21-05-2019, 14:53
Gnegraes Escreveu:Marcos,
Você tem toda razão. Com mistura normal ou rica, há excesso de combustível que necessita ser vaporizado (transformado de fase líquida para fase vapor) para que haja a queima. O excedente de combustível que não queima permanece na fase líquida.
Mas as relações A/F não podem ser tão desequilibradas assim somente pelo fato de legislação ambiental, os efeitos no motor são negativos. Existem outros truques para controle de emissões.
Além disso uma mistura pobre leva a alguns outros problemas como rotações às vezes descontínuas, dificuldade para dar a partida, etc., sintomas que o Barra não relatou aqui.
O que me intriga é que na Alemanha, pelo menos neste site dedicado a motores BMW do qual faço parte, não conhecem relatos deste fenômeno de sobreaquecimento do escapamento, que aqui foi informado como sendo do catalisador (que está lá embaixo do motor e que não deveria incomodar o piloto e carona). E aqui no Brasil há alguns casos de reclamação.
Seria muito interessante se o Barra pudesse verificar o sistema de injeção da moto dele.
E também verificar a sonda Lambda, o problema poderia estar nela.
Na Alemanha eles usam gasolina nas motos [emoji1787] aqui se tiver sorte encontra 70% de gasolina... isso parece agravar ainda mais o problema. Mas não estou querendo resolver o problema da moto do colega, só elocubrações mesmo... de qualquer forma, sonda lambda com problemas pode levar o motor a ajustar-se numa mistura errada.
Eu sei que usar gasolina com solvente gera uma borra sobre a sonda lambda e dá erro na medição, levando a peça a empobrecer a mistura e esquentar o motor
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