17-01-2019, 14:15
Petrel Escreveu:A ok, desculpe então Morelli, havia entendido que sua moto era a 1200 gs modelo a ar.
De qualquer forma, tirando a possibilidade de correia do alternador, as demais dicas são válidas também pra F8.
Todas as motos tem alternador, também chamado de gerador, estator, induzido. O nome varia de acordo com a região do país.
O fato é que, pra condenar um regulador, de forma segura, antes é necessário medir o alternador, verificando a tensão de saída dele, verifique também se as 3 fases do alternador estão equalizadas em tensão e resistência.
Na sua moto, assim como em 9999,9℅ delas, o alternador fica interno no motor, acoplado diretamente no eixo principal do motor, portando sem uso de correia, ( já na GS 1200 a ar, o alternador é externo ao motor e é acionado por correia, igual nos carros), do alternador saem 3 fios de mesma cor, " normalmente amarelo" que são as 3 fases de saída do alternador, com tensão que varia de acordo com a rotação do motor, normalmente chegando até uns 50 v CA. Pra saber o valor padrão da sua moto, precisa ter acesso ao manual de serviço.
Essa tensão "bruta" vai direto pro regulador, também chamado de " retificador, onde é retificada e regulada, passando pra algo em torno de 14 a 14.6 v CC. Estabilizada pra manter todo o circuito da moto e também carregar a bateria durante o período de funcionamento do motor.
Se isso não ocorre, o motor funciona por um período, mas consumindo a carga existente na bateria, até que a bateria perde a capacidade de manter o motor funcionando.
Obs. O nome mais usado nas oficinas de moto pra identificar o " Alternador" é Estator, porém o nome correto "tecnicamente falando" é Alternador, pois gera tensão de corrente alternada, sendo o estator apenas umas das partes que compõe um Alternador. acredito eu que isso se deve ao fato do estator ser a parte que mais apresenta problemas e que por isso ficou mais conhecida. Kkkkkk
Apenas complementando, um alternador é composto basicamente de uma parte fixa chamada de estator (estático, parado...), e um parte girante chamada de rotor (rotante, girante...). Dependendo do design do alternador, o rotor está dentro do estator. O "jargão" utilizado por mecânicos sempre causa confusão. Comparando, um motor elétrico tem na sua carcaça o estator que é externo e o rotor é a parte girante interna e que possui um eixo para acionar alguma coisa.
Infelizmente esses "regionalismos" sempre causam confusão. Um exemplo engraçado é o termo usado por encanadores: no chuveiro há o que eles, e todo mundo, chamam de "registro de pressão". Não é um registro - na verdade uma válvula - e não é de pressão, mas de vazão, pois serve para regular a vazão de água no chuveiro. Não se regula a quantidade de água alterando a pressão....