16-09-2020, 17:04
rodpcastro Escreveu:"Basicamente, óleos multiviscosos apresentam uma menor viscosidade na temperatura de partida e uma maior viscosidade na temperatura de serviço (100°C). A depender das especificações de projeto relacionadas as tolerâncias do conjunto mecânico e do clima da região em que o veículo irá transitar formam os principais parâmetros para a definição do(s) lubrificante(s) adequado(s) para o uso.
Assim, um óleo multiviscoso SAE 20W-40 se comportará como um óleo 20 em temperatura ambiente, reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio, e na temperatura de serviço se comportará como um óleo SAE 40."
(Wikipedia)
"ÍNDICE DE VISCOSIDADE
É indicado pelo número que vai depois da palavra SAE. Quanto maior esse valor, mais viscoso (espesso) é o lubrificante. Quando há dois números, o que vai antes da letra W revela a viscosidade em baixas temperaturas e o que vai depois, em temperatura de serviço"
Fonte: Quatro Rodas
Portanto, o segundo número indica a viscosidade em temperatura de operação. Um óleo 0W-30 é diferente de um 20W-50 nas duas condições - partida em temperatura ambiente E temperatura de operação.
O vídeo que mencionei do Canal High Torque mostra isso em um teste empírico em um motor VW. Troca o óleo de uma especificação para outra e mostra com aparelho de medição a diferença na pressão do óleo com o motor em temperatura normal de operação.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Rods,
Se você confia mais em informações da web e Revista Quatro Rodas do que nas informações oficiais contidas nas tabelas da SAE, boa sorte.....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...