23-04-2019, 09:22
Tive o mesmo problema com a minha F800 GS 2013, onde o ABS começou a desligar esporadicamente enquanto rodando, depois constantemente e ai o controle de tração também desligava do nada (as luzes acendiam no painel). Se desligasse a moto e ligasse de novo, o ABS e o controle de tração voltavam a funcionar mas em alguns quilômetros o defeito voltava, usualmente com o ABS desligando. Levei no meu mecânico que tinha o scanner e não apresentou defeito detectável no módulo ABS. Foi feito o reset mas o defeito voltava. Na revisão de 55.000 km levei a moto para a concessionária Power de Santos/SP e solicitei o reparo. Foi feito novo reset do módulo ABS e me entregaram a moto como arrumada, sem custo além da revisão normal, mas o defeito voltou em dois dias. A moto então foi para a Power BMW de Santo André para novo reset do módulo e mapeamento. Também não adiantou. O orçamento para troca do módulo ABS foi de R$ 19.000,00 !!! (dezenove mil reais, só a peça!). Tenho esse orçamento comigo ainda. A moto valia R$ 26.000,00. Acabei vendendo a moto, anunciada como SEM ABS, para não enganar ninguém e comprei outra F800 2017 nova. Por causa da falta de ABS levei um tombo em baixa velocidade com o travamento da roda dianteira em uma freada com chão úmido e ainda tive R$ 1.200,00 de prejuízo para reparar a lateral, fora o vexame e os ralados.