13-04-2019, 16:39
Possenti Escreveu:Olá Pessoal...Tenho me contido em comentar esses problemas via fóruns, pois sempre terá alguém que entenderá que pode ser de caráter comercial, mas não é.
O problema que as R1200GS tem sofrido na questão CARDÃ, tanto nas K25 (2005 a 2013) como nas K50/51(2013 até agora) tem uma simples solução (seguir estes procedimentos):
1- Inspeção e Revisão periódica a cada 10 mil km do eixo cardã lubrificando as estrias de contato (luvas e espigas);
2- Uso da graxa NBU30PTM para lubrificar a coifa (única que resiste a água. Nenhuma outra proporciona, pois ela foi desenvolvida exclusivamente pela Klubber para este propósito: graxa vedante OUTDOOR);
3- fazer um furo no braço oscilante para drenagem automática da água (caso ela entre).
Com isso, a solução se apresenta.
Não cabe aqui falarmos se a BMW é responsável ou não (para mim bastava inserir no manual de serviço). Mas o DONO é o único que vai arder com $ ou com sua vida.
Então, chega de ladainhas e bora revisar suas máquinas. Se você não quer gastar com isso, venda-a ou compre uma moto a corrente. Simples assim.
Forte abraço a todos
Possenti,
Só não concordo em furar a manga do eixo cardã, ou balança mono-braço se preferirem. Onde sai água, entra água também...
Se as coifas estiverem em ordem e lubrificadas, não haverá problemas.
O brasileiro em geral é um pouco relapso quando se trata de manutenção. Poucos são os que leem o Manual de Proprietário inteirinho de qualquer coisa que compraram, desde aspirador de pó a automóvel. Eu vejo aqui muitas questões que são muito simples, estão lá no Manual que ninguém nunca leu inteiro.
O mesmo com vistoria visual rotineira do veículo, poucos o fazem.
Existe um outro problema que são os "mecânicos de confiança". Verifique se o teu “mecânico de confiança” tem:
- ferramentas especiais BMW para determinadas desmontagens e desmontagens, sem elas usar martelo, talhadeira e marreta não são os mais indicados.
- documentação técnica como por exemplo o RSD – Repair Service Data (Reparo, Serviço e Dados). Sem essa documentação, o teu “mecânico de confiança” pode até desmontar e com sorte não quebrar nada, mas jamais montará do modo tecnicamente correto.
- experiência com motos BMW é bastante desejável.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...