30-09-2020, 22:33
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-09-2020, 22:47 por Gnegraes.)
Já que começamos a brincadeira, vamos terminar a sequência de todas as marchas engatadas e o "trajeto" de acoplamentos para transmitir o torque do motor na rotação desejada, desde o eixo piloto do motor até a saída para o eixo cardã que leva o acionamento à caixa de redução de engrenagens cônicas na roda traseira.
Lembrete importante:
- maior relação de redução no par de engrenagens, maior o torque e menor a rotação final de saída da caixa de câmbio, 1a marcha por exemplo.
- menor relação de redução no par de engrenagens, menor o torque e maior a rotação de saída, 6a. marcha por exemplo.
A 1a marcha se acopla deslocando o sincronizador K para a direita e acoplando em L:
[ATTACH=CONFIG]10663[/ATTACH]
A 2a marcha se acopla deslocando o sincronizador G para a esquerda e acoplando em F:
[ATTACH=CONFIG]10664[/ATTACH]
A 3a marcha se acopla deslocando o sincronizador K para a esquerda e acoplando em J:
[ATTACH=CONFIG]10665[/ATTACH]
A 4a marcha se acopla deslocando o sincronizador G para a direita e acoplando em H:
[ATTACH=CONFIG]10666[/ATTACH]
A 5a marcha se acopla deslocando o sincronizador C para a direita e acoplando em D:
[ATTACH=CONFIG]10667[/ATTACH]
A 6a marcha se acopla deslocando o sincronizador G para a esquerda e acoplando em B:
[ATTACH=CONFIG]10668[/ATTACH]
Fonte: site alemão Powerboxer.de dedicado a motos BMW, que surgiu para os modelos com motores boxer e depois se estendeu aos outros motores da BMW.
Lembrete importante:
- maior relação de redução no par de engrenagens, maior o torque e menor a rotação final de saída da caixa de câmbio, 1a marcha por exemplo.
- menor relação de redução no par de engrenagens, menor o torque e maior a rotação de saída, 6a. marcha por exemplo.
A 1a marcha se acopla deslocando o sincronizador K para a direita e acoplando em L:
[ATTACH=CONFIG]10663[/ATTACH]
A 2a marcha se acopla deslocando o sincronizador G para a esquerda e acoplando em F:
[ATTACH=CONFIG]10664[/ATTACH]
A 3a marcha se acopla deslocando o sincronizador K para a esquerda e acoplando em J:
[ATTACH=CONFIG]10665[/ATTACH]
A 4a marcha se acopla deslocando o sincronizador G para a direita e acoplando em H:
[ATTACH=CONFIG]10666[/ATTACH]
A 5a marcha se acopla deslocando o sincronizador C para a direita e acoplando em D:
[ATTACH=CONFIG]10667[/ATTACH]
A 6a marcha se acopla deslocando o sincronizador G para a esquerda e acoplando em B:
[ATTACH=CONFIG]10668[/ATTACH]
Fonte: site alemão Powerboxer.de dedicado a motos BMW, que surgiu para os modelos com motores boxer e depois se estendeu aos outros motores da BMW.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...