16-09-2020, 14:11
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-09-2020, 14:36 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:Se a viscosidade fosse igual à 100° , não haveria a prática de usar óleo mais "grosso" em motor velho....
Nem sei se há essa prática hoje em dia, mas até há algum tempo, opalao bebendo óleo, levava óleo 40 ou 50 para diminuir o consumo do mesmo...
Sou leigo não entendo de óleo, só vi muitas coisas nesta vida...
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Reiner e Rods,
Postei aqui esse resumo sobre viscosidade de óleos há um tempo atrás.
Vale a pena dar uma olhada nele.
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfNe-A4J...g?e=lkEu7V
O primeiro dígito do código SAE do óleo indica o uso em faixa de temperatura ambiente baixa. Aqui os óleos tem uma formulação tal que mantém sua viscosidade inalterada a baixas temperaturas, permitindo que flua nos canais do motor durante a partida no inverno. Por exemplo nossos amigos do RS necessitam de óleo 5W40 ou 5W50. Aqui no Brasil não há motivo nem sentido, mas existe óleo 0W40.
O segundo dígito refere-se a temperaturas ambientes elevadas, no qual o óleo mantém sua viscosidade relativamente inalterada em ambientes tropicais por exemplo. Para nossos conterrâneos do Piauí, um óleo 15W50 ou 15W60 seria o mais indicado.
Os gráficos com diferentes óleos deixa claro que de acordo com a temperatura mínima e máxima onde você vai rodar, determina qual óleo deve usar.
Se você verificar no manual da tua moto, a BMW indica vários códigos SAE multiviscosos dependendo da temperatura do ar.
Depois que o motor partiu e chegou na temperatura de trabalho, a temperatura do ar é muito abaixo das verificadas internamente.
O importante é ter área de troca no bloco do motor + área de radiador suficiente para resfriá-lo, isso nos motores 1200 AC, onde a rejeição de calor do motor 30% é no radiador de óleo e 70% através de todo o bloco e aletas de cilindros.
Nos motores atuais 1200/1250 LC, 20% é pelos radiadores de água dos cabeçotes e 80% pelo bloco e aletas nos cilindros.
As tabelas apresentadas no texto são da SAE - Society of American Engineers. Qualquer outra coisa a respeito da classificação introduzida por eles em 1910 (acho que é esse o ano) é mero achismo e falta de pesquisa na fonte correta.
Muita gente metida a especialista em automobilismo tanto na mídia como no Youtube vive falando bobagens enormes. Um deles é o idiota do Boris Feldman.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...