadas, perfeito. O que usamos em 90% do tempo é o torque, que te mantém em velocidade constante no plano e em aclives, evita ter de trocar de marcha por qualquer coisa, etc... Com bom torque as retomadas de velocidade são rápidas. Isso vejo bem na 1200, basta enrolar o cabo que você voa.... Por isso há muitos anos só tenho carros com motores diesel, alto torque....
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#6
Mas an Europa ela é declarada com 95CV de potencia, como aqui caiu para 80CV???
Se a F800 atual possui 85CV

15Cv é muito perda de potencia, a F800GS já é manca carregada agora a 850 alem de mais pesada com menos 15CV... eu já não compraria esta moto devido a este fato, 15cv é muita coisa
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#7
No site da BMW USA eles declaram 90HP a 8000 RPM
[ATTACH=CONFIG]10084[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
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#8
Olhando melhor

Só estão declarando com 80cv a 6250 RPM no Brasil

Já nos EUA declaram 90Cv a 8000 RPM está é a diferença

Sabendo que este motor tem 95CV a 8250 RPM, portanto está correto nunca se tem toda potência em toda faixa de giro !
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#9
No site consta Potencia Nominal Util e não potência max. O porquê disso não sei já que o consumidor é leigo no assunto e vai comparar diretamente com outras motos do mercado como se tudo fosse a mesma coisa.

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#10
Informação da revista moto aventure...

“Ambos motores são bicilíndricos, o da BMW F 750 GS gera 77 cv a 6.250 rpm e torque de 8,7 a 6.250 rpm. Já a F 850 GS tem potência de 80 cv a 6.250 rpm e torque 9,0 kgf.m a 6.250 rpm. Uma característica interessante dos modelos está na rotação em que o motor encontra potência e torque máximos, todos fixados em 6.250 rpm. Esse parâmetro foi definido no processo de homologação, para atender à legislação brasileira.”




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