21-05-2019, 14:41
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-05-2019, 14:45 por Gnegraes.)
Mpolatti Escreveu:Me desculpe, mas não é uma questão de opinião, é um fato fÃ*sico, dê um google e veja por si. Motor girando com mistura pobre esquenta mais porque o vapor do combustÃ*vel não o esfria como acontece com mistura rica. Hoje em dia as motos são programadas para funcionar com mistura pobre em razão de regras antipoluição. Eu sempre alterei as minhas motos com power commander ou bazzaz, os motores passam a rodar uns 10 graus mais frios. Volto a dizer que não faz nenhum sentido dois motores iguais com temperaturas diferentes a não ser por mistura ou, talvez, por falta de óleo...que não deve ser o caso do amigo, caso contrário ele já teria um motor fundido.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Marcos,
Você tem toda razão. Com mistura normal ou rica, há excesso de combustível que necessita ser vaporizado (transformado de fase líquida para fase vapor) para que haja a queima. O excedente de combustível que não queima permanece na fase líquida.
Mas as relações A/F não podem ser tão desequilibradas assim somente pelo fato de legislação ambiental, os efeitos no motor são negativos. Existem outros truques para controle de emissões.
Além disso uma mistura pobre leva a alguns outros problemas como rotações às vezes descontínuas, dificuldade para dar a partida, etc., sintomas que o Barra não relatou aqui.
O que me intriga é que na Alemanha, pelo menos neste site dedicado a motores BMW do qual faço parte, não conhecem relatos deste fenômeno de sobreaquecimento do escapamento, que aqui foi informado como sendo do catalisador (que está lá embaixo do motor e que não deveria incomodar o piloto e carona). E aqui no Brasil há alguns casos de reclamação.
Seria muito interessante se o Barra pudesse verificar o sistema de injeção da moto dele.
E também verificar a sonda Lambda, o problema poderia estar nela.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...