29-09-2020, 17:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-09-2020, 18:01 por Iceman.)
Reiner Escreveu:Guilherme,
Não tenho problemas na moto, só não concordo com a afirmativa
Do texto. ..portanto gostaria de ouvir alguém técnico, se houver algum no fórum.
Um cabo descascado em contato com o chassi da moto, vai provocar um curto, com a conseguente queima do fusível ou abertura do circuito eletrônico. ....
Valeu amigo....
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Rainer, se o cabo estiver de fato descascado e o condutor entrar em contato direto com o chasis, sim, teremos um curto-circuito e irá acionar algum dispositivo de segurança.
O que pode ocorrer são trincas no isolamento, que não chega a encostar o condutor no chassis, mas penetra poeira nessa trinca e com umidade chega a haver fuga de corrente.
Essa fuga é tão baixa que não ativa os dispositivos de proteção, pois é só fuga e não um curto, mas com o tempo certamente poderá descarregar a bateria aos poucos.
O mesmo se aplica a cabos com baixa isolação. Não chega a dar curto, mas permite a fuga de micro correntes.
Existe um aparelho chamado Megômetro, que mede a isolação dos condutores exatamente para detectar baixa isolação, coisa que multímetros comuns não detectam.
O problema que eu vejo com essa teoria do pezinho é que, até onde eu sei, o chassis da moto também é ligado no polo negativo (ou aterrado).
Então, a fuga de corrente ocorreria de qualquer forma, sem precisar do pezinho. Mais ainda, isolar o pezinho não resolveria.
Agora, se eu estiver enganado e o chassis não for ligado ao negativo, ai sim faz sentido.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
