O contrário estaria certo. Se um motor brasileiro (especificação Euro 3) fosse para a Europa. deveria ser "amanssado" para atender norma vigente mais rígida, Euro 4.... Não faz sentido reduzir potência para "piorar" emissões, já que aqui a legislação vigente é mais branda que a européia...
Me parece mais confusão entre potência útil de motor (Alemanha) e potência disponível na roda. Ou até mesmo tradução errada por parte de algum incompetente administrativo que não sabe a diferença de torque e potência....
Como leigo que sou achei bem estranho a moto perder 5 cv e aumentar o peso... Pode ser que seja apenas um erro de interpretação, mas me coloco na posição do vendedor da BMW tentando explicar para o comprador como que o modelo novo é nominalmente 5cv mais fraco que o antigo... kkk
Rromagnani Escreveu:Como leigo que sou achei bem estranho a moto perder 5 cv e aumentar o peso... Pode ser que seja apenas um erro de interpretação, mas me coloco na posição do vendedor da BMW tentando explicar para o comprador como que o modelo novo é nominalmente 5cv mais fraco que o antigo... kkk
O pior é que perdeu 5 cv em relação à F800 e *15cv* em relação ao modelo europeu!!!!
Na F 750 GS, graças a programação de mapa de injeção diferente, o propulsor rende 77 cv e 8,6 mkgf, sempre a 6.250 rpm. Já na irmã maior, a mesma usina de força desenvolve 80 cv e 9 mkgf, também a 6.250 rpm. Na versão europeia, o motor da 850 entrega 95 cv. Ele teve que ser “estrangulado” para o Brasil pois o nosso nível de emissão de ruídos é mais restrito que o europeu.
Apesar disso significar que a F 850 GS está rendendo a mesma potência que a antiga F 800 GS, a mudança no comportamento é sensível. Antes o motor tinha alto nível de vibração e resposta agressiva às acelerações. E um ronco mais instigante causada pela explosão em 180º dos pistões.
Agora, com passo de 270º entre os cilindros, o que garante mais torque em giros menores, ele está mais progressivo nas respostas. Bom para longas viagens. Também vibra muito menos graças aos novos balancins implementados. Um na parte superior e outro na inferior do motor para contrabalancear. Mas também tem um ronco mais comedido. A transmissão de seis marchas é fácil de manusear, mas a primeira marcha é mais curta na F 750 GS.
Gente, só porque uma revista brasileira de carros disse, não significa a verdade absoluta.
Todos que temos a GS 800 sabemos que o motor rotax acelera até 8500 rpm (onde aparece a faixa vermelha).
Assim, sabendo que a curva de potência ainda sobe na medida em que o torque estabiliza ou cai, e que o motor da GS 850 tem, segundo a fábrica, a potência máxima (95hp) em 8250 rpm (e não 6250, que é a rpm do torque máximo, como mostra o teste de outra moto, abaixo),talvez esse possa ter sido o erro da revista...
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We must be willing to get rid of the life we’ve planned, so as to have the life that is waiting for us. —JOSEPH CAMPBELL